Festival Tanabata de Ribeirao Preto

De Nikkeypedia

Revisão de 18:10, 27 Setembro 2011; Lineu (Discussão | contribs)

FESTIVAL TANABATA DE RIBEIRÃO PRETO

Tradicional evento na cidade de Ribeirão Preto (SP), que mostra toda a beleza da Cultura Japonesa, recebendo um público de 60 mil pessoas durante três dias, no Morro do São Bento.


TANABATA - A LENDA

O Tanabata é uma festa tradicional da cultura japonesa baseada em uma lenda chinesa existente há 4.000 anos adaptada pelos japoneses há mais de 1.300 anos.

O Tanabata Matsuri ou Festa das Estrelas e sua lenda têm origens em um festival chinês chamado kikkoden, que chegou ao país no período Heian (794-1185). Comemoração realizada apenas pelos nobres, que se popularizou no período Edo (1603-1867) quando Date Masamune, rei do norte do Japão no início do século XVII promoveu em Sendai, uma festa em homenagem às mulheres e crianças onde elas recebiam o deus da água na sua oficina de tear e passavam a noite tecendo. No dia seguinte, elas presenteavam o deus da água com o tecido já pronto. Estas mulheres eram denominadas tanabatatsume. Tanabata seria abreviatura de tanabatatsume, cuja tradução é tecelã. (fonte site: Aliança Cultural Brasil Japão 26/04/2005 - Japão de A a Z).


FESTIVAL TANABATA DE RIBEIRÃO PRETO - A FESTA

Devido a grande concentração de imigrantes japoneses e descendentes em Ribeirão Preto e região e pela absorção e fascínio que a cultura japonesa possuía e poderia proporcionar a cidade, a festa foi introduzida no calendário oficial de eventos da cidade desde 1994.

O Festival Tanabata tem como objetivo estreitar as relações entre a colônia japonesa e a comunidade em geral, ao mesmo tempo em que desperta e reforça o interesse da sociedade na formação e transferência do conhecimento desta cultura milenar.

Através das suas várias manifestações artísticas: danças folclóricas, música e seus delicados instrumentos (shamizen, shakura, etc.), artes marciais, tambores japoneses (taiko), canto (karaokê), artes plásticas (pintura, origami, kirigami, etc.), arranjos florais (Ikebana), cultivo de árvores em miniaturas (Bonsai) há o fortalecimento da cultura de um povo aos seus descendentes estimulando a formação de uma sociedade Nipo-Brasileira fortemente alicerçada na Educação e na Cultura.

Na cultura japonesa temos vários conceitos ao nosso alcance para orientar o estilo de vida ocidental com os ensinamentos de um povo discreto e disciplinado. O Tanabata, festa tradicional no Japão, reflete este reconhecimento. A cada ano que passa atrai mais pessoas interessadas em conhecer e, sobretudo vivenciar essa sabedoria.

É esta mistura de aprendizados que se faz cada ano melhor a experiência de proporcionar três dias de tradição e de reflexão ao público que prestigia o Festival Tanabata e um futuro aprimoramento e construção de novos saberes. (fonte site: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto).

FESTIVAL TANABATA DE RIBEIRÃO PRETO - REALIZAÇÃO

O Festival Tanabata é realizado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura, com a participação da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto, Associação Nipo-Brasileira de Ribeirão Preto e Templo Budista Tohoku Nambei Honganji. Em 2011, o evento foi realizado nos dias 8, 9 e 10 de Julho e com muito sucesso, recebeu um grande público (cerca de 60 mil pessoas), interessado em conhecer melhor tudo o que se refere ao Japão.

FESTIVAL TANABATA DE RIBEIRÃO PRETO - BON ODORI e MATSURI DANCE

O momento mais esperado do Festival Tanabata de Ribeirão Preto acontece as 23:00 da sexta-feira, sábado e domingo. A partir das 23:00 o público é convidado a participar do Bon odori e do Matsuri Dance em volta do Yagurá.

O Grupo de Bon odori e Matsuri Dance "Sakura Dance" inicia com as mais tradicionais músicas de Bon Odori (Tanko Bushi, Tokyo Ondo, Hanabi Ondo) e finalizando com o agitadíssimo Matsuri Dance com músicas como: Yume Miru Shoujo Ja, Bye Bye, Giza Giza Hatto No Komori Uta, etc.

A participação popular é muito grande e todos se divertem num clima de muita alegria.

[Site do Festival Tanabata de Ribeirão Preto]

[Site da Cidade de Ribeirão Preto]

Ferramentas pessoais