Hakuho

De Nikkeypedia

Conteúdo

[editar] Hakuho - Sho

Hakuho 5ºYokozuna estrangeiro.
Hakuho 5ºYokozuna estrangeiro.
Hakuho Shō (白鹏翔?, nascido em 11 março de 1985 como Mönkhbatyn Davaajargal, mongol: Мөнхбатын Даваажаргал) é um profissional sumô wrestler (Rikishi) de Ulan Bator, na Mongólia. Fazendo sua estréia em março de 2001, ele atingiu o topo makuuchi divisão maio 2004. Em 30 de maio de 2007 na idade de 22 ele se tornou o segundo nativo da Mongólia, eo quarto não-japonesa em geral, para ser promovido ao posto mais alto em sumo, Yokozuna. Ele ganhou quinze Yusho campeonatos ou torneios até à data. Em 2009, ele quebrou o recorde de mais vitórias em um ano, ganhando 86 dos 90 episódios. Ele se tornou o único ativo Yokozuna em 2010, após a aposentadoria de seu rival e companheiro mongol Asashoryu.

[editar] Início da Carreira

Como muitos de seus compatriotas no sumô profissional, Hakuho pertence a uma família no wrestling Mongolian tradição. Seu pai Jigjidiin Mönkhbat ganhou uma medalha de prata no freestyle wrestling no Jogos Olímpicos de 1968,[1] e manteve a mais alta classificação no wrestling mongol ", Darkhan Avarga" (que significa "Invincible Giant"), que é o equivalente mongol de Yokozuna. Davaajargal não têm, contudo, nenhum treinamento formal em mongol wrestling si mesmo, como seu pai queria que ele tentar outros esportes, e ele se concentrou em basquete como uma criança em seu lugar. No entanto, em uma idade adiantada, ele seria visto lendo revistas de sumo, e quando seu pai lhe perguntou por que ele gostava tanto de sumô, ele respondeu dizendo que queria ser tão grande como um lutador de sumô um dia. Naquela época ele foi considerado abaixo da média em tamanho. Ele veio ao Japão em outubro de 2000, quando ele tinha quinze anos, convidado pelo pioneiro da Mongólia Rikishi Kyokushūzan. Pesando apenas 62 kg (140 lb), sem formação de sumô estável (heya) foi preparado para aceitá-lo. Ouvindo isto, perguntou Kyokushūzan heya mestre Miyagino Oyakata para interceder e foi aceito para Davaajargal Miyagino estável no último dia de sua estada de dois meses no Japão, 24 de dezembro de 2000. Ele foi dado o nome de anéis (shikona) Hakuho, com Haku significa "branco" e hō, significando que a ave mitológica chinesa Peng. Seu nome anel foi nomeado após o ex- Yokozuna Taiho Hakuho fez sua estréia profissional no torneio de Março (honbasho), em Osaka , em 2001. Apesar de não ter experiência anterior wrestling, como seu peso aumentado de forma constante, ele subiu no ranking, alcançando a segunda maior Juryo divisão em janeiro de 2004, e no topo makuuchi divisão de maio do mesmo ano. Em sua divisão torneio de alto primeiro muito, ele marcou doze vitórias contra três derrotas e foi concedido um prêmio especial (Sansho) para Fighting Spirit. Ele também teve grande sucesso nos torneios seguintes, ganhando uma estrela de ouro (kinboshi) para derrotar Yokozuna Asashoryu em Novembro de 2004, ainda no menor makuuchi posto de maegashira. Este torneio também viu terminar como vice-campeão pela primeira vez. Ele conseguiu uma rápida promoção ao posto de komusubi em janeiro de 2005 e sekiwake um torneio só mais tarde. Seu progresso foi adiada por uma lesão que o obrigou a tirar uma licença (zen-kyu) a partir de Nagoya torneio em 2005. Ozeki promoção foi em março de 2006 depois do recorde de 13-2, que incluiu uma partida de desempate para o campeonato (que perdeu para Asashoryu) e também lhe rendeu dois prêmios especiais para um excelente desempenho e técnica. Isto deu-lhe um registro torneio de três de 35 vitórias contra dez derrotas. Sua promoção foi confirmada apenas poucas semanas depois de seu primeiro aniversário de vinte anos, tornando-se o lutador mais jovem a chegar quarta Ozeki na história moderna de sumô.


[editar] Ozeki

Em seu primeiro torneio como Ozeki maio 2006, com Asashoryu ausente, Hakuho ganhou seu primeiro campeonato (Yusho) com um registro de 14-1, derrotando Miyabiyama em outro playoff. Depois de um desempenho forte (13-2), em julho, na qual ele terminou como vice-campeão de Asashoryu eo derrotou no último dia, Hakuho flertou com a promoção de Yokozuna, , mas um pobre uncharacteristically 07/08 mostrando em setembro arquivado tais esperanças iniciais. um ferimento sofrido em formação impediu de participar no torneio de Novembro, colocando-o em risco de rebaixamento (kadoban) em janeiro de 2007, quando ele marcou um respeitável dez vitórias em seu retorno aos ringues.

[editar] Promoção a Yokozuna

Yokozuna Hakuho, cerimonial
Yokozuna Hakuho, cerimonial
Em março de 2007 Hakuho ganhou seu segundo campeonato em Osaka e um terceiro campeonato no próximo torneio muito em maio, com um recorde de 15-0 perfeito. Ganhar dois campeonatos consecutivos satisfaz o facto de requisitos mínimos para promoção à nível mais alto em sumo. No dia seguinte do torneio, o Yokozuna deliberação do Conselho recomendou, por unanimidade sua promoção ao Yokozuna que foi formalmente anunciada pela Associação de Sumô do Japão em 30 de maio de 2007. Ele realizou seu anel a entrar cerimónia inaugural (dohyo-iri) no Santuário Meiji (no estilo usado Shiranui menor), em 01 de junho. Ele realizou a cerimônia no Kokugikan durante a cerimônia de aposentadoria Kyokushūzan (shiki-danpatsu) em 02 de junho.

[editar] Yokozuna

[editar] 2007

O primeiro torneio Hakuho como Yokozuna foi em julho de 2007. Sua partida 25 raia de vencimento foi levada para um final de Kotomitsuki no dia 10, e mais perdas para Kotooshu e Chiyotaikai colocá-lo fora da disputa pelo título. Ele terminou o torneio com um registo de 11-4. O primeiro Campeonato Hakuho como Yokozuna veio em setembro de 2007 com um recorde de 13-2, triunfando sobre Chiyotaikai no último dia. Fellow da Mongólia Kyokutenhō foi vice-campeão neste basho. Seu segundo título como Yokozuna, e quinto no geral, veio no torneio seguinte, em novembro, com uma pontuação de 03/12. Ele perdeu a Kotomitsuki no último dia, mas o campeonato já tinha sido decidida no início do dia quando seu adversário apenas Chiyotaikai retirado devido a uma lesão. Sua yokozuna Asashoryu rival perdeu ambos os torneios por causa de suspensão. Hakuho joga Dejima no torneio janeiro 2008


[editar] 2008

Em janeiro 2008 do torneio, enfrentou o Asashoryu retornando no dia final com ambos os lutadores com uma pontuação 13-1. Em um ataque que durou quase um minuto, Hakuho derrotado Asashoryu, ganhando seu sexto campeonato com um recorde de 14-1. Em Março de 2008 do torneio as duas yokozuna reuniram-se novamente para decidir o título e este Asashoryu tempo começou a sua vingança, com Hakuho terminando como vice-campeão. Em Maio de 2008 do torneio, ele venceu seu primeiro nove ataques consecutivos. No dia 10, no entanto, ele perdeu a Ama , pela quarta vez nas últimas cinco reuniões, ferindo seu tornozelo no processo. Após perdas Kotooshu (o vencedor do torneio) e Kotomitsuki colocá-lo fora da disputa pelo campeonato. Ele terminou em 04/11, perdendo para Asashoryu no dia final em uma partida que causou polêmica depois que os dois yokozuna quase chegou às vias de fato quando Asashoryu Hakuho deu um empurrão extra após o ataque terminou. Ambos os lutadores receberam um aviso sobre a sua conduta pela Associação Japonesa de Sumô. Em julho de 2008, ele ganhou o seu sétimo campeonato sem um sério desafio, garantindo a vitória no dia 13: a primeira vez que isso havia sido alcançado desde janeiro de 2005. Ele terminou o torneio invicto, seu segundo zensho-Yusho. Apesar de ter perdido no quinto dia do torneio de setembro, ele ainda dominava todos os outros adversários e garantiu mais um campeonato no dia 14. Ele terminou o torneio com um recorde de 14-1. No torneio de Novembro, Hakuho perdeu sua luta de abertura Aminishiki e sua luta dia 12 de Ama, ambos os oponentes vindos de Isegahama estável. Ambos Hakuho Ama e terminou com um recorde de 13-2 eo eventual "play-off foi ganho por Hakuho, entregando-lhe o seu Yusho quarta da temporada ea nona no total.

[editar] 2009

Em janeiro 2009 torneio Hakuho Asashoryu derrotado no último dia de sua primeira reunião, desde maio, entregando seus colegas yokozuna sua primeira derrota do torneio e deixando os homens com idêntica 14-1 registros. Hakuho foi, porém, derrotado na eliminatória seguinte. Hakuho Asashoryu novamente derrotado no torneio de março, desta vez, tampando fora de um campeonato invicto 15-0, seu terceiro zensho-Yusho e seu décimo campeonato geral. Em maio, ampliando sua série de vitórias de 33 lutas regulamento, o melhor desde Asashoryu de 35 em 2004, até que ele foi derrotado por Kotooshu no dia 14. Ele se recuperou ao bater Asashoryu no dia 15 para terminar em 14-1, mas perdeu o combate ao playoff Harumafuji que reivindicou seu primeiro campeonato. Em julho, ele ganhou o seu décimo primeiro campeonato, terminando à frente de uma vitória Kotooshu com outra pontuação 14-1. Ele quase arrancou seu décimo segundo campeonato no torneio de Setembro seguinte. Uma vitória atrás Asashoryu para a maioria do torneio depois de ter afastado o seu primeiro kinboshi em um ano (para Shōtenrō) forçou um desempate por bater o seu rival no último dia, mas depois perdeu no playoff ataque bem sucedido. Este era um cenário muito semelhante à sua perda de Asashoryu no torneio de Janeiro anterior. Independentemente de essa perda, ele ainda conseguiu se tornar o primeiro makuuchi wrestler a vencer catorze ou mais episódios em cinco torneios consecutivos. Ele também se tornou o primeiro lutador que nunca perde três makuuchi playoffs em um ano. Após o torneio, ele foi diagnosticado com uma lesão no ligamento do cotovelo esquerdo, mas a cirurgia não era necessária.

Em 28 de novembro, o décimo quarto dia do Basho Kyushu, fechou seu Campeonato XII e quebrou em 2005 recorde Asashoryu para a maioria dos acessos conquistados em um ano calendário, que ficou em 84. Ele derrotou Asashoryu no dia seguinte para garantir a sua quarta carreira zensho Yusho e definir o seu total recorde de 2009, 86 vitórias. Esta foi também a sua décima quarta consecutiva Yusho ou jun-Yusho vencedor (ou vice-up) de desempenho, outro recorde.

[editar] 2010

No torneio de abertura do ano Hakuho 30 bout a raia de vencimento foi encerrado por Baruto no dia 7, e ele sofreu derrotas consecutivas para ozeki Harumafuji e Kaio Márcio nos dias 12 e 13 para conceder o título de Asashoryu pelo dia 14. Ganhou algum consolo batendo seu yokozuna rival direto para a sétima vez nos ataques regulamento sobre o último dia para terminar o torneio em 03/12. Hakuho expressou seu choque com a aposentadoria de Asashoryu, em Fevereiro, na sequência de alegações seus companheiros yokozuna tinham assaltado um homem em uma briga, fora de uma boate durante o torneio anterior. Lutando contra as lágrimas, ele disse: "Eu não quero acreditar. Tive a honra de lutar na era igual a ele." Ele venceu o torneio de Osaka em março com um recorde de 15-0 perfeito, sua pontuação invicto quinto e décimo terceiro campeonato em geral. Após sua vitória, ele falou sobre a pressão extra que agora ele estava solitário yokozuna de sumo e seu alívio com a vitória. Hakuho rematou o seu décimo quarto campeonato em maio pelo Dia 13 (seus primeiros Yusho ganhar desde julho de 2008) e passou a gravar seu sexto zensho-Yusho, a primeira vez que ele conseguiu isso em torneios consecutivos. Com a vitória, ele igualou o número de Yusho venceu por Yokozuna Wajima, e para comemorar isso, ele passou a usar a marca registrada de ouro Wajima colorido mawashi. Em julho de 2010, uma comissão especial rever a extensão do jogo ilegal no sumo revelaram que tinham apostado Hakuho várias dezenas de milhares de ienes em hanafuda jogos de cartas japonês com seus companheiros lutadores duas vezes por ano ou assim. No entanto, o painel disse que não seria punido, pois não foi considerada uma infracção grave. Ele, no entanto apareceu junto com outros cerca de 80 lutadores em uma entrevista coletiva e pediu desculpas aos fãs de sumô para suas ações. Sobre o 14 º dia do torneio de Nagoya, ele ganhou seu consecutivos bout 46, superando em 45 Taihō, atrás apenas Chiyonofuji's 53 e Futabayama's 69, na era moderna. Ele conquistou o seu décimo quinto Yusho no mesmo dia, e no dia da final, ele garantiu o seu terceiro recorde consecutivo 15-0, o primeiro lutador a conseguir tal feito. No entanto, ele não recebeu o Emperor's Cup ou qualquer outro troféu, como a Associação de Sumo decidiu retirar-lhes, em resposta ao escândalo de apostas.[28] Hakuho, comentou: "Espero que não teremos um torneio como este nunca mais."

[editar] Estilo de luta

Hakuho
Hakuho
Hakuho tem um estilo simples, mas eficaz, uma reminiscência de Yokozuna Takanohana. Ele emprega principalmente yotsu-sumo ou técnicas de luta em vez de empurrar. Ele diz que não tem um favorito especial ou kimarite, e que "a única coisa que eu sou muito bom em se yorikiri (força-out) ". Esta técnica, a mais comum kimarite em sumo, é usada por Hakuho para ganhar 28% de seus jogos. Ele favorece a yotsu-migi posição, ou seja, a mão direita está dentro e sua mão esquerda está fora do adversário braços, e ele tornou-se famoso por sua mão esquerda fora do aperto. Ele também regularmente emprega -nage uwate, ou com o braço exterior jogar. Enquanto os jornalistas estrangeiros reunidos em abril de 2009 Hakuho disse que estava estudando as técnicas dos 35 Yokozuna Futabayama, um lutador a quem ele admira muito, em particular a sua abordagem para o tachi-ai ou carga inicial.







[editar] Família

Yokozuna Hakuho, esposa e filha
Yokozuna Hakuho, esposa e filha
Em fevereiro de 2007 Hakuho se casou com uma estudante universitária de 22 anos anos em Tóquio, depois de um relacionamento de três anos. O casal recebeu uma filha em maio de 2007 e um filho em setembro de 2007. A cerimônia de casamento teve lugar no Santuário Meiji.
Ferramentas pessoais