Nikkeypedia:Recursos no domínio público

De Nikkeypedia

Revisão de 22:11, 25 Agosto 2007; Nikkeypedia (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)

Esta página apresenta informação sobre recursos disponíveis em domínio público ou com alguma licença compatível com a GFDL e que pode ser utilizados para servir de base a artigos da Nikkeypédia. Todas as obras no domínio público podem ser livremente copiadas e incluidas na Nikkeypédia.

Conteúdo

[editar] Expiração de direitos de autor

Os direitos de autor não são eternos, geralmente expiram alguns anos após a morte do autor, após o que a obra passa para o domínio público. No entanto, o prazo até que uma obra caia em domínio público varia de país para país, havendo muitas vezes também diferenças nos prazo dependendo do tipo de obra em questão.

[editar] Brasil

Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1º de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil (Art 41 da Lei do Direito Autoral aprovada em fevereiro de 1998).

LEI N° 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998
TÍTULO III
Dos Direitos do Autor
CAPÍTULO III
Dos Direitos Patrimoniais do Autor e de sua Duração
Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.

Entretanto, para obras audiovisuais e fotográficas, os mesmos direitos perduram por 70 anos contados após a sua divulgação:

Art. 44. O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras audiovisuais e fotográficas será de setenta anos, a contar de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação.

Ver Lei do Direito Autoral

[editar] Portugal

Todos os livros passam para o domínio público setenta anos após a morte do autor. As obras colectivas (como as enciclopédias) passam para o domínio público 50 anos após a publicação.


Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos

Capitulo IV - Da Duração

Artigo 31 "O direito de autor caduca, na falta de disposição especial, 70 anos após a morte do criador intelectual, mesmo que a obra só tenha sido publicada ou divulgada postumamente."

[editar] Recursos livres

[editar] Textos

[editar] Imagens

  • Large collection of valuable free stock photos
  • NASA: Todas as imagens publicadas pela NASA são do domínio público. A NASA possui um grande número de projetos onde se podem obter imagens da Terra vista do espaço, dos planetas e outros objetos do Sistema Solar, de fenómenos astronómicos e de estrelas e galáxias longínquas.
  • Webster's 1911: Imagens extraídas do dicionário enciclopédico Webster's de 1911. Em domínio público.

[editar] Geografia / Economia / Política

  • The World Factbook - O Relatório atualizado anualmente pela CIA (Central Intelligence Agency) dos EUA contendo informações sobre diversos países em todo o mundo. Informações todas em domínio público.
  • Casa Branca - Página da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos da América. Imagens de Presidentes, eventos, entre outros.
  • Quando usar imagens destas duas fontes acima não esqueça de incluir a predefinição {{PD-USGov}} .

[editar] Símbolos Oficiais

No Brasil, todos os símbolos oficiais (bandeiras, brasões, letras de hinos, etc.) que sejam definidos por lei, são de Domínio Público e qualquer reprodução fiel deles também se enquadra nesta categoria podendo ser usada livremente.

[editar] Predefinição:Ver também

Ferramentas pessoais