Origami

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 14:11, 26 Outubro 2010 (editar)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(História)
← Ver a alteração anterior
Revisão de 14:11, 26 Outubro 2010 (editar) (undo)
Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(A divisão do Origami)
Ver a alteração posterior →
Linha 27: Linha 27:
=== A divisão do Origami === === A divisão do Origami ===
-A grande divisão entre a antiga dobragem do papel e a nova surgiu cerca de 1950 quando o trabalho de [[Akira Yoshizawa]] se tornou conhecido. Foi Yoshizawa quem criou a idéia da dobragem criativa (Sasaku Origami) e inventou todo um conjunto de métodos que nada deviam ao origami do passado, permitindo ''dobrar'' uma série de animais e pássaros. Porém, ainda precisava de duas partes de papel para conseguir animais de quatro patas, o que só viria a ser ultrapassado com a invenção das {{NT|Blintzed Bases|Bases Blintzed}} em meados da década de 1950 por outros entusiastas, particularmente o norte-americano George Rhoades. Até lá, apenas era possível ''dobrar'' animais muito primitivos, incluindo o tradicional porco.+A grande divisão entre a antiga dobragem do papel e a nova surgiu cerca de 1950 quando o trabalho de [[Akira Yoshizawa]] se tornou conhecido. Foi Yoshizawa quem criou a idéia da dobragem criativa (Sasaku Origami) e inventou todo um conjunto de métodos que nada deviam ao origami do passado, permitindo ''dobrar'' uma série de animais e pássaros. Porém, ainda precisava de duas partes de papel para conseguir animais de quatro patas, o que só viria a ser ultrapassado com a invenção das Bases Blintzed em meados da década de 1950 por outros entusiastas, particularmente o norte-americano George Rhoades. Até lá, apenas era possível ''dobrar'' animais muito primitivos, incluindo o tradicional porco.
Porém, o trabalho de Yoshizawa já tinha tido um predecessor: Miguel Unamun], um filósofo da Universidade de Salamanca. Porém, o trabalho de Yoshizawa já tinha tido um predecessor: Miguel Unamun], um filósofo da Universidade de Salamanca.

Revisão de 14:11, 26 Outubro 2010

Um elefante a partir duma nota de dólar.
Um elefante a partir duma nota de dólar.

Origami (折り紙) é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do língua japonesa|japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada rectângulo|rectangular, círculo|circular, etc.).

Conteúdo

História

Alguns modelos do Origami
Alguns modelos do Origami

Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Contudo, os japoneses sempre foram muito cuidadosos em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.

Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1787 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado do Japão. O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.

Pégaso, um cavalo alado.
Pégaso, um cavalo alado.

Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.

Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os Mouros, no Norte de África, que trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão muçulmana da Península Ibérica|invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas animais. Da Espanha espalhar-se-ia para a América do Sul. Com as rotas comerciais marítimas, o Origami entra na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos da América|Estados Unidos]].

Origami na Alemanha

Friedrich Froebel (1782-1852) foi o fundador do Movimento Kindergarten que iria introduzir as dobragens de papel nas actividades pré-escolares. Porém, estas seriam desenvolvidas principalmente pelos seus seguidores, após a sua morte.

O Movimento Kindergarten foi levado para o Japão por uma senhora Alemanha, obtendo considerável aceitação. As dobragens de papel eram ensinadas às crianças e fundiram-se com o tradicional Origami. Com efeito, muitos dos modelos eram semelhantes e o Origami foi trazido de casa para a escola.

Froebel nunca conheceu o termo "Origami" nem este foi alguma vez usado pelo Movimento Kindergarten.

A divisão do Origami

A grande divisão entre a antiga dobragem do papel e a nova surgiu cerca de 1950 quando o trabalho de Akira Yoshizawa se tornou conhecido. Foi Yoshizawa quem criou a idéia da dobragem criativa (Sasaku Origami) e inventou todo um conjunto de métodos que nada deviam ao origami do passado, permitindo dobrar uma série de animais e pássaros. Porém, ainda precisava de duas partes de papel para conseguir animais de quatro patas, o que só viria a ser ultrapassado com a invenção das Bases Blintzed em meados da década de 1950 por outros entusiastas, particularmente o norte-americano George Rhoades. Até lá, apenas era possível dobrar animais muito primitivos, incluindo o tradicional porco.

