Claudio Seto
De Nikkeypedia
Claudio Seto (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um polímata brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais renomados desenhistas de quadrinhos no Brasil), poesia, fotografia, animação cultural e bonsaísmo.
Nasceu em Guaiçara, interior de São Paulo, em 1944. Introduziu o estilo mangá nos quadrinhos brasileiros em 1963, quando passou a a trabalhar na Editora Edrel, com as publicações "O Samurai" e "Ninja - o Samurai Mágico", que tinham seu texto e desenhos.<ref>Predefinição:Citar web</ref> Em 1975, depois do fim da Edrel devido a censura ditatorial, Seto retornou a sua cidade natal, onde foi eleito vereador por duas gestões. Seu último livro foi "Lendas trazidas pelos imigrantes do Japão", publicado pela Devir.
Conteúdo |
[editar] Origem do nome
O nome Claudio Seto foi adotado por Chuji a fim de receber um diploma no curso primário. Na época, na escola rural de Jundiaí, no bairro do Engordadouro, não entregavam diploma para pagãos (Chuji era budista). Chuji, e mais meia dúzia de nisseis que estudavam lá, foram devidamente catequizados como faziam com índios na época colonial. Cláudio era o nome de seu irmão gêmeo que na época estava morando no Japão. O mestre descreveu-se, numa entrevista, como um "falso Cláudio Seto". (A atriz Suzana Vieira tem a história semelhante a deles.)
[editar] Carreira
O nome Claudio Seto também foi pseudônimo comum dos irmãos Cláudio e Chuji Seto, quando faziam quadrinhos para a Editora Edrel. Chuji passou a infância no Japão, onde visitava o estúdio de Osamu Tezuka e Cláudio foi discípulo de Sanpei Shirato. Na época da Edrel, eles fundaram em Curitiba o estúdio Seto Produções Artísticas e criaram personagens inspirados no que se produzia no Japão daquela época. Em 1978, Seto passou a fazer parte da Editora Grafipar de Curitiba, onde trouxe de volta sua personagem Maria Erótica que era publicada pela Edrel<ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref><ref>Predefinição:Citar web</ref>, republicou suas histórias de Samurai e voltou a desenhar mangás com seu Super-Pinóquio (claramente inspirado em Astro Boy de Osamu Tezuka)<ref>Predefinição:Citar web</ref>, criou também a personagem Katy Apache, inspirada na personagem de Raquel Welch no faroeste Hannie Caulder de 1971, onde vestia apenas um poncho.<ref>Predefinição:Citar web</ref>. Foi conselheiro da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), na época de sua fundação em 1984, e depois foi presidente da unidade Paraná da mesma.<ref>http://www.abrademi.com/claudioseto.html</ref> Claudio Seto faleceu em 15 de novembro de 2008 vítima de AVC.<ref>Morre Claudio Seto</ref> <ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre Claudio Seto</ref><ref>Morre o Quadrinista Claudio Seto</ref> Predefinição:Ref-section
[editar] Ver Também
[editar] Predefinição:Links
- Predefinição:Pt Mangás Brasileiros
- Predefinição:Pt Entrevista ao blog Baú da Grafipar
- Predefinição:Pt Entrevista a José Carlos Neves
- Predefinição:Pt Entrevista ao site Educacional
- Predefinição:Pt Maria Erótica, a máquina do prazer
- Predefinição:Pt Claudio Seto no Guia dos Quadrinhos
- Predefinição:Pt Os Primeiros Mangás Brasileiros
- Predefinição:Pt Claudio Seto no 4º Festival de Quadrinhos
- Predefinição:Pt Katy Apache
- Predefinição:Pt Coluna no Jornal Nippo Brasil
- Predefinição:Pt Flores Manchadas de Sangue homenageia Claudio Seto
- Predefinição:Pt Folha de São Paulo - Quadrinista Claudio Seto inovou no modo de narrar HQ
- Predefinição:Pt A Flor Maldita no site da Folha de São Paulo
Predefinição:Esboço-artista-bd Predefinição:Esboço-mangá Predefinição:Portal3