Sumô
De Nikkeypedia
Sumô (相撲 sumō em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas rikishi competem num ringue círculocircular 土俵 dohyō onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.
O sumô é um esporte muito popular no Japão. Todos os seis torneios anuais são transmitidos ao vivo pela tv, podendo também serem assistidos indo-se ao estádio, quase sempre lotado de fãs do esporte.
Conteúdo |
Grau hierárquico
Yokozuna
Yokozuna é o título dado ao sumotori (lutador de sumô) que alcançou o grau mais alto do tradicional esporte japonês. Um sumotori para se tornar um Yokozuna deve, antes, passar pelos graus de Jonokuchi, Jonidan, Sandan-me, Makushita, Juryo, Maegashira, Komusubi, Sekiwake e Oseki. Poucos conseguem chegar ao grau de Oseki ("grande lutador" em japonês). Um Oseki é promovido a Yokozuna quando consegue ser campeão em dois torneios consecutivos e se for aprovado pelo comitê de julgamento da Associação Japonesa de Sumô (Nihon Sumo Kyokai em japonês). São realizados 6 torneios por ano no Japão: 3 em Tokio, 1 em Osaka, 1 em Fukuoka e outro em Nagoya. Cada torneio tem a duração de 15 dias, em que os sumotoris lutam entre si. Aquele que tiver o maior número de vitórias é sagrado campeão do torneio.
O atual Yokozuna é o mongol Hakuho.
Ozeki
A promoção de um lutador de Ozeki é um processo multi-torneio. Um lutador na categoria de sekiwake serão considerados para a promoção, se ele alcançou um total de pelo menos 30 vitórias ao longo dos três últimos torneios, incluindo 10 ou mais vitórias no torneio acabou de concluir. Promoção é discricionária e não há e rápida regras duras, apesar de um recorde do torneio três dos 33 prêmios é considerado uma garantia de perto. Outros fatores para a promoção inclui tangíveis, tais como ganhar um torneio ou derrotar Yokozuna, bem como a total coerência Rikishi o, valentia e qualidade de sumo, por exemplo, um registro de manobras ilegais ou dependência de determinadas técnicas esquivando contaria contra a dignidade esperado de um Ozeki.
Promoções são recomendados pela Divisão de Julgamento do Conselho de Administração da Associação Japonesa de Sumô. Se é uma primeira promoção ao posto de membro do Conselho de Administração será formalmente visite o lutador de estável para informar o novo Ozeki de sua promoção. O Ozeki geralmente fará um discurso nesta ocasião, prometendo fazer o seu melhor para defender a dignidade da categoria.
Durante o período Edo, wrestlers muitas vezes fizeram suas estréias como Ozeki com base no tamanho sozinho, embora a sua competitividade real não foi testado ainda. O sistema foi chamado de Clientes Ozeki (看板大关 (kanban Ozeki?)). Naturalmente, a maioria delas já desapareceu do Banzuke logo depois, mas alguns wrestlers, nomeadamente Tanikaze Kajinosuke, manteve-se como lutadores de verdade.
Sekiwake
Ela representa o mais alto posto um lutador pode conseguir continuamente fazendo um kachikoshi maioria das vitória em torneios. Promoção para sekiwake depende tanto de um espaço que está disponível, o que é bastante comum, ou que tenham um registo no torneio anterior, que é muito convincente, normalmente 05/10 ou melhor como um komusubi. Existem critérios de promoção especial para o posto imediatamente superior de ozeki. Ao contrário dos cargos mais elevados da ozeki e Yokozuna, um vai perder o posto imediatamente depois de ter um makekoshi torneio mais derrotas que vitórias. Para muitos propósitos, assim como a komusubi rank são tratados em conjunto como o júnior san'yaku fileiras, ao contrário ozeki e Yokozuna. Por exemplo, registros do número de torneios no ranking júnior san'yaku são frequentemente referidos em publicações de sumô. Para chegar a esta classificação wrestlers os benefícios são semelhantes ao de um komusubi. O salário é superior ao de um maegashira e também lutador é geralmente chamado a comparecer para acompanhar o presidente da Associação de Sumo durante os discursos que ele faz no dia de abertura e fechamento dos torneios de quinze dias que são realizadas seis vezes por ano. Ele também pode ser chamado a representar os lutadores em nome da Associação de Sumo de outros eventos, especialmente se o número de ozeki e Yokozuna é baixa. Se este é o mais alto nível atinja um lutador, mesmo que seja apenas para um torneio, ele será sempre referida como "ex-sekiwake (nome do anel)" após sua aposentadoria, que é um indicador de uma carreira bem sucedida de sumô, enquanto não alcançar os padrões excepcionais de mais duas fileiras. A qualquer momento deve haver um mínimo de dois lutadores classificados em sekiwake. Se as circunstâncias o exigirem, este pode subir normalmente a três ou quatro. O período mínimo de dois exigência significa que uma certa dose de sorte pode levar a wrestlers alcançar este posto na ocasião, se o desempenho de outros lutadores não deixa candidatos óbvios para preencher o posto. Este factor sorte é menos comum do que é para komusubi promoções.
Komusubi
É também o mais baixo nível, onde conseguir um kachikoshi (ou a maioria das vitórias) não é mais suficiente para garantir a promoção de uma maior pontuação. Promoção ao posto imediatamente superior, sekiwake, depende tanto de um espaço que está disponível, o que é bastante comum, ou que tenham um registo no torneio anterior, que é muito convincente, normalmente 05/10 ou melhor.
Para muitos propósitos, assim como a sekiwake rank são tratadas em conjunto, como as fileiras san'yaku júnior, ao contrário ozeki e Yokozuna, onde a promoção critérios rigorosos extremamente existe. Registros do número de torneios no ranking júnior san'yaku são frequentemente referidos em publicações sumo porque estas duas fileiras são tão difíceis de manter.
Para chegar a esta classificação wrestlers os benefícios estão um aumento salarial e também aparecendo para acompanhar o presidente da Associação de Sumo durante os discursos que ele faz no dia de abertura e fechamento dos torneios oficiais, realizada seis vezes por ano. Ele também pode ser chamado a representar os lutadores em nome da Associação de Sumo de outros eventos, especialmente se o número de ozeki e Yokozuna são baixos. Se este é o mais alto nível atinja um lutador, mesmo que seja apenas para um torneio, ele será sempre referida como "antigo anel (nome komusubi)" após sua aposentadoria, que é um indicador de uma carreira de sucesso bastante sumo.
A qualquer momento deve haver um mínimo de dois lutadores classificados como komusubi. Se as circunstâncias o exigirem isso pode aumentar, normalmente em três ou quatro. O período mínimo de dois exigência significa que uma certa dose de sorte pode levar a wrestlers alcançar este posto na ocasião, se o desempenho de outros lutadores não deixa candidatos óbvios para preencher o posto.
Komusubi é amplamente considerada como uma posição difícil de sustentar, como lutadores nessa categoria são susceptíveis de enfrentar todos os ozeki e Yokozuna na primeira semana do torneio, com um yokozuna normalmente marcada para o dia de abertura. Komusubi face principalmente maegashira na segunda , mas muitas vezes os lutadores nova semana para a classificação são tão desmoralizado por este ponto que perder estes jogos também. Poucos homens fazendo suas komusubi estréia retornar um kachi-koshi pontuação ou ganhar.
Antes da Segunda Guerra Mundial, houve vários casos de komusubi imediatamente avançando para ozeki depois de quase ganhar um torneio, mas não houve ocorrências dessa desde então.
Maegashira
Todos os makuuchi lutadores que não são classificados em san'yaku são classificados como maegashira, a partir de um de cima para baixo. Em cada posto há dois wrestlers, o maior classificado é designado como "leste" e outro como "ocidental".
O número de lutadores em makuuchi é fixo (a 42 desde 2004) mas o número em san'yaku não é. Assim, o número de maegashira fileiras pode variar, mas geralmente é entre 15 e 17. Isto dá uma makuuchi divisão divisão de cerca de 10 san'yaku e 32 maegashira..
Movimento no maegashira fileiras podem ser menores ou extremos, dependendo do lutador de uma pontuação de 15 no torneio de luta anterior. Por exemplo, um maegashira-2 que tem um registro de 8-7 só poderia ser promovida a um nível maegashira-1 para o próximo torneio. Inversamente, uma maegashira-14 que ganha o campeonato da divisão poderia ser promovida tão alto quanto komusubi. Na verdade, esta ocorreu em Março de 2000, quando Takatoriki do estável Futagoyama ganhou o campeonato com um recorde de 13-2.
Maegashira classificado ou inferior a 5 é provável que só lutam entre si, enquanto que aqueles classificados maegashira 4 ou acima são susceptíveis de ter várias partidas contra sanyaku lutadores, incluindo ozeki e Yokozuna. Quando um maegashira derrota um Yokozuna, é chamado de kinboshi e ele será recompensado monetariamente para a vitória para o resto de sua carreira.
Vestuário
Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas", o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes.Rituais
Devido às suas origens, o Sumo é cercado por uma série de rituais que antecedem o início do torneio, bem como de cada luta. A mais impressionante é sem dúvida a do início do torneio, onde os yokozuna ( grandes campeões), vestindo uma roupa cerimonial, faz os movimentos de abertura de perna, elevando uma delas e batendo com o pé no chão. Em seguida, com as pernas afastadas ao máximo uma da outra, o sumotori começa lentamente a se levantar fazendo movimentos com os pés, até unir ambas as pernas. Um exemplo da tremenda força e elasticidade que esse esporte requer e que os sumotoris possuem. Outro ritual é feito pelo juiz antes da luta para consagrar o ringue, despejando-se saquê sobre ele. Há ainda aquele que o sumotori faz antes das lutas, jogando sal sobre o ringue, com o intuito de purificá-lo.Até os gestos e as posições assumidas antes das lutas fazem parte do ritual.
As lutas
Quem for ver uma luta de Sumo achando que será demorada e violenta como as de Box, com socos, nocautes e algum (e às vezes muito) sangue por exemplo, irá se decepcionar. As lutas são muito rápidas e emocionantes, algumas decididas no primeiro golpe. As mais demoradas dificilmente chegam a 15 segundos, embora eu já tenha visto lutas com duração de quase 1 minuto, o que geralmente deixa a torcida eufórica. Perde quem for derrubado ou jogado pra fora do ringue pelo oponente, pisar fora do ringue, tocar o chão com qualquer outra parte do corpo (que não seja os pés, é claro) . Se ambos lutadores caírem, aquele que tocou o chão primeiro será o perdedor. Quanto à esse último, ocorreu-me que não deve ser nada saudável estar na primeira fila assistindo, onde volta e meia um dos sumotoris acaba caindo... Também diferentemente do Box, não há categorias referentes ao peso, embora para ingressar no esporte haja exigências quanto a altura. Lembro-me de um caso que vi na tv japonesa em que um sumotori conseguiu ingressar no sumo porque na época em que lhe foi medida a altura, acabou passando graças ao topete que usava. Não era grande, mas foi o suficiente para dar-lhe os centímetros que faltavam. Acabou tornando-se um dos mais famosos do Japão embora, perdoem-me o lapso de memória, acabei por esquecer seu nome.Uma gafe lamentável eu sei, mas cuja curiosidade eu não poderia deixar de citar.
Os torneios
Cada torneio tem a duração de 15 dias cada um e geralmente começam em um domingo. Conhecidos como sumo-basho, esses eventos ocorrem na parte da tarde, sendo que os combates iniciais são feitos pelos lutadores de categorias inferiores, ficando a categoria principal por último. No torneio que ocorre em maio na cidade de Tokyo, geralmente conta com a presença do imperador. Ainda em Tokyo, o local onde ocorrem esses eventos (nos meses de janeiro, maio e setembro) é o Ginásio Nacional de Sumo, na cidade de Ryogoku.Treinamentos
Geralmente ao se falar de uma arte marcial ou esporte, a pergunta que nos vem à mente é: Como e quando essas pessoas iniciam nesse determinado esporte? No caso dos sumotoris a resposta é: Não tão cedo como costuma ser nos outros esportes, uma vez que os iniciantes no Sumo iniciam a praticá-lo por volta dos seus 15 anos ao ingressar em uma Academia de Sumo conhecida como Beya. O dia-a-dia numa Beya é extremamente rigoroso e cansativo, seguindo um padrão de hierarquia que vai dos mais novos até os mais velhos. Cabe aos iniciantes cuidar dos afazeres na Beya, como por exemplo cozinhar, arrumar e fazer faxina. Os iniciantes também tem como missão servir aos mais velhos. Por exemplo, quando um sumotori mais velho está se aprontando para uma luta, um mais novo penteia-lhe os cabelos. Por volta do meio-dia é servido aos lutadores um enorme cozido chamado de chanko-nabe, a única refeição de grande teor alimentar de todo o dia. Os horários de treinamento variam de acordo com a antigüidade: o dos mais velhos começa por volta das seis da manhã. Já o dos mais novos começa bem antes, por volta das quatro horas. Ao ingressar numa Beya, os praticantes podem ficar sem ter contato direto com seus parentes ou voltar pra casa durante anos seguidos, devido à dedicação necessária cobrada de cada um para seguir na carreira.Predefinição:Links externos