Porém, o trabalho de Yoshizawa já tinha tido um predecessor: Miguel Unamun], um filósofo da Universidade de Salamanca.

CP's

O que é uma CP? CP vem do inglês Crease Pattern, imagine que você dobrou um Porco, então resolveu desdobra-lo. As linhas que aparecerão no papel serão o "CP". Alguns dobradores só publicam os CP's de suas obras.

Matemática

A prática e o estudo do Origami envolve vários tópicos de relevo da matemática. Por exemplo, o problema do alisamento da dobragem (se um modelo pode ser desdobrado) tem sido tema de estudo matemático considerável.

A dobragem de um modelo alisável foi provado por Marshall Bern e Barry Hayes como sendo um NP (complexidade)|problema NP completo [1].

O problema do Origami rígido ("se o papel for substituído por metal será ainda possível construir o modelo?") é de grande importância prática. Por exemplo, a dobragem Miura é uma dobragem rígida que tem sido usada para levar para o espaço grelhas de painés solares para satélites.

Variações

  • Kasudama

Do japonês Kusu (remédio) e Dama (bola), é um origami modular, antigamente usado no Japão para remédios ou ervas aromáticos que era postos dentro do Kusudama.Além de elementos decorativos, os kusudama também são associados, no arquipélago, a eventos comemorativos, como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – celebrado anualmente no mês de julho (no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade) – além de inaugurações, formaturas, casamentos, etc. Os kusudama de Tanabata também podem ser chamados de fukinagashi (flâmulas), preservando o formato similar dos originais chineses, enfeitados com flores e com tiras de papel (tanzaku) penduradas. A criação dos famosos kusudama do Tanabata Matsuri de Sendai, província de Miyagi (que também podem ser apreciados no Festival das Estrelas da Liberdade), é atribuída ao comerciante da cidade de Ichibanchô, Kengoro Mori, que, em 1946, se inspirou na beleza das dálias de seu jardim para confeccionar, em papel, enfeites tão vistosos, que acabaram sendo adotados para o Tanabata de sua região. Quando utilizados para eventos comemorativos, os kusudama ganham o nome de waridama (wari = waru = partir, cortar), pois são “partidos” ao meio, como uma espécie de balão surpresa, soltando tiras e confetes coloridos de papel e, no meio do balão partido, vê-se a mensagem relacionada ao festejo dependurada. Dependendo da comemoração, o kusudama pode ganhar formatos variados, abrindo-se em forma de sino ou coração, para casamentos, ou quaisquer outras formas que lembrem os homenageados.

O Cordão

O simbolismo do cordão abaixo do kusudama pode ser explicado da seguinte forma: Imagine o kusudama como uma esfera contendo a energia da cura, o cordão serve para dirigir essa energia para a pessoa abaixo ou para o ambiente. Normalmente esse cordão é feito apenas com um pompom que, por seus fios, ajuda a distribuir e espalhar a energia do kusudama.

Kasudamas atualmente

Atualmente os Kusudamas não possuem mais fins medicinais, alguns dobradores colocam dentro de seus kusudamas cânforas ou essências. Kusudamas podem ser colados, encaixados ou até mesmo costurados.


  • Modular

Origami modular, ou unidade de origami, é uma dobragem de papel técnica que utiliza várias folhas de papel para criar uma estrutura mais complexa e maior do que seria possível usar uma única peça de origami técnicas. Cada folha individual de papel é dobrado em um módulo ou unidade e, em seguida os módulos são montados em um apartamento de forma integrada ou estrutura em três dimensões através da inserção de abas em bolsões criados pelo processo de dobramento. Essas inserções criam tensão ou atrito que mantém o modelo junto.

