Festival do Japão

De Nikkeypedia

A 14° edição do Festival do Japão já tem data para acontecer: dias 15, 16 e 17 de julho de 2011 (sexta, sábado e domingo), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa no mundo, e o maior da América Latina, o Festival do Japão apresenta shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças, reunindo público de 190 mil pessoas.


O Festival do Japão é realizado pela Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren) desde 1998, com o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas, e também auxiliar entidades e projetos assistenciais. Em 2011, o tema do evento é ALIMENTAÇÃO E LONGEVIDADE.


Parte do Calendário Oficial Turístico do Estado e do Município de São Paulo, e das festas que comemoram os 103 anos de imigração japonesa no Brasil, a 14ª edição do Festival reúne shows, com a apresentação de danças folclóricas japonesas, os principais grupos de taikô (tambores japoneses) da comunidade, e os cantores mais renomados.


DESTAQUES


ÁREA DA CRIANÇA Um recanto especial para as crianças no Festival do Japão. Conquistando amplo sucesso em todas as edições, a Área da Criança traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), contação de lendas japonesas, recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.


PRAÇA CULTURAL E ESPORTES Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa, gratuitos e abertos ao público. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).


ÁREA DA TERCEIRA IDADE Refletindo a preocupação social do evento, o Festival do Japão mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.


MISS NIKKEY Desde 2009, o tradicional concurso Miss Festival do Japão, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, agora também é o Miss Nikkey, que elege a representante de toda a comunidade nipo-brasileira. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.


WCS - FINAL BRASILEIRA O World Cosplay Summit (WCS) é o Campeonato Mundial de Cosplay e reúne os melhores cosplayers de diversos países em uma disputa pelo título de melhor do mundo. A final do campeonato nacional, organizado pela Editora JBC com a participação dos cosplayers e fãs de diversos Estados, elege a duplã campeã que representa o país na final mundial do WCS, no Japão.


PALCO PRINCIPAL No Palco Principal do Festival do Japão, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Para animar o público, apresentam-se no Palco Principal os cantores mais conhecidos da comunidade.


PRAÇA DE GASTRONOMIA A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão estará presente ao evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares.


14º Festival do Japão Data: 15, 16 e 17 de julho de 2011 Local: Centro de Exposições Imigrantes Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo Ônibus gratuito no metrô Jabaquara



Site oficial: www.festivaldojapao.com



Histórico:


O Festival do Japão foi realizado pela primeira vez em 1998, comemorando os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, tendo o objetivo de divulgar a cultura japonesa e manter essas tradições e conhecimentos para as novas gerações.

O evento tem a preocupação de apresentar ao público atividades culturais antigas e modernas, educacionais, gastronômicas, tecnológicas e de saúde e bem-estar. Com este propósito, participam diversas entidades e empresas públicas e privadas do Brasil e do Japão, que além de dar um colorido especial à mostra, permitem a integração e o intercâmbio de informações e desenvolvimento e incentivo do comércio exterior.

Já são 14 anos de festivais ininterruptos, com sucesso cada vez maior, enorme repercussão na mídia e reconhecimento geral da população e órgãos internacionais, federais, estaduais e municipais. Nos quatro primeiros anos do evento, o Festival foi realizado no Parque do Ibirapuera, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, e nos três anos seguintes, no pátio do estacionamento da Assembleia Legislativa. A partir da 8ª edição, em busca de maiores instalações, o Festival do Japão foi transferido para o Centro de Exposições Imigrantes, em 2005.

Comemorando o Ano do Centenário da Imigração Japonesa, o evento recebeu 160 mil visitantes nos três dias do Festival em 2008. Em 2010, o Festival do Japão realizou sua 13ª edição mostrando a arte das províncias japonesas e estabelecendo um novo recorde de público, com 190 mil visitantes.

A 14ª edição do Festival do Japão será realizada nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, com o tema “ALIMENTAÇÃO E LONGEVIDADE”. A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - Kenren, que realiza o evento, mantém o espírito inicial que norteou a criação do Festival: a divulgação da cultura e tradições japonesas e o apoio às entidades assistenciais que auxiliam os mais necessitados, mantendo o caráter de evento sem fins lucrativos.

Ferramentas pessoais