Piratas do Espaço

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 17:59, 8 Outubro 2010 (editar)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(História)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 18:00, 8 Outubro 2010 (editar) (undo)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(História)
Ver a alteração posterior →
Linha 7: Linha 7:
== História == == História ==
-[[Imagem:Pirata_(2)320.jpg|frame|right|A Equipe]]Quando a nave de pesquisas, Gelmos, do distante planeta Gailar, executava uma grande expedição pelo espaço, teve problemas técnicos e foi forçada a fazer um pouso de emergência. A tripulação começou a encontrar dificuldades para regressar a Gailar e acabou tendo que hibernar enquanto esperava pelo resgate.+[[Imagem:Pirata_(1)200.jpg|frame|right|A Equipe]]Quando a nave de pesquisas, Gelmos, do distante planeta Gailar, executava uma grande expedição pelo espaço, teve problemas técnicos e foi forçada a fazer um pouso de emergência. A tripulação começou a encontrar dificuldades para regressar a Gailar e acabou tendo que hibernar enquanto esperava pelo resgate.
Com os equipamentos da nave danificados, por testes nucleares realizados pelos humanos e sem poderem retornar ao planeta natal, o Imperador Geldon, levantou uma base alienígena no Pólo-Norte, visando conquistar o planeta Terra. Para isso ele contou com a ajuda de um brilhante cientista do império Gailar, o Chefe Gólin, além do General Dagar, que por temer o imperador se submetia às suas ordens, mas sonhava com o dia em que derrotaria Geldon e se tornaria o novo imperador. Também aliado as forças de Geldon estava o cruel Marechal Dógus, que possuía partes mecânicas no seu corpo, como a metade de seu rosto e um braço.Para continuar seus planos o perverso Imperador Geldon, matou o comandante da nave e prendeu o Professor Yan, um brilhante cientista gailariano construtor de aeronaves, obrigando-o a criar uma super-nave de guerra para invadir o Japão. O Professor Yan desenvolveu então o Pirata do Espaço, cujo motor não podia ser copiado pois somente Yan conhecia o projeto. O Pirata do Espaço além de voar, até mesmo fora da atmosfera terrestre, e de poder permanecer submerso durante algum tempo, sem sofrer danos, possuía partes dinâmicas, o que o permitia se transformar em um robô, com suas asas sendo recolhidas e em seu lugar, colocados braços. A nave possuía ainda uma variedade enorme de armamentos como mísseis e raios, além do Torpedo-Voador. Transportava três pequenas naves de combate, o Tubarão Pirata, o Tanque Pirata e o Jato Pirata. Com os equipamentos da nave danificados, por testes nucleares realizados pelos humanos e sem poderem retornar ao planeta natal, o Imperador Geldon, levantou uma base alienígena no Pólo-Norte, visando conquistar o planeta Terra. Para isso ele contou com a ajuda de um brilhante cientista do império Gailar, o Chefe Gólin, além do General Dagar, que por temer o imperador se submetia às suas ordens, mas sonhava com o dia em que derrotaria Geldon e se tornaria o novo imperador. Também aliado as forças de Geldon estava o cruel Marechal Dógus, que possuía partes mecânicas no seu corpo, como a metade de seu rosto e um braço.Para continuar seus planos o perverso Imperador Geldon, matou o comandante da nave e prendeu o Professor Yan, um brilhante cientista gailariano construtor de aeronaves, obrigando-o a criar uma super-nave de guerra para invadir o Japão. O Professor Yan desenvolveu então o Pirata do Espaço, cujo motor não podia ser copiado pois somente Yan conhecia o projeto. O Pirata do Espaço além de voar, até mesmo fora da atmosfera terrestre, e de poder permanecer submerso durante algum tempo, sem sofrer danos, possuía partes dinâmicas, o que o permitia se transformar em um robô, com suas asas sendo recolhidas e em seu lugar, colocados braços. A nave possuía ainda uma variedade enorme de armamentos como mísseis e raios, além do Torpedo-Voador. Transportava três pequenas naves de combate, o Tubarão Pirata, o Tanque Pirata e o Jato Pirata.
Quando construiu o Pirata do Espaço, Yan na verdade planejava fugir com sua filha Rita na própria nave, mas os soldados do império Gailar o atacaram e Rita fugiu sozinha para o Japão a pedido do pai, que foi atingido por um tiro. Rita, acabou caindo com o Pirata do Espaço, numa ilha que abrigava a base área Akane. O rígido e disciplinador professor Tobishima, chefe da base, e Joe Kaiasaka, um piloto de sua equipe, foram investigar a nave caída, onde encontram Rita sangrando. Rita passou a fazer parte da equipe que iria ajudá-la na batalha contra os ataques do Império Gailar. Uma base secreta foi construída, onde abrigava o Pirata do Espaço num hangar subterrâneo do aeroporto da ilha Akane. A nave passou a ser pilotada por Joe ao lado de Rita, o que fez nascer uma paixão entre os dois. A convivência entre os dois pilotos ajudou também a mudar a arrogância de Joe. Assim, Rita também viveu um grande dilema, tendo que lutar contra o seu povo e matar pessoas que faziam parte de seu convívio familiar em Gailar. Quando construiu o Pirata do Espaço, Yan na verdade planejava fugir com sua filha Rita na própria nave, mas os soldados do império Gailar o atacaram e Rita fugiu sozinha para o Japão a pedido do pai, que foi atingido por um tiro. Rita, acabou caindo com o Pirata do Espaço, numa ilha que abrigava a base área Akane. O rígido e disciplinador professor Tobishima, chefe da base, e Joe Kaiasaka, um piloto de sua equipe, foram investigar a nave caída, onde encontram Rita sangrando. Rita passou a fazer parte da equipe que iria ajudá-la na batalha contra os ataques do Império Gailar. Uma base secreta foi construída, onde abrigava o Pirata do Espaço num hangar subterrâneo do aeroporto da ilha Akane. A nave passou a ser pilotada por Joe ao lado de Rita, o que fez nascer uma paixão entre os dois. A convivência entre os dois pilotos ajudou também a mudar a arrogância de Joe. Assim, Rita também viveu um grande dilema, tendo que lutar contra o seu povo e matar pessoas que faziam parte de seu convívio familiar em Gailar.

Revisão de 18:00, 8 Outubro 2010

Pirata do Espaço
Pirata do Espaço
O Pirata do Espaço foi um anime produzido em 1976 pela Dynamic Animation e pelo estúdio Knack Animation, dentro do estilo mecha. Criado por Go Nagai e Gosaku Sakurada, com roteiros dos próprios criadores, o desenhos de Norio Suzuki tinham a brilhante animação de Shuizuko Katsumi.

O desenho foi apresentado originalmente no Japão, pela TV Tokyo, entre 1 de julho de 1976 a 31 de março de 1977, num total de 36 episódios, de aproximadamente 24 minutos cada. Espaço foi criado praticamente paralelamente a outros projetos de Go Nagai sobre o mesmo assunto, desta forma um mangá ilustrado por Panchosu Ishiwata e Gosaku Ota foi editado pela Asahi Snorama entre 30 de julho de 1976 a 20 de setembro de 1976, num total de dois volumes. Embora Groizer X não se tornasse um grande sucesso no Japão, o impacto do personagem em outros países até que foi bastante considerável. Um dos pontos que certamente contribuíram para o fracasso da série foi o fato de que o robô protagonista pouco aparecia nos episódios, particpando apenas de 12 dos 36 produzidos.


Conteúdo

História

A Equipe
A Equipe
Quando a nave de pesquisas, Gelmos, do distante planeta Gailar, executava uma grande expedição pelo espaço, teve problemas técnicos e foi forçada a fazer um pouso de emergência. A tripulação começou a encontrar dificuldades para regressar a Gailar e acabou tendo que hibernar enquanto esperava pelo resgate.

