Ultraseven

De Nikkeypedia

Ultraseven.
Ultraseven.

Ultraseven (ウルトラセブン - Urutorasebun), uma série de TV japonesa de tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 49 episódios (O episódio 12 foi banido do Japão por conter cenas onde relógios sugavam sangue das pessoas e, depois, cresciam e viravam monstros bomba que comiam tudo que viam pela frente. Mas o real motivo foi o planeta dos aliens Spell ser destruído após uma guerra nuclear - (o Japão ainda sofria pelas 2 bombas nucleares).


Conteúdo

O guardião da Terra

Ultraseven: guardião do Planeta Terra.
Ultraseven: guardião do Planeta Terra.


Poderoso guerreiro vindo do planeta Ultra, na Nebulosa M-78, Ultra Seven chega para cumprir uma temporada de missões da defesa da Terra contra invasores espaciais. Diferente da maioria dos Ultras, que oculta sua forma em um corpo humano hospedeiro, Ultra Seven optou se disfarçar, aprendendo assim a conviver com pessoas comuns. Ao chegar, ele se disfarça baseado nas feições de Jiro, um valente alpinista cuja vida ele presenciou arriscar para salvar um amigo. Assumindo o nome de Dan Moroboshi, ele é recrutado para a força de elite do Esquadrão Ultra após ajudar o grupo em uma missão. Assim, passa a agir ao lado dos oficiais Furuhashi, Amagi, Soga e Anne, todos sob o comando do Capitão Kiriyama. Em sua base subterrânea, o Esquadrão conta com uma equipe de 300 homens e diversos veículos especiais, com destaque para os caças Gavião Ultra 1 (divisível nos módulos Alpha, Beta e Super Gama), Gavião Ultra 2 e 3.

Gavião Ultra 1 e 2.
Gavião Ultra 1 e 2.

Sempre que necessário, Dan coloca o visor energético Ultra-Olho e transforma-se para entrar em ação. Como os demais habitantes do planeta Ultra, absorve energia da estrela mais próxima e tem um tempo de ação reduzido graças ao fraco sol da Terra. Com 40 metros de altura, capaz de disparar raios de seus braços e da gema em sua testa, voar, cruzar dimensões, reduzir-se a tamanhos microscópicos e armado com um poderoso bumerangue alojado em sua cabeça, ele é um dos mais poderosos de sua raça. Quando impossibilitado de se transformar, Dan recorre às Cápsulas-Monstro, que invocam poderosas criaturas auxiliares.

Ultraseven e seu bumerangue.
Ultraseven e seu bumerangue.

Ao longo de várias missões, ele enfrenta ameaças como os alienígenas Pitt e seu monstro Eleking, o robô King Joe e até mesmo uma cópia cibernética. Em uma aventura antológica, Seven é analisado pelos alienígenas Gutts, que preparam um plano para esgotar a energia do herói. Derrotado, é preso numa cruz de cristal e exibido como troféu para forçar a rendição da humanidade. Desta vez, coube ao Esquadrão Ultra salvar o herói.

Dan Moroboshi.
Dan Moroboshi.

Alertado para não viver na Terra por um tempo muito longo, Ultra Seven retorna a M-78 com grande esforço, após impedir uma grande invasão espacial dos alienígenas Ghost que atacam com o monstro Pandon. Antes, revela sua identidade a Anne em uma cena inesquecível e dramática. No entanto, a ligação do herói com a Terra estava longe de terminar.

Dan e Anne.
Dan e Anne.


DEPOIS DA SÉRIE CLÁSSICA

Ultraman Leo.
Ultraman Leo.


Após sua partida, Ultra Seven apareceria diversas vezes nas séries Ultra seguintes. Ele salvou o segundo Ultraman (série O regresso de Ultraman, de 1971) duas vezes e lhe entregou a arma Ultra-Bracelete. Depois, auxiliou Ultraman Ace (série de 1972) e Ultraman Taro (1973) em várias ocasiões, sozinho ou na companhia dos Irmãos Ultra.

