Festival de Bon Odori da ACJRP

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 16:23, 27 Setembro 2011 (editar)
Lineu (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (12:18, 29 Setembro 2011) (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

 
(9 intermediate revisions not shown.)
Linha 1: Linha 1:
-Festival Bon Odori ou OBON (em japonês: O-BON: お盆 ou simplesmente BON: 盆) é um festival que ocorre anualmente durante o verão no Japão (entre julho e agosto), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.+'''Festival [[Bon Odori]]''' ou '''[[OBON]]''' (em japonês: O-BON: '''お盆''' ou simplesmente BON: '''''') é um festival que ocorre anualmente durante o verão no [[Japão]] (entre julho e agosto), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.
-Cada província no Japão escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período.+ 
 +Cada província no [[Japão]] escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período.
 + 
 +O '''Festival [[Bon Odori]]''' é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o '''Obon''' celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo ([[Bon Odori]]) e levando-se lanternas acesas, saudosamente lembrando a sabedoria dos antepassados.
-O Festival Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo (Bon Odori) e levando-se lanternas acesas, saudosamente lembrando a sabedoria dos antepassados. 
Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral. Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral.
-A típica dança “Bon Odori”, que não pode faltar em festas japonesas, e a mais agitada dança chamada de “Matsuri Dance” são destaques no último sábado de Agosto na cidade de Ribeirão Preto, onde acontece o "Festival de Bon Odori da ACJRP".+A típica dança “'''Bon Odori'''”, que não pode faltar em festas japonesas, e a mais agitada dança chamada de “[[Matsuri Dance]]” são destaques no último sábado de Agosto na cidade de Ribeirão Preto, onde acontece o "'''Festival de Bon Odori da ACJRP'''".
-Várias coreografias, do ritmo tradicional mais lento ao mais agitado da vertente Matsuri Dance, são dançadas por grupos de Ribeirão Preto e da região (Jaboticabal, Guatapará, Guaíra, etc). +Várias coreografias, do ritmo tradicional mais lento ao mais agitado da vertente [[Matsuri Dance]], são dançadas por grupos de Ribeirão Preto e da região (Jaboticabal, Guatapará, Guaíra, etc).
-O grupo local “[[Sakura Dance]]” puxa as animadas coreografias.+O grupo local “[[Sakura Dance]]” puxa as animadas coreografias e o público se faz presente ao redor do [[Yagurá]]
Sempre muito muito alegre e divertido, o evento traz um público de quase 300 pessoas. Sempre muito muito alegre e divertido, o evento traz um público de quase 300 pessoas.
Linha 15: Linha 17:
O evento "Festival de Bon Odori da ACJRP" acontece no sede da [[Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto]] (ACJRP) localizada na Rua Monsenhor Siqueira, 50. O evento "Festival de Bon Odori da ACJRP" acontece no sede da [[Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto]] (ACJRP) localizada na Rua Monsenhor Siqueira, 50.
-Na praça de alimentação são servidos deliciosos pratos da culinária japonesa, tais como: yakisoba, oniguiri, obentô, etc.+Na praça de alimentação são servidos deliciosos pratos da [[Culinária japonesa]], tais como: [[Yakisoba]], oniguiri, obentô, etc.
* Festival de Bon Odori da ACJRP * Festival de Bon Odori da ACJRP
Linha 22: Linha 24:
* Local: Rua Monsenhor Siqueira, 50 * Local: Rua Monsenhor Siqueira, 50
-[[Imagem:Festival Bon Odori ACJRP.JPG]]+[[Imagem:Festival Bon Odori ACJRP.JPG|center|frame| Público participando da dança]]
 + 
 + 
 + 
 +[[Imagem:Cartaz final ver C.jpg|center|frame|CARTAZ DO 1o. FESTIVAL DE BON ODORI DA ACJRP (Agosto de 2011)]]
-CARTAZ DO 1o. FESTIVAL DE BON ODORI DA ACJRP (Agosto de 2010):+Fonte: [[Lineu Ikeda]]
-[[Imagem:Cartaz final ver C.jpg]]+
[[categoria:Cultura japonesa]] [[categoria:Cultura japonesa]]
[[categoria:eventos]] [[categoria:eventos]]

Revisão atual

Festival Bon Odori ou OBON (em japonês: O-BON: お盆 ou simplesmente BON: ) é um festival que ocorre anualmente durante o verão no Japão (entre julho e agosto), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.

Cada província no Japão escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período.

O Festival Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Obon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo (Bon Odori) e levando-se lanternas acesas, saudosamente lembrando a sabedoria dos antepassados.

Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral.

A típica dança “Bon Odori”, que não pode faltar em festas japonesas, e a mais agitada dança chamada de “Matsuri Dance” são destaques no último sábado de Agosto na cidade de Ribeirão Preto, onde acontece o "Festival de Bon Odori da ACJRP".

Várias coreografias, do ritmo tradicional mais lento ao mais agitado da vertente Matsuri Dance, são dançadas por grupos de Ribeirão Preto e da região (Jaboticabal, Guatapará, Guaíra, etc).

O grupo local “Sakura Dance” puxa as animadas coreografias e o público se faz presente ao redor do Yagurá

Sempre muito muito alegre e divertido, o evento traz um público de quase 300 pessoas.

O evento "Festival de Bon Odori da ACJRP" acontece no sede da Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto (ACJRP) localizada na Rua Monsenhor Siqueira, 50.

Na praça de alimentação são servidos deliciosos pratos da Culinária japonesa, tais como: Yakisoba, oniguiri, obentô, etc.

  • Festival de Bon Odori da ACJRP
  • Quando: Último Sábado de Agosto
  • Horário: A partir das 18hs
  • Local: Rua Monsenhor Siqueira, 50
 Público participando da dança
Público participando da dança


CARTAZ DO 1o. FESTIVAL DE BON ODORI DA ACJRP (Agosto de 2011)
CARTAZ DO 1o. FESTIVAL DE BON ODORI DA ACJRP (Agosto de 2011)

Fonte: Lineu Ikeda

Ferramentas pessoais