Bunraku
De Nikkeypedia
Revisão de 22:56, 2 Março 2011 (editar) Suely (Discussão | contribs) ← Ver a alteração anterior |
Revisão de 22:57, 2 Março 2011 (editar) (undo) Suely (Discussão | contribs) Ver a alteração posterior → |
||
Linha 6: | Linha 6: | ||
[[Image:Bunraku1.jpg|left|frame|Bunraku.]] | [[Image:Bunraku1.jpg|left|frame|Bunraku.]] | ||
O '''bunraku''' também é chamado [[ningyo]] '''joruri''', um nome que remete a sua origem e essência. [[Ningyo]] quer dizer "boneco" e '''joruri''' designa um tipo de narração dramática cantada, acompanhada pelo [[shamisen]], um instrumento musical de três cordas. | O '''bunraku''' também é chamado [[ningyo]] '''joruri''', um nome que remete a sua origem e essência. [[Ningyo]] quer dizer "boneco" e '''joruri''' designa um tipo de narração dramática cantada, acompanhada pelo [[shamisen]], um instrumento musical de três cordas. | ||
- | + | [[Image:Bunraku2.jpg|center|frame|Bunraku.]] | |
Paralelamente ao [[kabuki]], o '''bunraku''' desenvolveu-se como uma parte da vibrante cultura mercantil do [[período Edo]] (1600-1868). | Paralelamente ao [[kabuki]], o '''bunraku''' desenvolveu-se como uma parte da vibrante cultura mercantil do [[período Edo]] (1600-1868). | ||
Revisão de 22:57, 2 Março 2011
O bunraku, teatro de bonecos profissional, foi criado ao longo dos séculos XVII e XVIII no Japão.Ao lado do kabuki, do nô e do kyogen, é considerado uma das modalidades do teatro clássico japonês.
O termo bunraku vem de Bunraku-za, nome do único teatro comercial do gênero, que se manteve até a era moderna.
O bunraku também é chamado ningyo joruri, um nome que remete a sua origem e essência. Ningyo quer dizer "boneco" e joruri designa um tipo de narração dramática cantada, acompanhada pelo shamisen, um instrumento musical de três cordas.
Paralelamente ao kabuki, o bunraku desenvolveu-se como uma parte da vibrante cultura mercantil do período Edo (1600-1868).
Apesar do uso de bonecos, não é um espetáculo para crianças. Muitas de suas peças mais famosas foram escritas pelo maior dramaturgo japonês, Chikamatsu Monzaemon (1653-1724). A encenação com bonecos tão refinados requer manipuladores de notável habilidade, treinados ao longo de muitos anos.