Masao Ogawa

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 13:53, 9 Janeiro 2008 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 13:54, 9 Janeiro 2008 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 10: Linha 10:
Em pouco tempo já estava em São Paulo, sentindo necessidade de montar uma família, escreveu pedindo uma esposa. Em pouco tempo já estava em São Paulo, sentindo necessidade de montar uma família, escreveu pedindo uma esposa.
-[[Image:Sushi.jpg|thumb|220px|Prato de sushi]]+[[Image:Foto3.jpg|thumb|220px|Sra. Suiko de komono]]
O combinado era que iria buscá-la e formalizar o casamento no Japão, mas acabou não indo e a Suiko (Hashitani) Ogawa veio como "Yobiyosse hanayome", esperando ir morar numa fazaenda com cavalos, quadra de tenis etc., mas a realidade do primeiro encontro foi a pergunta "Você trouxe algum dinheiro? eu não tenho nenhum". O combinado era que iria buscá-la e formalizar o casamento no Japão, mas acabou não indo e a Suiko (Hashitani) Ogawa veio como "Yobiyosse hanayome", esperando ir morar numa fazaenda com cavalos, quadra de tenis etc., mas a realidade do primeiro encontro foi a pergunta "Você trouxe algum dinheiro? eu não tenho nenhum".

Revisão de 13:54, 9 Janeiro 2008

Foto
Foto

Nascido em Nagano no dia 27/07/12, filho de Shiro e Kayo Ogawa.

Foi para a Manchúria, não se adaptou voltou para o Japão, foi aceito no Kokushikan Koutou Takushoku Gakou.

Veio ao Brasil no 2º grupo do Kokushikan Koutou Takushoku Gakou e foi um dos 7 que foram para o Instituto Amazonia, lá chegando no dia 03/07/1932.

Segundo o depoimento dele mesmo, foi muito bom ter vindo para cá pois senão iria ser convocado para o exercito e provavelmente teria ido para a guerra na China.

Em pouco tempo já estava em São Paulo, sentindo necessidade de montar uma família, escreveu pedindo uma esposa.

Sra. Suiko de komono
Sra. Suiko de komono

O combinado era que iria buscá-la e formalizar o casamento no Japão, mas acabou não indo e a Suiko (Hashitani) Ogawa veio como "Yobiyosse hanayome", esperando ir morar numa fazaenda com cavalos, quadra de tenis etc., mas a realidade do primeiro encontro foi a pergunta "Você trouxe algum dinheiro? eu não tenho nenhum".

Nessa época ele lecionava lingua japonesa em Pompéia, e a intenção era levá-la para lá.

Como ela se recusou a ir para o interior, resolveram se estabelecer em São paulo e tiveram aqui o filho Akio e uma filha Felícia Megumi.

Prato de sushi
Prato de sushi
Prato de sushi
Prato de sushi

Trabalhou como viajante e depois como corretor de imóveis, e a partir de 1971 resolveu trabalhar junto com o filho, montando uma distribuidora de produtos Yakult cujo território iria de Jacarei a Pindamonhangaba e de São Sebastião a Parati, além de fazer empreendimentos imobiliários.

Veio a falecer em 05/1988 com cancer na próstata e no pulmão.

Cultivou muitos amigos, não tinha inimigos e adorava este país.

Foi muito feliz no Brasil, só voltou uma vez para o Japão em 1979 e conseguiu encontrar com a mãe viva e já quase centenária.

A coisa que mais praticou foi o Majon que começou aos 16 e só parou quando morreu.

Existe em língua japonesa referência sobre Masao Ogawa nas páginas 350 s 353 do livro Selva Verde de Kazuno Yamane.

Ferramentas pessoais