Yu-Gi-Oh!

De Nikkeypedia

Logo Yu-Gi-Oh!.
Logo Yu-Gi-Oh!.


Yu-Gi-Oh!|游☆戏☆王|Yū☆gi☆ō|Pequena Criatura das Trevas}} é uma multi-franquia japonesa que se iniciou com a série homônima de mangá criada por Kazuki Takahashi em 1996, que, mais tarde daria origem à outras mídias, como adaptações para anime e Trading Card Games.

Conteúdo

[editar] Mangás

Kazuki Takahashi.
Kazuki Takahashi.

[editar] Yu-Gi-Oh!

Revista Shonen Jump do Yu-Gi-Oh!.
Revista Shonen Jump do Yu-Gi-Oh!.

Lançado em de 1996, o mangá criado por Kazuki Takahashi foi um dos mais populares títulos da revista semanal Shonen Jump. O mangá inicialmente focaliza yugi que juntamente com a ajuda de do espirito do enigma do milenio (faraó do antigo Egito segundo o anime) usa jogos criados por ele mesmo para lutar contra vilões. Yugi também se envolve em desventuras junto com os seus amigos Joey Wheeler (Katsuya Jounouchi), Téa Gardner (Anzu Mazaki), e Tristan Taylor (Hiroto Honda). O mangá começa falando pouco sobre o jogo de cartas Magic and Wizards nos primeiros 7 volumes. Começando no oitavo volume, a saga do Reino dos Duelistas, o tema começa a se relacionar mais com o jogo de cartas.

Editora JBC publica Yu-Gi-Oh! no Brasil. Nomes da versão americana do anime são usados.

[editar] Yu-Gi-Oh! R

Yu-Gi-Oh!R.
Yu-Gi-Oh!R.

Ilustrado por Akira Itou, um dos ilustradores do mangá anterior, e supervisionado por Takahashi, Yu-Gi-Oh! R (遊☆戯☆王R) é um spin-off da franquia original de Yu-Gi-Oh!, com muitos dos mesmos personagens em uma nova história, entre a saga Battle City e a do Egito. O mangá foi publicado na revista V-Jump no dia 21 de Abril de 2004. O "R" significa Rebirth (Renascer).

[editar] Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX

Yu-Gi-Oh! GX.
Yu-Gi-Oh! GX.

A série de mangá Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX é uma adaptação para mangá do anime Yu-Gi-Oh! GX, ilustrado por Naoyuki Kageyama.



[editar] Séries de anime

[editar] Yu-Gi-Oh!

Predefinição:Ver artigo principal Produzido pela Toei Animation, é um anime de 27 episódios baseado nos volumes de 1 a 7 do mangá original Yu-Gi-Oh! , que não focaliza muito no Magic & Wizards. Não está conectado com Yu-Gi-Oh! Duel Monsters, mas é referido freqëntemente como a "primeira série" para distinguir da série seguinte. A Primeira fase retrata mais o lado sofrido de Yugi, onde não tem amigos e leva uma vida bastante monótona e sólitaria até encontrar e concluir o Enigma do Millennnio (Seenem Puzzle). Exibido pela primeira vez pela TV Asahi no dia 4 de Abril de 1998.


[editar] Yu-Gi-Oh! Duel Monsters

Yu-Gi-Oh! Duel Monsters.
Yu-Gi-Oh! Duel Monsters.

Conhecido simplesmente como "Yu-Gi-Oh!", Yu-Gi-Oh! Duel Monsters (遊戯王デュエルモンスターズ) é a série que introduziu Yu-Gi-Oh! para o Ocidente. Produzido pela Nihon Ad Systems, foi exibido pela primeira vez na TV Tokyo no dia 8 de Abril de 2000, e depois traduzido para mais de 20 idiomas e exibido em mais de 60 países. Baseado principalmente no mangá original Yu-Gi-Oh!, apartir do volume 8, a série terminou com 224 episódios.


[editar] Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX

Predefinição:Ver artigo principal

Predefinição:Nihongo, conhecido como "Yu-Gi-Oh! GX", é um anime spin-off de Yu-Gi-Oh!, com um novo protagonista, Judai Yuki (renomeado para Jaden Yuki nos EUA), e uma nova história que não foi baseado no mangá. Também produzido pela NAS, foi exibido pela primeira vez na TV Tokyo no dia 6 de Outubro de 2004. Yugi fez um aparição no primeiro episódio. O "GX" no título significa "Generation neXt" (geração seguinte). A série focaliza a vida em uma academia de duelistas, Duel Academy.


[editar] Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters

Predefinição:Ver artigo principal

Predefinição:Nihongo é uma série pequena de 12 episódios, lançada no Japão no dia 14 de Novembro. É parecida com Yu-Gi-Oh! The Movie - Pyramid of Light (Yu-Gi-Oh! O Filme - A Piramide de Luz). Encaixa-se antes do fim de Yu-Gi-Oh! Duel Monsters. Capsule Monsters envolve Yugi, Joey, Téa , Tristan, e o avô de Yugi Solomon dentro de um mundo onde Monstros de Duelo são reais. Eles encontram capsulas de monstros que eles podem usar para invocar monstros.


[editar] Yu-Gi-Oh! 5D's

Yu-Gi-Oh 5D's, outro spin-off, lançada no Japão no dia 6 de Abril de 2008. Em um futuro distante, o enredo foca-se no jovem Yusei Fudou, cujo a personalidade, fria e calculista, reflete em sua fama como "gênio dos duelos". Uma das principais características desta série são os duelos, agora realizados em motocicletas.


[editar] Filmes

[editar] Yu-Gi-Oh!

O primeiro filme de Yu-Gi-Oh! foi lançado no Japão. Produzido pela Toei Animation, tem duração de 30 minutos, exibido pela primeira vez no dia 6 de Março de 1999. Os personagens são do primeiro anime Yu-Gi-Oh!.

O filme é sobre um menino chamado Shougo Aoyama que é tão tímido para duelar mesmo tendo uma carta rara e poderosa no baralho, o lendário Dragão negro de olhos vermelhos. Yugi tenta despertar a coragem de Shougo no duelo contra Seto Kaiba, que planeja obter a carta rara de Shougo.

Atenção: Uma Carta Rara Que Aparece No Filme é a Find Rflection 2 (Passaro Refletor 2) Ele Reflete 2 x o numero de cards magic e trap utilizados no jogo sem sofrer Danos.

Alem disso quando é enviado ao graveyard(Cémiterio)Tem a habilidade de Voltar ao Jogo Como Find Phoenix Reflection 4 (Fenix Refletora 4) Que Reflete 4 x o Numero de magic card e trap card utilizadas no jogo Sem Sofrer Danos.

[editar] Yu-Gi-Oh! The Movie: Pyramid of Light

Yu-Gi-Oh! The Movie: Pyramid of Light, conhecido como "Yu-Gi-Oh! O Filme", foi lançado na América do Norte no dia 13 de Agosto de 2004. O filme foi desenvolvido especificamente para o Ocidente pela 4Kids baseado no sucesso da franquia Yu-Gi-Oh! nos EUA. Seus personagens são do anime Yu-Gi-Oh! Duel Monsters. No filme, Yugi enfrenta Anubis.

[editar] Jogos originais

Vários jogos fictícios no anime e mangá de Yu-Gi-Oh! foram adaptados em cartas, tabuleiros e video games.

[editar] Jogo de Cartas

Jogo de Cartas.
Jogo de Cartas.

A série de anime e mangá Yu-Gi-Oh! introduz o jogo de cartas original criado por Takahashi.

O jogo de cartas - cujo nome original é Yu-Gi-Oh! Trading Card Game e inspirado no card game "Magic the Gatherning" - é baseado em invocação de monstros e ativação de magias e armadilhas num duelo entre 2 oponentes. O duelo é oficialmente disputado pelo método "melhor de três" (1 Match), cada um possuindo 8000 LPs (Life Points, ou Pontos de Vida) e usando Decks (baralhos) de 40 a 60 cartas.

Yu-Gi-Oh! Trading Card Game.
Yu-Gi-Oh! Trading Card Game.

Vence o Match quem vencer 2 batalhas - seja reduzindo os Life Points (Pontos de Vida) do oponente a 0, ou quando o oponente não puder mais sacar cartas por ter seu Deck esgotado (resultando num "deckout").

Atualmente, existem dois tipos de duelos:

Tradicional: Neste formato de duelo, quase todas as cartas existentes desde a primeira coleção (Legend of Blue-Eyes Dragon) até a mais recente são permitidas para jogar - exceto cartas "banidas" conforme lista semestral publicada pela Konami (a empresa detentora dos direitos da marca "Yu-Gi-Oh!"). Normalmente, pessoas que jogam neste formato usam decks de First Turn Kill (onde não há chance de o oponente jogar se a estratégia do Deck tiver sucesso), One Turn Kill (onde o oponente tem seus Life Points reduzidos a 0 num mesmo turno) e decks com cartas limitadas e restritas.

Advanced: Neste formato, mais largamente utilizado nos torneios, há maior limitação das cartas permitidas para uso (algumas cartas são limitadas a 2 ou 1 por Deck). Por causa disto, aqui predominam os Decks baseados no controle da partida através da interrupção das investidas do oponente (ou "controle de campo") ou remoção de cartas.

Os campeonatos mais conhecidos e movimentados são os "Shonen Jump Championships", mas há outros tipos de campeonatos, como a "Pegasus League" (com regras próprias e variadas a cada torneio), "Sneak Preview" (torneios de Decks montados com a coleção mais recente) e "Dragon King" (com crianças até 12 anos).

[editar] Outros jogos

Vários outros jogos foram adaptados do mangá original:

  • Capsule Monster Chess (Capmon) — Jogo de miniaturas colecionáveis. Video game: Capsule Monster Coliseum
  • Monster World — um jogo de xadrez RPG. Video game: Monster Capsule GB (só existe em japonês)
  • Dungeon Dice Monsters (DDM), conhecido no mangá como Dragons Dice & Dungeons (DDD) — um jogo de tabuleiro cujo os quadrados são criados com faces de dados D6. Foi lançado como um jogo de cartas real, mas o jogo não é popular e novas figuras não são mais lançadas. Video game: Dungeon Dice Monsters.

[editar] Livros relacionados

Vários livros (não incluindo mangá) baseados no anime e mangá foram lançados dentro e fora do Japão:

Todos os livros abaixo foram publicados pela Shueisha, existem só em japonês.

  • Yu-Gi-Oh! (novela) - ISBN 4-08-703086-5, É uma novelização das duas primeiras partes do mangá original. A novela foi criada por Katsuhiko Chiba.
  • Yu-Gi-Oh! Official Card Game Duel Monsters Official Rule Guide — The Thousand Rule Bible - ISBN 4-08-782134-X, É um livro de regras e estratégias para o jogo oficial Monstros de Duelo.
  • Yu-Gi-Oh! Official Card Game Duel Monsters Official Card Catalog The Valuable Book (Catálogo oficial de cartas do jogo de cartas oficial Monsstros de Duelo, O livro valioso) - Essa é uma coleção de catálogos de cartas.
  • Yu-Gi-Oh! Character Guide Book - The Gospel of Truth (遊戯王キャラクターズガイドブック―真理の福音― Yūgiō Kyarakutāzu Gaido Bukku Shinri no Fukuin) (Livro Gui de personagens - O evangelho da verdade) - ISBN 4-08-873363-0, Esse livro é um guia de personagens relacionados ao mangá.

[editar] Jogos eletrônicos

Todos os jogos são produzidos pela Konami. A versão inglesa dos jogos geralmente usam nomes que a 4Kids colocou no anime, ao contrário do mangá americano da Viz que manteve os nomes originais japoneses.

  • Game Boy Advance
    • Yu-Gi-Oh! 7 Trials to Glory: World Championship Tournament 2005 (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters International 2)
    • Yu-Gi-Oh! Destiny Board Traveler (Yu-Gi-Oh! Sugoroku's Sugoroku)
    • Yu-Gi-Oh! Reshef of Destruction (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters 8: Reshef of Destruction)
    • Yu-Gi-Oh! World Championship Tournament 2004 (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters: Expert 3)
    • Yu-Gi-Oh! The Sacred Cards (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters 7: The Duelcity Legend)
    • Yu-Gi-Oh! Worldwide Edition: Stairway to the Destined Duel (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters 6: Expert 2, Yu-Gi-Oh! Duel Monsters International ~Worldwide Edition~)
    • Yu-Gi-Oh! Dungeon Dice Monsters
    • Yu-Gi-Oh! The Eternal Duelist Soul (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters 5: Expert 1)
    • Yu-Gi-Oh! GX Duel Academy (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters GX: Mezase Duel King!)
    • Yu-Gi-Oh! Ultimate Masters: World Championship Tournament 2006
  • Game Boy Color
    • Yu-Gi-Oh! Dark Duel Stories (website) (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters III: Tri-Holygod Advent)
  • GameCube
    • Yu-Gi-Oh! The Falsebound Kingdom
  • Nintendo DS
    • Yu-Gi-Oh! Nightmare Troubadour (Yu-Gi-Oh! Duel Monsters: Nightmare Troubadour)
    • Yu-Gi-Oh! Ultimate Masters World Championship 2007
    • Yu-Gi-Oh! GX: Spirit Caller
    • Yu-Gi-Oh! GX: Card Almanac
    • Yu-Gi-Oh! Ultimate Masters World Championship 2008
    • Yu-Gi-Oh! 5D's Stardust Accelerator: World Championship 2009
  • PC
    • Yu-Gi-Oh! Online (Yu-Gi-Oh! Online: Duel Evolution)
    • Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Joey the Passion
    • Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Kaiba the Revenge
    • Yu-Gi-Oh! Power of Chaos: Yugi the Destiny
    • Yu-Gi-Oh! KCVDS
    • Yu-Gi-Oh! YVD Online
    • Yu-Gi-Oh! Duel Monsters Online (BYOND Games)
  • PlayStation
    • Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories Yu-Gi-Oh! Duel Monsters: Forbidden Memories)
  • PlayStation 2
    • Yu-Gi-Oh! Capsule Monster Coliseum
    • Yu-Gi-Oh! The Duelists of the Roses (Yu-Gi-Oh! True Duel Monsters II: Succeeded Memories)
    • Yu-Gi-Oh! GX: Tag Force Evolution (versão européia de GX: The Beginning of Destiny)
    • Yu-Gi-Oh! GX: The Beginning of Destiny (versão norte-americana de Yu-Gi-Oh! GX: Tag Force
    • Yu-Gi-Oh! GX: Tag Force 2 e 3

Evolution)

  • Playstation Portable
    • Yu-Gi-Oh! GX: Tag Force
    • Yu-Gi-Oh! GX: Tag Force 2
    • Yu-Gi-Oh! GX: Tag Force 3
    • Yu-Gi-Oh! 5D's: Tag Force 4
  • Xbox
    • Yu-Gi-Oh! The Dawn of Destiny (Têm em Inglês)

Jogos existentes só em japonês:

  • Game Boy
    • Yu-Gi-Oh! Duel Monsters
  • Game Boy Advance
    • Yu-Gi-Oh! Duel Monsters 6 (Alguns elemetnos adicionados em Yu-Gi-Oh! The Eternal Duelist Soul)
  • Game Boy Color
    • Yu-Gi-Oh! Duel Monsters 4: Battle of the Greatest Duelist
    • Yu-Gi-Oh! Monster Capsule GB
    • Yu-Gi-Oh! Duel Monsters II: Dark Duel
  • Wii
    • Yu-Gi-Oh 5D's: Wheelie Breakers

[editar] Predefinição:Ligações externas

Predefinição:Yu-Gi-Oh!

Ferramentas pessoais