Yogashi

De Nikkeypedia

Diferença entre revisões)
Revisão de 15:27, 2 Setembro 2010 (editar)
Suely (Discussão | contribs)

← Ver a alteração anterior
Revisão de 11:51, 3 Setembro 2010 (editar) (undo)
Suely (Discussão | contribs)

Ver a alteração posterior →
Linha 4: Linha 4:
 +== A origem ==
 +
 +"Os primeiros '''yogashis''' apareceram no [[Japão]] no século 16. Eram confeitos de açúcar ou balas e chamavam-se nambangashis", conta a japonesa nascida em [[Tóquio]] '''Saiko Yoneda''', chef de confeitaria do D.O.M. "Depois da abertura do país, no final da era [[Edo]], em 1868, a cultura ocidental invadiu o [[Japão]], que até então tinha permanecido sem contato com o exterior."
 +
 +Os '''yogashis''' viraram os doces de toda hora. Comida de rua, de vitrine e mimos para presentear amigos e parentes. As misturas se multiplicaram: moti com massa de chocolate, bolo de fruta, folheados.
 +
 +Os doces deixam qualquer ocidental impressionado. "Ainda que a técnica seja estrangeira, o visual, a cor e o contraste de sabores são bem japoneses", explica a chef-pâtissier Cristina Makibushi, que se especializou na fusão entre a pâtisserie ocidental e a confeitaria japonesa.
 +
 +No preparo do '''yogashi''' saem de cena ingredientes como o arroz [[moti]] e o feijão [[azuki]], mas permanecem as frutas da estação e o [[chá-verde]]. Os bolos são bastante úmidos - e é desejável que tenham um toque ácido ou frutado. Qualquer '''yogashi''' pode ser tomado com [[chá]], mas ele não faz parte da cerimônia milenar, em que são oferecidos os [[wagashi]]s.

Revisão de 11:51, 3 Setembro 2010

Yogashi.
Yogashi.
Yogashi.
Yogashi.

Yogashi ou yōgashi o doce japonês ocidentalizado.


A origem

"Os primeiros yogashis apareceram no Japão no século 16. Eram confeitos de açúcar ou balas e chamavam-se nambangashis", conta a japonesa nascida em Tóquio Saiko Yoneda, chef de confeitaria do D.O.M. "Depois da abertura do país, no final da era Edo, em 1868, a cultura ocidental invadiu o Japão, que até então tinha permanecido sem contato com o exterior."

Os yogashis viraram os doces de toda hora. Comida de rua, de vitrine e mimos para presentear amigos e parentes. As misturas se multiplicaram: moti com massa de chocolate, bolo de fruta, folheados.

Os doces deixam qualquer ocidental impressionado. "Ainda que a técnica seja estrangeira, o visual, a cor e o contraste de sabores são bem japoneses", explica a chef-pâtissier Cristina Makibushi, que se especializou na fusão entre a pâtisserie ocidental e a confeitaria japonesa.

No preparo do yogashi saem de cena ingredientes como o arroz moti e o feijão azuki, mas permanecem as frutas da estação e o chá-verde. Os bolos são bastante úmidos - e é desejável que tenham um toque ácido ou frutado. Qualquer yogashi pode ser tomado com chá, mas ele não faz parte da cerimônia milenar, em que são oferecidos os wagashis.