Leiji Matsumoto

De Nikkeypedia

Revisão de 22:41, 17 Março 2010; Suely (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Leiji Matsumoto.
Leiji Matsumoto.

Leiji Matsumoto| 松本 零士 | Matsumoto Reiji | born Akira Matsumoto (25 de Janeiro de 1938, Kurume; Fukuoka, Japão) é um conhecido mangaka (desenhista de histórias em quadrinho japonês), criador de diversas séries de animes e mangas. Ele nasceu no dia 25/01/38. Seu nome verdadeiro é Akira Matsumoto ou Matsumoto Akira. 300px|right|thumb|Robo Maetal de Leiji Matsumoto.

Conteúdo

[editar] Ópera espacial

Alguns fãs idolatram Matsumoto por suas histórias de ficção científica que, para muitos, eram consideradas verdadeiras óperas espaciais (devido à carga dramática e muitas vezes épica das histórias). O maior exemplo disso é sua obra-prima, Patrulha Estelar (também conhecida como Starblazers nos Estados Unidos e como Space Battleship Yamato no Japão).

Autores de sucesso como Toshio Okada e Eiichiro Oda declararam que o romantismo presente nas histórias de Leiji serviram de inspiração para suas próprias obras.

Seu estilo é caracterizado por heróis trágicos: mulheres altas, magras e com aparência frágil, porém de forte determinação e, em alguns casos, com poderes divinos. Já com relação aos homens, muitos demonstram habilidades especiais que os destacam dentre os outros, além da recorrente determinação. Casos amorosos entre pessoas de temperamentos diferentes também são muito explorados, além de muitas espaçonaves e batalhas espaciais.

[editar] Carreira

Matsumoto estreou em sua carreira utilizando seu nome real, Akira Matsumoto, em 1953. Nos primeiros anos de sua carreira ele desenhou no estilo shojo manga (para garotas).

Ele começou a fazer certo sucesso com Otoko Oidon, uma série de crônicas sobre a vida de um Ronin (um jovem que se preparava para realizar exames para a Universidade), em 1971. Na mesma época ele começou uma série de histórias curtas que se passavam na Terceira Guerra Mundial.

Em 1974 ele concebeu Space Battleship Yamato e em 1977 outras de suas obras mais conhecidas: Captain Harlock e Galaxy Express 999. Estas obras acabaram por fazê-lo um dos artistas mais populares na indústria de manga. Versões animadas destas séries acabaram por se tornar grandes sucessos.

Um pouco esquecido após os anos 80, Matsumoto teve algumas de suas obras transpostas para a animação após a década de 90. Sua volta triunfal se deu pelo longa de animação Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. Tratava-se de uma experiência audio-visual concebida pelo grupo de música techno francês Daft Punk. Sem falas, o filme inteiro era como que uma colagem de video-clips das músicas do grupo, animados ao estilo de Matsumoto. Unidos, estes clips formavam uma história com início, meio e fim.

[editar] Leiji ou Akira

O nome Leiji (seu nome de carreira) é a versão chinesa do nome japonês Akira (seu nome verdadeiro).

[editar] Lista de Trabalhos

[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais