Sumô

De Nikkeypedia
Revisão de 17h02min de 16 de agosto de 2010 por Kheljudo06 (discussão | contribs)

Sumô (相撲 sumō em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular (土俵 dohyō) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.


O sumô é um esporte muito popular no Japão. Todos os seis torneios anuais são transmitidos ao vivo pela tv, podendo também serem assistidos indo-se ao estádio, quase sempre lotado de fãs do esporte.

Sumotori Konishiki





Este é um esporte profissional e seus lutadores são muito famosos e queridos pelos japoneses. Alguns, continuam fazendo sucesso mesmo depois de se aposentarem. Um exemplo disso é o do Sumotori Konishiki, um havaiano que devido ao seu carisma, após se afastar do Sumô acabou virando apresentador de um programa infantil.

Sobre o Ringue

土俵 dohyō (ringue)

O local onde são disputadas as lutas é uma espécie de ringue, mas que em nada lembra os do Box. Ele é basicamente uma plataforma quadrada feita de barro com um círculo de fardos de palha de arroz em seu centro, dentro do qual se realizam as lutas. Suspenso acima do ringue, uma espécie de telhado que lembra um templo xintoísta, completa o cenário.

Estrutura 土俵 dohyō (ringue)


Hierarquia

A hierarquia dos praticantes de sumô organiza-se por meio dos seguintes grupos (em ordem decrescente):

Apenas os rikishi das duas categorias superiores recebem salários.

Uma luta de sumô (Ozeki Kaio contra Tamanoshima (Maio de 2005).
Gyoji (árbitro) com gunbai (leque).

Predefinição:Ver também

Predefinição:Commons

Predefinição:Links externos

ja:相撲