Go: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
Sem resumo de edição |
||
Linha 85: | Linha 85: | ||
{{esboço-jogos-tabuleiro}} | {{esboço-jogos-tabuleiro}} | ||
[[categoria:Cultura japonesa]] | |||
[[ja:囲碁]] | [[ja:囲碁]] |
Edição atual tal como às 22h07min de 31 de janeiro de 2008
Predefinição:Minidesambig Predefinição:Infobox JogosDeTabuleiro Go, Weiqi ou Baduk se trata de um jogo estratégico de soma zero e de informação perfeita para tabuleiro, em que duas pessoas posicionam pedras de cores opostas. Sua origem vem da antiga China, entre 2000 aC e 200 aC. O jogo é popular no leste da Ásia. O desenvolvimento do jogo pela internet aumentou muito a sua popularidade no resto do mundo. O nome Go se originou da pronúncia japonesa de um antigo caractere 碁 (go), mas o jogo é chamado de 囲碁 (igo) no Japão. Em chinês seu nome é 圍棋 (trad.) / 围棋 (simp.) (pronúncia-se wéiqí), e sua tradução significa "jogo de cercar (território)". Também é conhecido como 바둑 (Baduk) na Coréia.
É reconhecido como um jogo que envolve grande capacidade estratégica, tendo grande número de praticantes na Coréia, na China, no Japão, nos EUA e na Europa. Em outros lugares, como Brasil, é praticado basicamente pelos da diáspora asiática e curiosos.
História
Predefinição:Artigo principal O jogo de Go originou-se na China e suas primeiras referências conhecidas datam do século 6 a.C (548 a.C. ,Zuo Zhuan). Alguns estudiosos acreditam que o tabuleiro tenha evoluído de algum utensílio utilizado para marcar datas e épocas do ano. Uma lenda no entanto diz que o jogo foi criado como um instrumento do imperador Yao( 2337 - 2258 a.C.) para educar seu filho Danzhu, na disciplina, concentração e equilíbrio. Outros acreditam que o jogo tenha sido criado com propósitos divinatórios , para controle de enchentes ou ainda para simbolizar a ordem cosmológica. O jogo também teria sido usado por generais chineses para estabelecer estratégias de guerra.
O jogo foi introduzido no Japão em 735 d.C. por um monge budista chamado Kibi Dajin, e logo tornou-se popular entre as diversas classes sociais. No Japão o jogo tornou-se consistente e este país foi o primeiro a estabelecer um sistema de jogadores profissionais com rating e ranking. Em 1924 neste país foi fundada a Nihon Ki-in uma academia com caráter acadêmico e federativo voltado para a propagação do Go através de torneios e concessão de títulos aos jogadores.
Equipamento e características do jogo

O jogo de Go é jogado em um tabuleiro (goban) geralmente feito de madeira com 19 linhas interseccionadas com outras 19 linhas. Este é considerado o tabuleiro padrão e utilizado em jogos profissionais. Há um tabuleiro com formato 9x9 ( para iniciantes) e outro intermediário de 13x13.
As pedras utilizadas no jogo são geralmente pequenas peças chamadas de go-ishi feitas de vidro, conchas, pedras ou plástico, sendo 181 para as pretas e 180 para as brancas. Estas pedras devem ter o tamanho exato para serem colocadas na posição correta que é sempre na intersecção das linhas no tabuleiro. São acondicionadas em potes de onde são retiradas pelo jogador quando necessário.
Regras
Predefinição:Artigo principal A regra permite que caso os jogadores tenham níveis diferentes de habilidade, o jogo seja iniciado com determinado número de peças já posicionadas para o jogador menos experiente. Isto deixa a partida mais equilibrada. Em algumas regras as posições destas peças são pré-determinadas, ou seja o jogador mais inábil não pode escolher onde colocá-las, enquanto que noutras é-lhe dada essa escolha.
