Festival de Bon Odori da ACJRP

De Nikkeypedia

Revisão de 12:40, 27 Setembro 2011; Lineu (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)

Festival Bon Odori ou OBON (em japonês: O-BON: お盆 ou simplesmente BON: 盆) é um festival que ocorre anualmente durante o verão no Japão (entre julho e agosto), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Cada província no Japão escolhe uma data específica para fazer os seus festejos durante esse período.

O Festival Bon Odori é um festival de tradição budista que tem as suas origens na China. Durante o Bon celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo (Bon Odori) e levando-se lanternas acesas, saudosamente lembrando a sabedoria dos antepassados. Apesar de análogo ao dia dos finados, durante o Bon são tocadas músicas tradicionais alegres e, sobretudo, predomina um clima de jovialidade, gratidão e participação geral.

A típica dança “Bon Odori”, que não pode faltar em festas japonesas, e a mais agitada dança chamada de “Matsuri Dance” são destaques no no último sábado na cidade de Ribeirão Preto, onde aconteceu o "Festival de Bon Odori da ACJRP".

Várias coreografias, do ritmo tradicional mais lento ao mais agitado da vertente Matsuri Dance, sãodançadas por grupos de Ribeirão Preto e da região (Jaboticabal, Guatapará, Guaíra, etc).

O grupo local “Sakura Dance” puxa as animadas coreografias.

Sempre muito muito alegre e divertido, o evento traz um público de quase 300 pessoas.

Ferramentas pessoais