Hikaru Utada

De Nikkeypedia

Revisão de 17:24, 29 Janeiro 2013; Matheus (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Hikaru Utada
Hikaru Utada

Hikaru Utada (宇多田ヒカル Utada Hikaru) (nascida em 19 de janeiro de 1983 em Nova York), melhor conhecida por seu nome de palco Utada nas Américas e Europa e também conhecida por seus fans como Hikki (ヒッキー Hikkī?), é uma cantora, compositora e produtora japonesa.

Seu álbum oficial de estreia em 1999, First Love, tornou-se imediatamente o álbum com maior número de vendas no Japão da história, sendo certificado com 32× Platina pela RIAJ. Melhor conhecida no Japão e internacionalmente por toda a Ásia por suas canções "Automatic" e "First Love", foi descrita pela TIME em 2001 como "Diva No Campus", enquanto afetiva na Universidade de Columbia para um semestre breve, de quebra de carreira em 2001. O lançamento de seus trabalhos subsequentes cimentou seu status como um dos artistas mais bem sucedidos de todos os tempo no Japão, com três de seus álbuns japoneses de estúdio classificados nos dez álbuns com maior número de vendas da história do Japão (#1, #4, #8) e um total de seis de seus álbuns, um em idioma inglês e uma coletânea, até agora em sua carreira classificados dentro da lista dos 275 álbuns japoneses com maior número de vendas.

Utada obteve doze hits em primeiro lugar até o momento nas parada de sucessos Oricon Singles, com dois feitos recorde notáveis para artista solo ou artista de grupo: cinco deles sendo vendendo milhões e quatro no Top 100 dos Singles Mais Bem Vendidos de Todos so Tempos.. Em 2003, Utada foi classificada no 24º lugar no levantamento de "Top 100 Artistas Japonêses de Todos os Tempos" da HMV e 10º lugar no "Top 30 Melhores Cantores Japonêses de Todos os Tempos" da HMV em 2006.

Também é conhecida por suas duas contribuições de canções tema para a série de videogames Kingdom Hearts da Square-Enix: "Simple and Clean" e "Sanctuary". Em 2007, seu single "Flavor of Life" alcançou o segundo lugar na classificação de download digital de single mundialmente, com quase 7.2 milhões de downloads, assim, contribuindo para seu número de 12 milhões de vendas digitais no mesmo ano.

Utada lançou seu último álbum, intitulado "This Is the One", em 14 de março de 2009 no Japão e em 24 de março nos Estados Unidos em formato digital.caategoria:Japão

Ferramentas pessoais