-
1
-
2
-
3
-
4
O tabuleiro de Baduk/Go, assim como todos os jogos de tabuleiro orientais e diferentemente do tabuleiro dos jogos populares no Ocidente, tem suas casas posicionadas na intersecção entre as linhas que formam os quadrados, e não nos próprios quadrados.
Durante o jogo, as peças não são movimentadas. Elas são apenas colocadas no tabuleiro, um jogador por vez. Porém, existe uma certa "noção" de movimento, uma vez que as pedras vão eventualmente sendo colocadas "em linha" para aumentar o domínio de um jogador sobre determinada região do tabuleiro.
As peças podem ser capturadas, caso sejam totalmente cercadas pelas peças do adversário, assim o jogo deve ser feito de modo a obter o máximo de território para si, e ao mesmo tempo posicionar-se de modo a se defender (impedindo que venha a ser capturado).
Existem duas regras de contagem para determinar a vitória: a japonesa e a chinesa. Elas diferem em pequenos detalhes, como o facto de se levar em conta também as peças capturadas, contar-se as casas dentro da região formada por suas peças, contando também ou não as casas ocupadas pelas suas peças etc. Apesar de as regras diferirem, o resultado do jogo geralmente é o mesmo tanto na regra japonesa como na chinesa.
Acredita-se que nenhuma partida de Baduk/Go foi repetida nenhuma vez. Isso pode ser verdade dado que em um tabuleiro 19x19, existem cerca de 3361×0.012 = 2.1×10170 posições possíveis, a maioria das quais são o resultado final de cerca de (120!) 2 = 4.5×10397 diferentes partidas sem capturas, resultando num total de 9.3×10567 jogos. Permitindo fazer capturas, então temos 10 elevado a (7,5 x 1048) partidas possíveis, a maioria das quais chegariam a ter 1.6×1049 movimentos! Só para fazer duas comparações, o número de posições legais no Xadrez é estimado entre 1043 e 1050, e os físicos estimam que não há mais do que 1090 prótons no universo inteiro visível.
Curiosidades
- No ano de 1998 foi criado no Japão um mangá, e posteriormente um anime conhecido como Hikaru no Go que serviu para popularizar o jogo entre os jovens.
- Embora criado na China e tenha se popularizado do Japão para o Ocidente, todos os últimos grandes campeões internacionais de Baduk/Go são coreanos.
- Os melhores servidores para jogar Baduk/Go online também são coreanos.
Predefinição:Links externos
- Aprenda a Jogar Go Interativamente Tradução para o português da página The Interactive Way To Go
- Aprenda a Jogar Go Página desenvolvida por Ricardo Alamino com as regras básicas, técnicas e um jogo exemplo sobre Go.
- Kiseido Go Server Jogue Go On-line
- GO ( BADUK ou WEICHI) no Brasil Página referência sobre Go, Federação brasileira de Go, tutoriais, campeonatos e etc.
- Associação Portuguesa de Go (A.P.Go) Página da Associação Portuguesa de Go
- Jogue Go e outros jogos. Não necessita de Java.
- GOBR História, artigos, regras, material de estudo a respeito deste jogo milenar.
- wikiwiki GO Brasil Página colaborativa com muito material, assim como a Wikipedia, onde jogadores ajudam se para melhorar e aprender.
- EstrategiGO Disponibiliza um breve histórico do GO, aulas sobre GO e outras informações sobre Go.
- eGoban Página com informações, eventos, curiosidades, equipamentos sobre o jogo de Go.
- FlyOrDie Go Jogar Go online
- Shibumi Pagina dedicada aos iniciantes que pretendem aprender as regras do jogo. Dispõe de vários programas para download, e de manual de regras com mais de 50 paginas.
- GoBras Uma das mais antigas paginas de GO em portugues, tem alguns links legais, inclusive um tabuleiro em .pdf p/ imprimir, dicas de sites p/ download de livros e um manual de regras com mais de 50 paginas.
- FICGS Correspondence Chess and Go Server