Imperador Taisho
Taisho Tenô dito Yoshihito (Tóquio, 1879 - Kanagawa, 1926), foi o 123º imperador do Japão, reinou de 1912 até 1926, filho e sucessor do imperador Meiji. Em 1921, em razão de apresentar problemas de saúde, teve de ceder a regência a seu filho Hirohito.
Período Taisho (1912 - 1926)
O período Taisho (Taisho Tenô dito Yoshihito) tem início quando o príncipe Yoshihito, filho do Imperador Meiji, assume o poder.
A 23 de agosto de 1914, o Japão entrou na primeira guerra mundial após declarar guerra à Alemanha. Porém, a sua participação ficou restrita apenas na Ásia. Entretanto, o Japão aumentou o seu prestígio internacional e as suas posições na Ásia e no pacífico pelo seu modesto envolvimento na guerra. O envolvimento das forças ocidentais na Grande Guerra na Europa forneceram ao Japão a oportunidade para se apoderar das colônias germânicas na China e no Pacífico e para pressionar a China a fazer novas concessões territoriais a seu favor.
No documento secreto das vinte e uma questões contra a China em 1915, o governo japonês pressionou os chineses a concederem ao Japão não só o controle de Shandong (possessão alemã), mas também de outras partes da China, Manchúria e Mongólia.
Em 1918, o Japão foi convidado a participar, como um dos "cinco grandes", na Conferência de Paz de Versalhes, satisfazendo assim, sua velha ambição de se sentar ao lado dos grandes poderes. Alí lhe foi reconhecido o controle sobre Shandong e as ilhas do Pacífico e igualmente assegurado um lugar no conselho da Sociedade das Nações. O Japão imperial atingira a maturidade à medida que o imperialismo no mundo se encontrava fora de moda.
No setor econômico, o Japão obteve sucesso durante o período Taishô. Sem a intromissão dos Europeus, conseguiu monopolizar o mercado asiático. A Europa estava debilitada devido ao desgaste provocado pelo conflito de 1914 a 1918. Os industriais japoneses conseguiram capitalizar na industria naval por construirem navios diante da escassez mundial deste produto. Os produtos industrializados, antes fornecidos pela Alemanha, agora são fabricados pelos japoneses que conquistam o mercado. É o caso dos produtos químicos, medicamentos, tintas e adubos. Os japoneses tomam o mercado asiático de fiação e tecelagem dos Ingleses.
Os grandes bancos japoneses são formados nesta época, devido, principalmente, ao crescimento do parque industrial. São grupos de créditos como o Mitsui, Mitsubishi, Sumitomo, Yasuda e Daiichi.
O crescimento da economia japonesa foi temporário. Durou enquanto a Europa demorou para se recuperar. Os japoneses conheceram o reverso do sucesso capitalista com o fim da guerra. Os produtos japoneses perdem espaço no mercado. Com isso, a recessão toma conta da vida dos japoneses e a situação se agrava com o terremoto em 1923, que arrasou Tokyo. Mas, é justamente nesta situação que prosperam as idéias democráticas.
A era de Taisho foi um período breve mas dinâmico de mudança cultural em que . As mulheres começam a participar mais da vida social do país, e é estabelecida a democracia que, entretanto não dura muito.
O fim da era Taishô, de altos e baixos, de democracia e crescimento econômico, vai ser marcado com a ascensão das idéias nacionalistas, com o respaldo dos militares.
Filhos
No dia 25 de maio de 1900, casou-se com a Princesa Sadako Kujō, filha do Príncipe Michitaka Kujō, chefe da ramificação Kujō do Clã Fujiwara. Eles tiveram quatro filhos.
- Imperador Hirohito (29 de Abril de 1901 - 7 de Janeiro de 1989) Com Filhos
- Príncipe Yasuhito, 1º Príncipe de Chichibu (25 de Junho de 1902 - 24 de Janeiro de 1953) Sem Filhos
- Príncipe Nobuhito, 1º Príncipe de Takamatsu (3 de Janeiro de 1905 - 3 de Fevereiro de 1987) Sem Filhos
- Príncipe Takahito, 1º Príncipe de Mikasa (2 de Dezembro de 1915 - ) Com Filhos, mas só netas
Predefinição:Começa caixa Predefinição:Caixa de sucessão Predefinição:Termina caixa
Predefinição:Ligações externas