Ninjutsu

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 14:45, 19 Novembro 2007 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão atual (19:00, 30 Maio 2012) (editar) (undo)
Matheus (Discussão | contribs)

 
(4 intermediate revisions not shown.)
Linha 1: Linha 1:
-{{sem-fontes}}+[[Imagem:Ninjutsu.gif|center|frame|Ninjutsu]]
-{{artes marciais}}+O '''Ninjutsu''' ('''忍術'''), também conhecido pelo termo '''Ninpō''' ('''忍法'''), é uma arte marcial japonesa que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninja) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia num conjunto de técnicas que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha.
-[[Image:katana.jpg|left|200px]]+
-O '''Ninjutsu''' (忍術) é uma [[arte marcial]] [[Japão|japonesa]] (忍び術) que surgiu no século 6, a partir da necessidade do emprego de espiões ([[Ninja|Ninjas]]) durante o período medieval japonês (Séc. VI). Consistia num conjunto de técnicas (físicas, mentais e espirituais) que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha. Após o período de guerras japonesas (''Sengoku Jidai''), a utilização de espiões caiu em desuso. Muitas escolas desapareceram e outras passaram ao anonimato, sendo responsáveis por manterem vivas as tradições até os dias atuais.+
-Kunoichi (a mulher ninja) era utilizada para seduzir o inimigo. Fazia amor com ele, e utilizava-se de ervas para envenená-lo, matando-o ou tirando-o de combate por vários dias. +
-==Ver também==+==História do Ninjutsu==
-[[Kemuridama]]+O '''Ninjutsu''' remonta há mais de 900 anos, em um contexto histórico em que os [[Samurais]], classe de guerreiros, dominavam o '''Japão''' . Eles controlavam a terra e seus moradores, numa espécie de feudalismo oriental. O lorde (chefe de um grupo de [[samurais]]) era o [[Daimyo]], a única pessoa a quem os [[samurais]] deviam respeito e obediência.
-[[Ninja]]+O '''ninjutsu''' nasceu no [[Japão]] feudal, quando monges Tibetanos se espalharam por vários países na Ásia, um deles a China, onde os monges, no fim da dinastia Ming início da dinastia Chin (Manchú, por conta da invasão Manchú) dedicaram-se ao terrorismo, espionagem e resistência.
-[[Shuriken]]+Durante a dinastia Chin os templos foram destruídos e os monges se refugiaram em outros países, um deles o [[japão]], onde a Arte Marcial que praticavam deu origem a varias outras artes, o '''ninjutsu''' foi uma destas, monges residentes nas montanhas das regiões de [[Iga]] e [[Koga]] tiveram contatos com Ronins que lá constituíram família.
-{{esboço-artes marciais}}+Da mistura do [[Kempo Chinês]] e das [[Artes Samurais]], nasceu o que hoje conhece como [[Ninja]], que seguiam um código de conduta diferente dos [[Samurais]].
-[[Categoria:Ninjutsu]]+Com o passar dos anos os [[ninjas]] passaram a trabalhar como mercenários e posteriormente o governo japonês passou a usa-los como espiões e assim foi até a 2ª Guerra Mundial.
-[[ja:忍術]]+A explosão de artes marciais no ocidente, por volta de 1970, levou dois homens a procurar por algo diferente: [[Doron Navon]] e [[Stephen Hayes]] contrataram um mestre de '''Ninjutsu''' oriundo do Japão, de uma linhagem centenária de instrutores. Dessa forma a arte foi trazida para o Ocidente.
 + 
 +==Armas para a prática do Ninjutsu==
 + 
 +A rigor, toda e qualquer arma pode ser utilizada na prática do '''ninjutsu''' - inclusive objetos comuns como um guarda-chuva, um lenço, uma chave de fenda, etc. O que importa ao praticante é a capacidade de vencer o oponente em uma luta, independente de modo justo ou injusto. Apesar desta característica, algumas armas foram associadas à figura do [[ninja]], sejam por motivos históricos, seja pelo ideário envolvendo esses personagens. E elas anteriormente eram ferramentas usadas no plantio que evoluíram; Segundo historiadores os camponeses precisavam se defender dos [[samurais]] que vinham cobrar impostos, surpreendendo-os de alguma forma. Algumas delas são:
 + 
 +
 +* [[Ninja-to]]: (Pronuncia-se tô) espada pequena e reta.
 +
 +* [[Tanto]]: Faca japonesa.
 +
 +* [[Wakizashi]]: espada curva, similar à katana, porém menor.
 +
 +* [[Boken]]: Espada de madeira para treinos.
 +
 +* [[Kama]]: uma pequena foice, inicialmente uma ferramenta utilizada para a colheita de cereais. Passou a ser usada como arma pois podia ser carregada por qualquer pessoa, sem despertar suspeitas, já que seu uso por agricultores era comum.
 +
 +* [[Kodachi]]: espada pequena semelhante á wakizachi, mas sem guarda, cabo um pouco maior e mais curva
 +
 +* [[Kusarigama]]: uma Kama cujo cabo era acoplado a uma corrente, em cuja extremidade havia um peso de metal, usado para desarmar o oponente sem matá-lo.
 +
 +* '''Kyoketsu Shoge''': Similar a [[kusarigama]], corrente e arco metálico.
 +
 +* [[Shuriken]]: Estrela de arremesso
 +
 +* '''Shaken''': Dardo de arremesso.
 +
 +* [[Bo]]: Bastão longo (1,8 metros).
 +
 +* [[Hanbo]]: Bastão curto (0,90 metro).
 +
 +* '''Tanbo''': Dois bastões de madeira pequeno, para ataque e defesa.
 +
 +* '''Te yari''': Lança pequena com gancho.
 +
 +* [[Yari]]: Lança com aproximadamente 2 metros.
 +
 +* [[Naginata]]: Bastão com facão (Alabarda).
 +
 +* '''Kama yari''': Bastão longo com foice.
 +
 +* '''Yumi ya''' - Kyudo: Arco e flecha (Arte de arremessar).
 +
 +* '''Fukiya''': Zarabatana
 +
 +* [[Sai]]: Tridente (Utilizado para lutar contra espada).
 +
 +* [[Tonfa]]:Arma de madeira usada por agricultores para defesa.
 +
 +* '''Fukumi Bari''': Pequenas agulhas de arremesso, sopradas com a boca.
 +
 +* '''Shikomi Zue''': Cajado de madeira com espada camuflada.
 +
 +* '''Shinobi Zue''': Bastão com corrente camuflada.
 +
 +* '''Tessen''': Leque metálico (utilizado por mulheres)
 +
 +* [[Tetsubishi]]: Cravo em forma de piramide, utilizado em perseguição.
 +
 +* '''Kaginawa''': Corda com gancho em cruz, utilizado para escalar casas e muros.
 +
 +* '''Musubinawa''': Corda com um único gancho, utilizada para escalar.
 +
 +* '''Shinobi Kumade''': Corda utilizada para escalar, utilizando-se um gancho em formato de garra.
 +
 +* [[Kemuridama]]: Bomba de fumaça negra, explosiva ou cegante.
 +
 +* '''Kunai''': Era um tipo de shuriken, uma lâmina de ferro usada para arremessar e as vezes escalar.
 +
 +* [[Nunchaku]]: Dois bastões ligados por corrente/corda.
 +
 +* [[Kusari-fundo]]: Corrente com dois pesos nas extremidades
 + 
 +[[categoria:Arte Marciais]]

Revisão atual

Ninjutsu
Ninjutsu

O Ninjutsu (忍術), também conhecido pelo termo Ninpō (忍法), é uma arte marcial japonesa que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninja) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia num conjunto de técnicas que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha.

[editar] História do Ninjutsu

O Ninjutsu remonta há mais de 900 anos, em um contexto histórico em que os Samurais, classe de guerreiros, dominavam o Japão . Eles controlavam a terra e seus moradores, numa espécie de feudalismo oriental. O lorde (chefe de um grupo de samurais) era o Daimyo, a única pessoa a quem os samurais deviam respeito e obediência.

O ninjutsu nasceu no Japão feudal, quando monges Tibetanos se espalharam por vários países na Ásia, um deles a China, onde os monges, no fim da dinastia Ming início da dinastia Chin (Manchú, por conta da invasão Manchú) dedicaram-se ao terrorismo, espionagem e resistência.

Durante a dinastia Chin os templos foram destruídos e os monges se refugiaram em outros países, um deles o japão, onde a Arte Marcial que praticavam deu origem a varias outras artes, o ninjutsu foi uma destas, monges residentes nas montanhas das regiões de Iga e Koga tiveram contatos com Ronins que lá constituíram família.

Da mistura do Kempo Chinês e das Artes Samurais, nasceu o que hoje conhece como Ninja, que seguiam um código de conduta diferente dos Samurais.

Com o passar dos anos os ninjas passaram a trabalhar como mercenários e posteriormente o governo japonês passou a usa-los como espiões e assim foi até a 2ª Guerra Mundial.

A explosão de artes marciais no ocidente, por volta de 1970, levou dois homens a procurar por algo diferente: Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjutsu oriundo do Japão, de uma linhagem centenária de instrutores. Dessa forma a arte foi trazida para o Ocidente.

[editar] Armas para a prática do Ninjutsu

A rigor, toda e qualquer arma pode ser utilizada na prática do ninjutsu - inclusive objetos comuns como um guarda-chuva, um lenço, uma chave de fenda, etc. O que importa ao praticante é a capacidade de vencer o oponente em uma luta, independente de modo justo ou injusto. Apesar desta característica, algumas armas foram associadas à figura do ninja, sejam por motivos históricos, seja pelo ideário envolvendo esses personagens. E elas anteriormente eram ferramentas usadas no plantio que evoluíram; Segundo historiadores os camponeses precisavam se defender dos samurais que vinham cobrar impostos, surpreendendo-os de alguma forma. Algumas delas são:


  • Ninja-to: (Pronuncia-se tô) espada pequena e reta.
  • Wakizashi: espada curva, similar à katana, porém menor.
  • Boken: Espada de madeira para treinos.
  • Kama: uma pequena foice, inicialmente uma ferramenta utilizada para a colheita de cereais. Passou a ser usada como arma pois podia ser carregada por qualquer pessoa, sem despertar suspeitas, já que seu uso por agricultores era comum.
  • Kodachi: espada pequena semelhante á wakizachi, mas sem guarda, cabo um pouco maior e mais curva
  • Kusarigama: uma Kama cujo cabo era acoplado a uma corrente, em cuja extremidade havia um peso de metal, usado para desarmar o oponente sem matá-lo.
  • Kyoketsu Shoge: Similar a kusarigama, corrente e arco metálico.
  • Shaken: Dardo de arremesso.
  • Bo: Bastão longo (1,8 metros).
  • Hanbo: Bastão curto (0,90 metro).
  • Tanbo: Dois bastões de madeira pequeno, para ataque e defesa.
  • Te yari: Lança pequena com gancho.
  • Yari: Lança com aproximadamente 2 metros.
  • Naginata: Bastão com facão (Alabarda).
  • Kama yari: Bastão longo com foice.
  • Yumi ya - Kyudo: Arco e flecha (Arte de arremessar).
  • Fukiya: Zarabatana
  • Sai: Tridente (Utilizado para lutar contra espada).
  • Tonfa:Arma de madeira usada por agricultores para defesa.
  • Fukumi Bari: Pequenas agulhas de arremesso, sopradas com a boca.
  • Shikomi Zue: Cajado de madeira com espada camuflada.
  • Shinobi Zue: Bastão com corrente camuflada.
  • Tessen: Leque metálico (utilizado por mulheres)
  • Tetsubishi: Cravo em forma de piramide, utilizado em perseguição.
  • Kaginawa: Corda com gancho em cruz, utilizado para escalar casas e muros.
  • Musubinawa: Corda com um único gancho, utilizada para escalar.
  • Shinobi Kumade: Corda utilizada para escalar, utilizando-se um gancho em formato de garra.
  • Kemuridama: Bomba de fumaça negra, explosiva ou cegante.
  • Kunai: Era um tipo de shuriken, uma lâmina de ferro usada para arremessar e as vezes escalar.
  • Nunchaku: Dois bastões ligados por corrente/corda.
Ferramentas pessoais