Com os equipamentos da nave danificados, por testes nucleares realizados pelos humanos e sem poderem retornar ao planeta natal, o Imperador Geldon, levantou uma base alienígena no Pólo-Norte, visando conquistar o planeta Terra. Para isso ele contou com a ajuda de um brilhante cientista do império Gailar, o Chefe Gólin, além do General Dagar, que por temer o imperador se submetia às suas ordens, mas sonhava com o dia em que derrotaria Geldon e se tornaria o novo imperador. Também aliado as forças de Geldon estava o cruel Marechal Dógus, que possuía partes mecânicas no seu corpo, como a metade de seu rosto e um braço.Para continuar seus planos o perverso Imperador Geldon, matou o comandante da nave e prendeu o Professor Yan, um brilhante cientista gailariano construtor de aeronaves, obrigando-o a criar uma super-nave de guerra para invadir o Japão. O Professor Yan desenvolveu então o Pirata do Espaço, cujo motor não podia ser copiado pois somente Yan conhecia o projeto. O Pirata do Espaço além de voar, até mesmo fora da atmosfera terrestre, e de poder permanecer submerso durante algum tempo, sem sofrer danos, possuía partes dinâmicas, o que o permitia se transformar em um robô, com suas asas sendo recolhidas e em seu lugar, colocados braços. A nave possuía ainda uma variedade enorme de armamentos como mísseis e raios, além do Torpedo-Voador. Transportava três pequenas naves de combate, o Tubarão Pirata, o Tanque Pirata e o Jato Pirata. Quando construiu o Pirata do Espaço, Yan na verdade planejava fugir com sua filha Rita na própria nave, mas os soldados do império Gailar o atacaram e Rita fugiu sozinha para o Japão a pedido do pai, que foi atingido por um tiro. Rita, acabou caindo com o Pirata do Espaço, numa ilha que abrigava a base área Akane. O rígido e disciplinador professor Tobishima, chefe da base, e Joe Kaiasaka, um piloto de sua equipe, foram investigar a nave caída, onde encontram Rita sangrando. Rita passou a fazer parte da equipe que iria ajudá-la na batalha contra os ataques do Império Gailar. Uma base secreta foi construída, onde abrigava o Pirata do Espaço num hangar subterrâneo do aeroporto da ilha Akane. A nave passou a ser pilotada por Joe ao lado de Rita, o que fez nascer uma paixão entre os dois. A convivência entre os dois pilotos ajudou também a mudar a arrogância de Joe. Assim, Rita também viveu um grande dilema, tendo que lutar contra o seu povo e matar pessoas que faziam parte de seu convívio familiar em Gailar. Quando o Professor Tobishima dizia: "Joe, Rita! Preparar o Pirata do Espaço!", a criançada se preparava para mais uma batalha contra os robôs-bombas inimigos. A nave taxiava saindo de seu hangar subterrâneo, enquanto a trilha sonora fazia sua parte ao ficar gravada em nossa memória afetiva. A equipe contava ainda com o velho piloto Bacu, que tinha uma certa estimação pelo seu avião Dragão Vermelho; o jovem Sabu e com os mecânicos da equipe Akane, Ipen e Jem, que também trabalhava como pescador e algumas vezes atuava como cozinheiro. O seu grande sonho porém, era tornar-se um piloto, só que ninguém o levava muito a sério.

Drama

Embora o foco principal pudesse ser o robô gigante e suas batalhas, Pirata do Espaço tinha uma linha dramática muito forte, já que sucessivos infortúnios e dilemas pessoais aconteciam com os personagens, além de eventuais sacrifícios. Essa linha é mantida até o final da série, culminando com o casal principal da história não podendo ficar junto, embora se amassem de verdade.
Imagem judô
Imagem judô


A Nave

Imagem judô
Imagem judô
O pirata do Espaço era uma fortaleza voadora. Possuía armas poderosas tais como:

Bolas de fogo (atiradas das antenas); Metralhadora Pirata; Míssil Pirata; Míssil Final - única das armas do Pirata que podia ser direcionada para trás. Aliás isso era um dos pontos fracos da nave; Sônico (saía do "nariz"); Arco-íris Relâmpago; Torpedo Voador - arma mais poderosa. Um Torpedo Gigante, geralmente usado para finalizar um combate, sendo o golpe de misericórdia; [editar]Auxiliares Além disso carregava 3 pequenas naves de apoio: Jato Pirata - Um jato de combate; Tanque Pirata - Um poderoso tanque-escavadeira; Tubarão Pirata - Pequeno submarino; [editar]Robô Gigante O pirata do espaço também podia se transformar em um robô gigante e lutar.