Todavia, quando veio à Terra enfrentar o ataque do alienígena Magma e seus monstros, Seven foi ferido, tendo sua perna quebrada e o Ultra-Olho danificado, ficando sem poder se transformar. Preso à Terra, Dan lidera o grupo MAC (Monster Attacking Crew) e torna-se o mentor de Gen Ootori, o Ultraman Leo (em série homônima de 1974). Vindo da nebulosa L-77 e um dos últimos de sua raça, Leo é sempre auxiliado e orientado por Dan que, mesmo sem poder se transformar, ainda conserva grandes poderes mentais. A série de Leo ainda renderia um encontro antológico de Dan com Hideki Goh, o segundo Ultraman, que viria à Terra entregar um novo monstro auxiliar para o amigo e levar o Ultra Olho para ser reparado em M-78. Em outro episódio, Dan se reencontra com a antiga paixão Anne, mas o episódio acaba não levando a nada, para desânimo dos fãs. Perto do final da série e após a destruição da equipe MAC por um inimigo, Dan recobra seus poderes e retorna a M-78. Aquele seria, por um bom tempo, o final das missões de Ultra Seven na Terra.



CURIOSIDADES

Eiji Tsuburaya e elenco .
Eiji Tsuburaya e elenco .
  • O mais ambicioso projeto televisivo do mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya tinha uma temática mais adulta do que Ultraman. A ação em muitos casos dava lugar ao suspense e ao drama. A audiência não foi tão alta quanto a de seu antecessor, mas a série caiu no gosto popular com seu design arrojado e histórias elaboradas.


Eiji Tsuburaya .
Eiji Tsuburaya .
  • O episódio 12, que mostrava alienígenas que sugavam sangue por meio de relógios alterados foi banido da cronologia. Na trama, as crianças viram o alvo principal por terem sangue mais limpo e livre de poluentes e radiação. Por tocar na questão do envenenamento radiativo pouco mais de 20 anos após as explosões atômicas em Hiroshima e Nagasaki, houve pressões dos executivos da emissora TBS e o episódio foi banido, nunca sendo reprisado e tendo sido até excluído da cronologia oficial, ficando de fora da coleção em vídeo e DVD. No Brasil e nos EUA, o episódio foi exibido sem problemas.
Ultra Seven
Ultra Seven


  • Tamanho o fascínio que Ultra Seven exerce até hoje gerou muitas homenagens em séries de mangá e animê, sendo uma das mais famosas o capacete da heroína Chi Chi (leia Titi), de Dragon Ball, que reproduz poderes de Ultra Seven. A série ainda introduziu o conceito de monstros de batalha transportados em pequenas cápsulas, idéia reaproveitada no mega-sucesso Pokémon.
  • O ator mais recorrente de todas as produções da linhagem Ultra, o canastrão simpático Koji Moritsugu nasceu em 15 de março de 1943 e era modelo até ser escalado para o elenco de Ultra Seven. Acumulou pequenas participações nas séries O regresso de Ultraman (1971) e Ultraman Taro (1973). A volta triunfal de Dan Moroboshi como personagem regular em Ultraman Leo (1974) aconteceu por sugestão do próprio ator. Convidado para ser o capitão do grupo que apareceria na série de Leo, Koji sugeriu que, ao invés de viver outra personagem, poderia interpretar um amadurecido Dan Moroboshi. E assim foi feito, aumentando o interesse do público sobre essa série que, apesar do visual trash da época, tinha uma carga de violência e drama que extrapolava os limites do que seria uma produção infantil. Em 1997, interpretou o capitão Ban, no segundo especial de cinema de Ultraman Zearth. Sem ter feito grande carreira dramática, continuou aparecendo como Dan Moroboshi até 1999. Atuando em teatro e participando de convenções pelo Japão, o eterno herói ainda administra com a esposa um pequeno jazz bar chamado Jolie Chapeau, decorado, é claro, com temas alusivos a Ultra Seven.
  • No elenco, outra que vinha da carreira de modelo era a bela Yuriko Hishimi, a Anne, que, antes da série, havia conquistado um concurso de beleza em Tóquio. Depois, a atriz atuou em diversos filmes eróticos e protagonizou ousados ensaios fotográficos. Hoje uma senhora de 55 anos, ainda participa de convenções onde capitaliza a popularidade de uma personagem que ela mesma já declarou lembrar pouco.
  • Cult absoluto até hoje, Ultra Seven ganhou documentários e até um drama para TV que contava de maneira romanceada os bastidores da série clássica. No entanto, a popularidade do herói e de seu alter ego humano não é medida apenas por homenagens. Cerca de vinte anos depois da série Ultraman Leo, Koji Moritsugu reviveu o papel de Dan Moroboshi em uma série de episódios especiais nos anos 90.

Ficha técnica

Estréia no Japão: 01/10/1967 Número de episódios: 49 Criação: Eiji Tsuburaya (coordenador) Roteiro: Tetsuo Kinjoh, Shozo Uehara e outros Trilha sonora: Tohru Fuyuki Direção: Hajime Tsuburaya, Shohei Tojo, Kazuho Mitsuta e outros Supervisão editorial: Eiji Tsuburaya Produção: Tsuburaya Productions & TBS Emissoras no Brasil: Tupi, Record Elenco: Koji Moritsugu (Dan Moroboshi), Yuriko Hishimi (Anne), Shoji Nakayama (Cap. Kiriyama), Sandayu Dokumamushi (Furuhashi), Toshi Furuya (Amagi), Shinsuke Ashiba (Soga), Akihiko Hirata (Cel. Yanagawa), Nankoh (Cap. Kurata), Koji Uenishi (Ultra Seven - dublê principal)

Nos anos 90, Ultra Seven ganhou novas aventuras inéditas, atraindo, de cara, o público que cresceu assistindo à série original. Tendo à frente o mesmo ator que encarnava o herói nas décadas de 60 e 70, a trajetória do herói ganha um status de cult somente comparado com os episódios clássicos de Jornada nas estrelas.

1994: O Resgate da lenda

Ultra Seven - 1994
Ultra Seven - 1994

Em 1994, dois especiais de TV com uma hora de duração surpreenderam ao mostrar Ultra Seven de volta à Terra enfrentando velhos inimigos. No primeiro, intitulado Operação energia solar, ele enfrenta os alienígenas Pitt e um novo monstro Eleking, velhos conhecidos do público antigo. Estes mesmos fãs lamentaram muito a produção precária dos filmes, realizados em vídeo e com efeitos especiais constrangedores. O criador Eiji Tsuburaya (falecido em 1970) deve ter se revirado no túmulo. Todavia a intenção era testar uma retomada da saga, tentando (em vão) reproduzir o clima da série original, bem como o estilo dos efeitos especiais.

Nela, foi apresentado o embrião de um novo Esquadrão Ultra, com os oficiais Dogo, Kaji e Lisa, liderados pelo veterano Furuhashi, único remanescente da equipe original. Neste primeiro filme, a ex-patrulheira Anne aparece com um filho, curiosamente chamado de Dan. O ator Koji Moritsugu faz o narrador e a voz do herói, que não aparece em sua forma humana e parte para o espaço após vencer Eleking.

Novo esquadrão Ultra
Novo esquadrão Ultra

Somente no segundo especial, chamado O planeta do alienígena, acontece o aguardado retorno de Dan Moroboshi. Desta vez, é um plano de outros velhos inimigos, os alienígenas Metron, que traz Seven de volta à Terra. Dan e Furuhashi não conseguem se reencontrar, pois o herói desaparece em meio à destruição da base dos vilões, deixando o final em aberto. Com cenas horríveis, mal dirigido e produção inacreditavelmente ruim, os especiais fazem parte da cronologia oficial do herói e abriram caminho para uma nova fase. Com o fiasco técnico, no entanto, a Tsuburaya resolveu esperar um pouco. De 1996 em diante, graças ao sucesso de Ultraman Tiga e dos novos Ultras, o estúdio se reestruturou e resolveu investir novamente (e com um pouquinho de atenção) em seu mais respeitado produto.

Ultraman Tiga
Ultraman Tiga


No primeiro telefilme de 1994, houve pontas de atores da série do primeiro Ultraman, como cientistas que pesquisam monstros. No segundo, houve a participação especial do ator Hiroshi Tsuburaya, neto de Eiji Tsuburaya (criador de Ultra Seven) e astro da série Sheider, que faleceu em 2001 aos 37 anos. E integrando o cast do inexpressivo Esquadrão Ultra de 94, o ator Shigeki Kagemaru, o Shinjoh da série Ultraman Tiga e que atuou nas séries inéditas no Brasil Exceedraft (1993) e Ultraman Neos (2000). Sua personagem, Kaji, teria papel de destaque nas futuras aventuras de Seven.




1998: Memórias perdidas

 Dan Moroboshi, 1998
Dan Moroboshi, 1998

Em 1998, três especiais de vídeo mostraram a terceira formação do Esquadrão Ultra, que tem como mentor o velho general Furuhashi. Sob o comando do Capitão Shiragane, estão os oficiais Kazamori, Shima, Mizuno, Satomi e Rumi.

Dan, desaparecido até então, vive sem memória junto de uma pacata família. Porém, confrontado pelo alienígena Variel, logo recupera seus instintos guerreiros e volta a lutar como Ultra Seven. Para agir mais livremente, captura o oficial Masaki Kazamori do Esquadrão Ultra e assume sua identidade usando seus poderes transmórficos. Sob esse disfarce, realiza diversas investigações, como desvendar um novo plano dos alienígenas Gutts, que o derrotaram no passado. Nesta nova série de missões, conhece um novo inimigo, o alienígena Banderaz e seu plano de dominação mental. Ao final do confronto com Banderaz, Dan devolve Kazamori aos seus amigos, reencontra-se com Furuhashi e despede-se, voltando para M-78.

Com produção melhor do que os especiais de TV - mas ainda precária -, esses três especiais recuperaram um pouco do prestígio da série original, com roteiros mais adultos e maior enfoque no drama, característica sempre marcante em todas as histórias de Ultra Seven. Nesta série, assim como nos especiais de TV, foi usada a mesma trilha sonora da série original.

No elenco do terceiro Esquadrão Ultra, alguns nomes de destaque para o público japonês: Kunio Masaoka, o Shima, já havia estrelado como o herói verde da série OH Ranger (1995), editada e adaptada, nos Estados Unidos, para dar origem a Power Rangers ZEO. E as garotas Rieko Adachi (Rumi) e Kaoru Ukawa (Satomi) já eram modelos badaladas quando foram chamadas para vestir o lendário uniforme do Esquadrão Ultra. Eles, junto com os veteranos Koji Moritsugu (Dan) e Sandayu Dokumamushi (Furuhashi), preparariam o terreno para a série que, pela primeira vez, rivalizaria com a série clássica e apontar um novo rumo para a franquia.



1999: Coração humano

 Ultra Seven 99
Ultra Seven 99

Em 1999, uma nova saga de seis partes foi lançada em vídeo com o título Ultra Seven 99. Finalmente, veio uma produção um pouco mais cuidada, ao menos no nível de outros filmes japoneses da época. A trilha sonora foi refeita pelo compositor original, Toru Fuyuki, que lhe deu mais grandiosidade. As canções originais foram reinterpretadas por Isao Sasaki, renomado cantor dos temas da Patrulha Estelar e Metalder, com destaque para a belíssima e inédita Seven no ballad (A balada de Seven).

No primeiro episódio, durante um combate, o oficial Kazamori é ferido mortalmente na frente de Ultra Seven, que acaba assumindo de vez sua identidade. Seus colegas nem desconfiam, e Dan age disfarçado a maior parte do tempo. Isso não o impede de também usar sua fachada humana original. Kaji, único sobrevivente do segundo Esquadrão, reaparece como um ambicioso oficial do alto-comando da TDF (Terrestrial Defense Force). Vendo a interferência de alienígenas (Ultra Seven incluído) nos destinos do planeta, ele vive obcecado com a idéia de liderar os humanos a aprenderem a se proteger sozinhos. Nem que, para isso, tenha que criar suas próprias leis e eliminar quem se oponha em seu caminho. Com uma personalidade atormentada e sem se tornar exatamente um vilão, Kaji é o grande nome da série. Graças à sua personagem, inclusive, ressurge um velho inimigo de Seven, o robô King Joe. A batalha decisiva entre os gigantes é eletrizante e bem produzida, superando a luta original.

Ao final, Dan salva o amigo Furuhashi e agradece por ter lhe ensinado o que é ser um humano de verdade. Nascido há milhares de anos em uma galáxia distante, Ultra Seven parte novamente da Terra de volta a M-78 com uma diferença. Desta vez, ele se sente um homem da Terra. Lançado em 31 de dezembro de 1999, o título do último filme de Ultra Seven nessa fase é: Eu sou um terrestre!.


2002: Evolução

 Ultraseven 2002
Ultraseven 2002

O ano de 2002 marca uma nova etapa na saga de Ultra Seven, intitulada Evolution. Para o lugar de Kazamori, que deixou o Esquadrão Ultra, entra em cena uma nova agente, a oficial Yuki, totalizando pela primeira vez três mulheres na equipe. Atormentado por memórias confusas do tempo em que fora usado por Ultra Seven, Kazamori busca saber o que aconteceu com sua vida.

Agora, um tribunal cósmico acusa Seven de ser imparcial em sua posição de defensor do Universo, sempre pendendo para o lado da espécie humana. Um tema usado na série clássica é retomado: o de que a humanidade exterminara, no passado, os seres Nonmalt, habitantes originais da Terra, tomando seu lugar como raça dominante. Em meio a esse dilema envolvendo Seven, antigos rivais como os alienígenas Godra e Pegassa reaparecem com planos malignos. E o herói também vai se defrontar com uma nova e mais poderosa versão do monstro de duas faces Pandon, que o enfrentou no final da série original.

 Ultra Seven Evolution
Ultra Seven Evolution

Desta vez, o veterano Koji Moritsugu foi anunciado somente como narrador da série. Em 1998, o ator já se julgava velho para representar a mesmo personagem e dificilmente aceitaria uma nova empreitada. Inclusive, a saga Seven 99 fora apresentada como a despedida definitiva do ator como Dan Moroboshi. Com a efetivação de Kazamori como nova identidade humana de Ultra Seven, a produtora pode garantir a continuidade da saga. Com fôlego renovado, um dos mais importantes super-heróis do Japão continua uma epopéia iniciada há 35 anos.











Episódios

  • 1. Os Invasores
  • 2. O Aerolito
  • 3. As Damas do Espaço
  • 4. Sem Respostas
  • 5. Tempo Perdido
  • 6. A Sombra Misteriosa
  • 7. Prisioneiro Espacial
  • 8. A Cidade Ameaçada
  • 9. A Mulher Misteriosa
  • 10. Estranho Vizinho
  • 11. A montanha da morte
  • 12. Presente Nocivo
  • 13. O Homem de V3
  • 14. A Super Arma - parte 1
  • 15. A Super Arma - parte 2
  • 16. Olhos Onipotentes
  • 17. Encontro Inesperado
  • 18. Guerra Supersônica
  • 19. O Presente
  • 20. O Terremoto
  • 21. Navio de Guerra
  • 22. Annie em Perigo
  • 23. O Vidente
  • 24. Batalha no Ártico
  • 25. A Grande Geada
  • 26. Biologia Espacial
  • 27. O Infiltrado
  • 28. Rumo à Vitória
  • 29. A Corrupção
  • 30. Perigo no Deserto
  • 31. O Enigma
  • 32. A Ilha Voadora
  • 33. Os Homens-Sombra
  • 34. A Cidade Fantasma
  • 35. A Base Lunar
  • 36. Pouco Tempo
  • 37. O Roubo
  • 38. Batalha na Auto-Estrada
  • 39. O Pior dos Inimigos - parte 1
  • 40. O Pior dos Inimigos - parte 2
  • 41. Desafio das Águas
  • 42. O Mensageiro
  • 43. O Tirano
  • 44. Experiência Primata
  • 45. O Astrônomo
  • 46. O Falso Ultraseven
  • 47. Os Impostores
  • 48. A Grande Invasão - parte 1
  • 49. A Grande Invasão - parte 2


Ultraseven no Brasil

 Ultra Seven
Ultra Seven
 Ultra Seven vs. Pandon, a revanche
Ultra Seven vs. Pandon, a revanche

No Brasil, a série foi exibida pela Rede Tupi no início dos anos 70. Integrou, já em meados da década, o cast de atrações do Capitão Aza. Depois foi exibida pela Rede Bandeirantes, quando, no começo dos anos 80, era exibida em horário nobre, às 20h, junto com Robô Gigante e Tunel do tempo da Record. Sua última exibição no Brasil data-se do ano 1986, quando era exibida às 8h da manhã na mesma Rede Record, quando perdeu espaço para um programa evangélico e nunca mais voltou ao ar.


Dublagem Brasileira

Cinecastro, Rio de Janeiro e São Paulo, em 1969.

Elenco:

Predefinição:Esboço-tokusatsu

Ligações externas

O Regresso de Ultraman Ultraman


Vídeos

Ferramentas pessoais