Definições e Restrições

origami modular pode ser classificado como um sub-conjunto de origami multi-peças, uma vez que a regra de restrição de uma folha de papel é abandonado. No entanto, todas as outras regras de origami ainda se aplicam, portanto, o uso de cola, linha, ou qualquer outra fixação que não é uma parte da folha de papel em geral não é aceitável em origami modular. As restrições adicionais que distinguem origami modular de outras formas de origami multi-peças estão usando várias cópias idênticas de qualquer unidade dobrada, e vinculando-os juntos em uma forma simétrica ou repetir para completar o modelo. Há um equívoco comum de que trata todas as peças do origami modular multi-como, mas isso não é o caso. Mais de um tipo de módulo pode ainda ser utilizados. Normalmente isto significa utilizar unidades ligando escondido da vista para segurar as partes da construção em conjunto. Qualquer outra utilização é geralmente desaprovado. O origami da palavra vem do Japão. "Oru", que significa dobrar e "kami" que significa papel.

História

A histórica primeira evidência para um projeto de origami modular vem de um livro japonês por Hayato Ohoka publicado em 1734 chamado Ranma Zushiki. Ele contém uma impressão que mostra um grupo de modelos de origami tradicional, um dos quais é um sistema modular de cubo. O cubo é retratada por duas vezes (a partir de diferentes ângulos ligeiramente) e é identificado no texto que acompanha como uma tamatebako, ou uma "arca do tesouro mágico". Isao Honda Mundial do Origami (Japan Publications ISBN 0-87040-383-4 publicado em 1965) parece ter o mesmo modelo, onde é chamado de 'Cubical Box'. Os seis módulos necessários para este projeto foram desenvolvidas a partir da tradicional japonesa paperfold vulgarmente conhecida como a Menko. Cada módulo faz uma face do cubo acabado. Existem vários outros modelos de origami tradicional japonês modular, incluindo bolas de flores de papel dobrado conhecido como kusudama, ou bolas de medicina. Esses projetos não estão integrados e são geralmente amarrados juntos com linha. O kusudama termo é por vezes, um pouco imprecisa, usado para descrever qualquer dimensional modular origami-estrutura se assemelha a uma bola de três. Há também um sistema modular poucos projetos na dobragem de papel chinês tradição, nomeadamente o Pagode (de Maying Soong) eo Lotus feito de papel de Joss. A maioria dos modelos tradicionais são, porém, de peça única e as possibilidades inerentes ao conceito de origami modular não foram explorados, até a década de 1960, quando a técnica foi re-inventada por Robert Neale nos EUA e mais tarde por Mitsonobu Sonobe no Japão. Desde então, a técnica do origami modular tem sido popularizado e desenvolvida extensivamente, e agora tem havido milhares de projetos desenvolvidos neste repertório.


Tipos de Origamis Modular

formas de origami modular pode ser plana ou tridimensional. formas planas são geralmente polígonos (também conhecido como porta-copos), as estrelas, rotores e anéis. -Dimensional Três formas tendem a ser poliedros regulares ou pavimentações de poliedros simples. Há alguns origami modular que são aproximações de fractais, como a esponja de Menger. Macro-modular origami é uma forma de origami modular em que são eles próprios conjuntos acabados utilizados como blocos de construção para criar grandes estruturas integradas. Essas estruturas são descritas em Tomoko Fuses 'livro -Unit Origami Multidimensional Transformações (Japan Publications ISBN 0-87040-852-6 publicado em 1990).

Notáveis Dubladores Modular

  • Robert Neale
  • Mitsonobu Sonobe
  • Tomoko Fuse
  • Kunihiko Kasahara
  • Francis Ow
  • Tom Hull
  • Meenakshi Mukerji
  • Heinz Strobl
  • Miyuki Kawamura
  • Rona Gurkewitz
  • Bennett Arnstein
  • Valerie Vann
  • David Mitchell

Modelagem de Sistemas

Robert Neale, Penúltimo Módulo

Robert Neale desenvolveu um sistema para modelar poliedros equilátero com base em um módulo com a variável vértice ângulos. Cada módulo possui dois bolsos e dois guias, em lados opostos. O ângulo de cada guia pode ser alterado independentemente do outro guia. Cada bolso pode receber guias de qualquer ângulo. A forma mais comum ângulos faces poligonais:

  • 60 graus (triângulo)
  • 90 graus (quadrado)
  • 108 graus (Pentágono)
  • 120 graus (hexágono)

Cada módulo reúne os outros nos vértices de um poliedro para formar uma poligonal rosto. as abas formam ângulos em lados opostos de uma borda. Por exemplo, um subconjunto de três vértices do triângulo formam um triângulo, a configuração mais estável. À medida que aumenta o ângulo interno de praças, penatagons e assim por diante, diminui a estabilidade. Muitos chamam poliedros para unalike polígonos adjacentes. por exemplo, uma pirâmide tem uma face quadrada e três faces triangulares. Isso requer módulos híbridos, ou módulos de diferentes ângulos. Uma pirâmide é composto por oito módulos, quatro módulos como o triângulo, quadrado, e quatro, como um triângulo triângulo. Outras faces poligonais são possíveis, alterando o ângulo em cada canto. Os módulos Neale podem formar qualquer poliedro equilátero incluindo aqueles que rhombic enfrenta, como o dodecaedro rômbico.

Módulo Mukhopadhyay

O módulo Mukhopadhyay podem formar qualquer poliedro equilátero. Cada unidade possui um vinco central que constitui uma vantagem, e asas triangulares que formam faces adjacentes estrelado. Por exemplo, uma assembléia cuboctahedral tem 24 unidades, desde o cuboctahedron tem 24 arestas. Além disso, bipyramids são possíveis, dobrando o vinco central em cada módulo ou convexamente para fora em vez de dentro ou concavely como para o icosaedro e outros poliedros estrelados. O módulo Mukhopadhyay funciona melhor quando coladas, especialmente para os poliedros ter um número maior de lados.

Leitura Complementar

  • Bill folding
  • Block folding
  • Crease Pattern, ou CP
  • Tesselations

Artistas

  • Akira Yoshizawa (吉澤 章, Yoshizawa Akira) - criador do repertório moderno de modelos e simbologia
  • Bruno Ferraz - autor de livros sobre origami no Brasil
  • Carlos Genova - autor de livros sobre origami no Brasil
  • Eric Joisel - Francês famoso pelas suas esculturas em dobras de papel ultra-realistas
  • Issei Yoshino - famoso artista pela composição multimodular de esqueletos de Tiranossauro e Triceratops.
  • Jeremy Shafer - Americano, membro do OrigamiUSA, publica o folheto BARF e criador de vários modelos
  • John Montroll - Autor com mais de 15 livros de origami, grande divulgador no Ocidente da arte.
  • Kunihiko Kasahara - especialista em origamis poliédricos e animais
  • Lena das Dobraduras - autora de livros sobre origami com contaçao de historias no Brasil
  • Makoto Yamaguchi - autor japones especialista em kusudamas
  • Mari Kanegae - autora de livros sobre origami no Brasil
  • Nicolas Terry - Artista francês conhecido por suas obras com estilo cartunizado
  • Peter Engel - Influente artista de origami e teórico
  • Robert Harbin - Popularizou o origami na Inglaterra, apresentou uma série de curtas intitulada Origami, produzido pela Thames

Television da ITV

  • Robert J. Lang - Autor de inúmeros livros
  • Satoshi Kamiya (神谷 哲史, Kamiya Satoshi) - grande criador de modelos complexos,
  • Seiji Nishikawa - um dos criadores do Origami Tanteidan
  • Tomoko Fuse (布施 知子, Fuse Tomoko) - criadora de várias séries de máscaras e origamis modulares
  • Toshikazu Kawasaki (川崎敏和, Kawasaki Toshikazu) - matemático japonês famoso por várias dobraduras geométricas, incluindo a Rosa de Kawasaki
  • Tadashi Mori - criador de alguns origamis e kusudamas, tem vários vídeos ensinando e apresentando

Predefinição:Ver também

Predefinição:Links externos


Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais