National Kid

De Nikkeypedia

Revisão de 18:44, 7 Outubro 2010; Kheljudo06 (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Nationa Kid.
Nationa Kid.

National Kid (ナショナルキッド, Nashônaru Kiddo em japonês) é uma série japonesa de tokusatsu que foi exibida no Japão de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961. Foi produzida pela Toei Company e exibida pela NET (atual tv asahi).

Conteúdo

[editar] Criação

O seriado foi criado em 1960, por encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic. A tarefa foi entregue ao mangaka Daiji Kazumine, o mesmo que algum tempo depois criaria outro herói espacial, Spectreman. O personagem deveria ter poderes especiais, voar e lutar pela paz no mundo. Levaria o nome da empresa para ajudar a aumentar as vendas. Os atores eram, em alguns casos, amadores, e os episódios foram todos filmados em preto-e-branco.

A abertura dos episódios começava com os dizeres do locutor, em forma de lema:

Mais rápido que os aviões a jato, mais forte que o aço!
O invencível super herói, cavaleiro da paz e da justiça.... National Kid!

A partir daí então era entoada a canção tema do seriado.

[editar] Sinopse

Quando a Terra era ameaçada por seres de outro planeta, surgia um ser vestido com roupa espacial, capacete, máscara, capa e luva que salvava a todos e era auxiliado (ou atrapalhado) por vários personagens. Seu nome era National Kid. Ele era oriundo da galáxia de Andromeda. O que caracterizava este super-herói era o seu modo de voar. Diferente do Super-Homem, ou qualquer outro, ele voava com os braços abertos. Com duas pistolas, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero.

 Tatsume Shiutaro assume o personagem do Prof. Massao Hata.
Tatsume Shiutaro assume o personagem do Prof. Massao Hata.
Ichiro Kojima foi o 1º Porf. Massao Hata.
Ichiro Kojima foi o 1º Porf. Massao Hata.

Ninguém sabia que, na verdade, Massao Hata tinha dupla identidade: ele era o National Kid. Dois atores protagonizaram o personagem de National Kid: Ichiro Kojima iniciou o seriado, substituído por Shiutaro Tatsumi a partir da história "O Império Subterrâneo".





[editar] Os personagens

Massao Hata era um pacato professor japonês cujos alunos eram as crianças Gôro, Kura, Yukio, Kioko, Tomohiro e Tiako (a mais velha, que tomava conta da casa e dos menores). Havia também o cientista Dr. Mizuno e o delegado Takakura com seu assistente Doi.

[editar] As Histórias

O seriado é composto de 39 episódios distribuídos em cinco histórias:

[editar] Os Incas Venusianos

Incas Venusianos.
Incas Venusianos.

Seres de orelhas ponteagudas, vestidos em um traje com a letra Z estampada na camisa, eram comandados pela imperatriz Aura. A característica marcante era a sua saudação: "Awika", com os braços cruzados. Voavam elevando os joelhos, parecendo estar correndo no espaço.

[editar] Os Seres Abissais

National Kid contra os Seres Abissais.
National Kid contra os Seres Abissais.

Governados por Nelkon, o demônio do Reino Abissal, andavam a bordo do submarino-monstro cujo nome era Celacanto, ou Guilton. Quando este balançava as barbatanas, provocava um terremoto, daí a famosa frase: "Celacanto provoca maremoto".

[editar] O Império Subterrâneo

Os seres subterrâneos, comandados por Helltar e Hana se associam ao professor Kuroiva, para obter a fórmula do elemento Cobálcio, que traria poderes aos possuintes.

[editar] Os Zarrocos do Espaço

Seres de narizes finíssimos que comandavam o monstro Giabra. Este só não destruiu as cidades de Tóquio, Osaka e outras menos conhecidas por intercessão do National Kid.

[editar] O Mistério do Garoto Espacial

Tarô, o garoto espacial, cai por engano na Terra. Em seguida, é feito prisioneiro pelas autoridades terráqueas. O pai de Tarô, irado, ameaça destruir a Terra por causa de seu filho. Inicia a destruição por Tóquio, até que seu filho, que tinha ficado amigo dos detetives mirins (alunos de Massao Hata), faz um apelo a ele de forma inusitada: gritando para o seu pai na direção do espaço, sem nenhum dispositivo eletrônico de comunicação, que os terráqueos eram boas pessoas. Assim, seu pai ouve a mensagem e a Terra é salva. Em seguida, Tarô volta em segurança ao seu planeta.

No fim desta história, Massao Hata revela a sua identidade secreta e com a missão cumprida volta para Alfa-Centauro, sua estrela, não sem antes deixar uma mensagem de paz e otimismo.

[editar] Letra da música.

Kumo ka arashi ka Inazuma ka Heiwa o aisuru hito no tame Morote o takaku sashinobete Uchu ni habataku kaidangi Hei, sono na wa kido - Hei, Nationaro Kido Bokura no Kido - Kido! - Nationaro Kido


Tradução:


Será nuvem, tempestade ou raio?... Lutando pela paz do mundo... Levantando alto as duas mãos... Voando pelo cosmo o nosso herói... Oh! O seu nome é Kid!!! Hey! National Kid! Ele é o nosso herói, Kid!!! National Kid




[editar] Exibição e repercussão no Brasil

No Brasil foi televisionada de 1964 até início dos anos 1970 pelas TVs Rio Canal 13 do Rio de Janeiro ; Record canal 7 de São Paulo ; Excelsior Canal 9 de São Paulo e Excelsior canal 2 do Rio de Janeiro .

A série só parou de passar na TV porque o então Ministro da Justiça da ditadura militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis voadores. Predefinição:Carece de fontes

Ainda que tenha sido grande sucesso entre a juventude no Brasil, no Japão o sucesso foi apenas mediano. Nas palavras de seu próprio produtor, que em viagem ao Brasil na década de 90, foi descoberto por um repórter que o entrevistou, disse ter se surpreendido com a popularidade que a série havia conseguido alcançar no país.

A popularidade existe até hoje: vilões como os Incas Venusianos e a expressão Celacanto provoca maremoto são derivadas da série. No Brasil, National Kid teve em 1993 alguns de seus episódios lançados em VHS. No segundo semestre de 2002 foi lançado em dois DVDs. E em 2009 ainda teve o relançamento em DVD, pela Focus Filmes.

Em DVD:

  • National Kid contra os Incas Venusianos

(Sub-divididos pelos episódios abaixo)

  1. "O Ataque do Disco Voador Desconhecido"
  2. "O Rapto do Doutor Yamada"
  3. "O Terror da Grande Metrópole"
  4. "A Alteração dos Cérebros"
  5. "A Vingança de Awika"
  6. "National Kid em Perigo"
  7. "O Incêndio"
  8. "O Ataque da Nave Escal"
  9. "Uma Manhã de Domingo"
  10. "À Procura de Petália"
  11. "A Arma de Fogo Alfa"
  12. "A Invasão dos Discos Voadores"
  13. "A Grande Guerra Espacial"

[editar] Referências

  • BAHIANA, Ana Maria - Almanaque Anos 70 - Rio de Janeiro, Editora Ediouro, 2006 - ISBN 85-00-01788-0

[editar] Vídeos

[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais