Yogashi

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 15:27, 2 Setembro 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 11:51, 3 Setembro 2010 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 4: Linha 4:
 +== A origem ==
 +
 +"Os primeiros '''yogashis''' apareceram no [[Japão]] no século 16. Eram confeitos de açúcar ou balas e chamavam-se nambangashis", conta a japonesa nascida em [[Tóquio]] '''Saiko Yoneda''', chef de confeitaria do D.O.M. "Depois da abertura do país, no final da era [[Edo]], em 1868, a cultura ocidental invadiu o [[Japão]], que até então tinha permanecido sem contato com o exterior."
 +
 +Os '''yogashis''' viraram os doces de toda hora. Comida de rua, de vitrine e mimos para presentear amigos e parentes. As misturas se multiplicaram: moti com massa de chocolate, bolo de fruta, folheados.
 +
 +Os doces deixam qualquer ocidental impressionado. "Ainda que a técnica seja estrangeira, o visual, a cor e o contraste de sabores são bem japoneses", explica a chef-pâtissier Cristina Makibushi, que se especializou na fusão entre a pâtisserie ocidental e a confeitaria japonesa.
 +
 +No preparo do '''yogashi''' saem de cena ingredientes como o arroz [[moti]] e o feijão [[azuki]], mas permanecem as frutas da estação e o [[chá-verde]]. Os bolos são bastante úmidos - e é desejável que tenham um toque ácido ou frutado. Qualquer '''yogashi''' pode ser tomado com [[chá]], mas ele não faz parte da cerimônia milenar, em que são oferecidos os [[wagashi]]s.

Revisão de 11:51, 3 Setembro 2010

Yogashi.
Yogashi.
Yogashi.
Yogashi.

Yogashi ou yōgashi o doce japonês ocidentalizado.


A origem

"Os primeiros yogashis apareceram no Japão no século 16. Eram confeitos de açúcar ou balas e chamavam-se nambangashis", conta a japonesa nascida em Tóquio Saiko Yoneda, chef de confeitaria do D.O.M. "Depois da abertura do país, no final da era Edo, em 1868, a cultura ocidental invadiu o Japão, que até então tinha permanecido sem contato com o exterior."

Os yogashis viraram os doces de toda hora. Comida de rua, de vitrine e mimos para presentear amigos e parentes. As misturas se multiplicaram: moti com massa de chocolate, bolo de fruta, folheados.

Os doces deixam qualquer ocidental impressionado. "Ainda que a técnica seja estrangeira, o visual, a cor e o contraste de sabores são bem japoneses", explica a chef-pâtissier Cristina Makibushi, que se especializou na fusão entre a pâtisserie ocidental e a confeitaria japonesa.

No preparo do yogashi saem de cena ingredientes como o arroz moti e o feijão azuki, mas permanecem as frutas da estação e o chá-verde. Os bolos são bastante úmidos - e é desejável que tenham um toque ácido ou frutado. Qualquer yogashi pode ser tomado com chá, mas ele não faz parte da cerimônia milenar, em que são oferecidos os wagashis.

Ferramentas pessoais