Personagens

Kaizaka (em japonês: 海坂譲) - Piloto de acrobacias, tornou-se ao lado de Rita, piloto do Pirata do Espaço. Órfão em tenra idade, é filho adotivo do Prof. Tobishima;

Rita (em japonês: リタ ) - Gailariana, filha do cientista renegado prof. Yan, que desenvolvera o Pirata, aparelho que pilota ao lado de Jo. Enfrenta com frequência o dilema de combater o próprio povo;

Professor Hideki Tobishima (em japonês: 飛島秀樹 Tobishima Hideki) - Piloto militar reformado, veterano da Segunda Guerra Mundial, chefe do aeroporto --e futura base área-- Akane. Bom estrategista, comandava as missões em terra. Também era respeitado e estimado na vila de Akane, a quem todos recorriam em busca de conselhos. Na ausência do Prof. Yan, tornou-se uma segunda figura paterna para Rita;

Baku (em japonês: バクさん Baku-san) - Também um veterano piloto da II Guerra, serviu na mesma esquadrilha de Tobishima. Trabalhava como um dos pilotos comerciais da equipe e, após a chegada do Pirata, também como piloto de reconhecimento. Suas brigas com o jovem Sabu estavam entre as principais fontes de humor da série;

Sabu (em japonês: サブ) - Um garoto que faz parte da equipe da base, trabalhando como auxiliar de escritório e aprendiz de mecânico. Gostava de pregar peças, sobretudo em Baku; embora estas fossem toleradas na maioria das vezes, uma vez dançou pelado em frente a um grupo de garotas visitantes e isso quase lhe custou o emprego;

Ippei - O mecânico da base. Às vezes perdia a paciência quando os combates "desconsertavam" seus consertos nas aeronaves;

Gen (em japonês: ゲン} - Exímio pescador e mergulhador, poderia viver tranquilamente do mar, mas seus sonhos estão acima do horizonte: desejando ardentemente ser piloto, vai com frequência à base Akane pedir a Jo e ao Professor que o ensinem a voar. Também estava presente quando o Pirata foi descoberto, sendo um dos poucos "de fora" que conhecem o segredo de sua localização. Mesmo não podendo travar um combate aéreo (outro sonho que passou a nutrir com a chegada do Pirata), ajuda sempre a equipe da base a localizar ameaças subaquáticas (Nota: a pronúncia correta do nome de Gen é "Guen", mas ele é chamado "Jen" na dublagem brasileira);

Masato (em japonês: 正人 Masato) - Um garoto que fica órfão após um ataque de Gailar e sofre de doença terminal devido à radiação das bombas.

Professor Yan - Engenheiro e pai de Rita - que ela julgava estar morto - descobre estar vivo (episódio 29). Finalmente pai e filha se reúnem no final da série.

Chefe Yoshida (em japonês: 吉田長官)- Comandante militar do Japão. Diante da impotência de suas forças contra Gailar, sempre solicita apoio do Pirata do Espaço.

Imperador Geldon (em japonês: ゲルドン 帝王 Gerudon Teioh) - Chefe militar da missão de pesquisa, se proclama imperador do novo império Gailar e ordena a invasão da Terra.

Chefe Gólen (em japonês: ゴーレン 長官 Gooren Choukan) - Cientista do império Gailar, desenvolve os robôs-bomba.

General/Marechal Dagar (em japonês: ダガー 元帥) - Primeiro comandante militar de Geldon. Sonha em derrubá-lo, e rivaliza com Gólen.

Marechal Dógus (em japonês: ドゴス 元帥) - Ciborgue, torna-se comandante militar após a morte de Dagar. É apoiado por Gólen, que desenvolveu as partes mecânicas de seu corpo.

No Brasil

O anime foi exibido entre 1983 e 1985 pela extinta TV Manchete no programa Clube da Criança, ainda apresentado por Xuxa, sendo reprisado em 1994-95 pela CNT no programa "Tudo por Brinquedo".

Dubladores

A dublagem foi feita pela empresa Herbert Richers, que utilizou o seguinte elenco:

Joe Kaiasaka: Cleonir dos Santos

Prof. Tobishima: Ionei Silva

Baku: Dario Lourenço

Gen: Paulo Pinheiro

Imperador Geldon: Sílvio Navas

General Dagar: André Luiz "Chapéu"

Marechal Dogus: Orlando Drummond (mais freqüente), João Jaci (em alguns episódios)

Chefe Yoshida: Isaac Bardavid


Predefinição:Links Externos

Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais