Asashoryu

De Nikkeypedia

REDIRECT Sumô


Conteúdo

[editar] Asashoryu Akinori

Yokozuna Asashoryu
Yokozuna Asashoryu
Asashoryu Akinori (朝青龙明徳), nascido em 27 setembro de 1980, como Dolgorsürengiin Dagvadorj, mongol: Долгорсүрэнгийн Дагвадорж) é um ex- sumo wrestler (Rikishi) de Ulan Bator, na Mongólia. Ele foi o 68 Yokozuna na história do esporte no Japão e se tornou o primeiro a chegar da Mongólia empíreo sumo, em janeiro de 2003. Ele foi um dos mais bem sucedidos yokozuna sempre.[2] Em 2005 ele se tornou o primeiro homem a vencer todos os seis torneios oficiais (honbasho) em um único ano. Durante toda sua carreira, ganhou 25 campeonatos de primeira divisão do torneio, colocando-o terceiro na lista, de todos os tempos.

De 2004 até 2007, Asashoryu foi o único sumo Yokozuna, e foi criticado às vezes pela mídia e da Japan Sumo Association por não cumprir os padrões de comportamento esperado de um detentor de tal prestígio classificar um. Ele se tornou o primeiro Yokozuna em história a ser suspenso da competição em agosto de 2007 quando ele participou de uma instituição de caridade de futebol jogo em seu país de origem, apesar de ter retirado de um tour regional sumo alegando lesão. Depois de uma carreira cheia de uma infinidade de outras controvérsias, dentro e fora o dohyō, ele se aposentou a partir de sumo de Fevereiro de 2010 após alegações de que ele havia assaltado um homem fora de uma boate de Tóquio.

[editar] Início da carreira

Asashoryu  Akinori yokozuna
Asashoryu Akinori yokozuna
Asashoryu vem de uma família com um forte background em wrestling mongol, com seu pai e dois irmãos mais velhos todos alcançar altos postos no esporte. Ele também treinou no judo , na Mongólia. Ele veio originalmente para o Japão como um estudante de intercâmbio em Meitoku Gijuku High School, em Kochi, e ele treinou no clube de sumô lá.

Ele foi contratado pelo ex- ozeki Asashio do estábulo Wakamatsu agora Takasago estável, que lhe deu o shikona de Asashoryu, literalmente, "de manhã dragão azul". Asa de ser um prefixo regular no estábulo Wakamatsu. Ele fez sua estréia profissional em janeiro de 1999. Naquele tempo, companheiro mongóis Kyokushūzan e Kyokutenhō estavam na primeira divisão e as estrelas de volta em seu país de origem, mas Asashoryu foi rápido para alcançá-los tanto. Ele atingiu elite sekitori status em setembro de 2000, ganhando a promoção ao Juryo divisão, e alcançou o topo makuuchi divisão apenas dois torneios mais tarde, em Janeiro de 2001. Em maio de 2001, ele fez sua sanyaku estréia no komusubi classificação e ganhou seu primeiro sansho adjudicação, por desempenho destacado. Em 2002, Asashoryu unir-to-back dos registros de volta 04/11, 04/11 e 03/12 e foi promovido ao posto mais alto da segunda sumo de ozeki em julho. Em novembro de 2002, ele teve o seu início da primeira divisão Campeonato (Yusho) com um registro de 14-1. Levou apenas 23 torneios Asashoryu de sua estréia profissional para ganhar seu título de divisão superior em primeiro lugar, o mais rápido que nunca. Em janeiro de 2003, ele ganhou seu segundo campeonato em linha reta. Logo após o torneio, Asashoryu foi concedido o título de Yokozuna, o posto mais alto no sumô. Sua promoção coincidiu com a reforma da lesão sofrida no Takanohana, japonês último nascido Yokozuna até à data.





[editar] Informações pessoais

Asashoryu
Asashoryu
Nome de nascimento: Dolgorsürengiin Dagvadorj

Data de nascimento: 27 de setembro de 1980 (29 anos)

Naturalidade: Mongólia

Altura: 1,84m

Peso:148 kg




[editar] Carreira

Luta
Luta
Heya Takasago

Classificação atual Yokozuna

Registro 669-173-76

Estréia Janeiro 1999

a classificação mais alta Yokozuna (Março de 2003)

Aposentado 06 de fevereiro de 2010

Yusho 25 (Makuuchi)

1 Makushita ()

1 Sandanme ()

1 Jonidan ()

Sansho Performance (3)

Fighting Spirit (3)

Kinboshi 1 Musashimaru ()

Informações de carreira é correta a partir de fevereiro de 2010

[editar] Carreira como Yokozuna

Embora seu primeiro torneio como Yokozuna acabou em um registro de 10-5 decepcionante, ele ganhou um novo 23 torneios. Combinado com os seus dois Yusho como um ozeki, ele tinha 25 campeonatos carreira na primeira divisão. Isto o coloca em terceiro lugar na lista, de todos os tempos, atrás apenas Taihō e Chiyonofuji. 2003 Asashoryu nominalmente dividiu o yokozuna rank com Musashimaru, mas na verdade seu único rival lutou um punhado de ataques em 2003 devido a lesão. Os dois não se encontram em competição durante todo o ano. Asashoryu ganhou seu primeiro campeonato como um yokozuna maio 2003 e voltou de uma lesão sofrida no torneio de Julho a conquistar seu terceiro título do ano em setembro. Musashimaru anunciou sua aposentadoria em novembro, deixando Asashoryu como só sumo Yokozuna.

[editar] 2004

Realização do dohyo-iri em 2004 Asashoryu começou 2004 com duas vitórias consecutivas perfeito 15-0 torneio (zensho Yusho) em janeiro e março. Ninguém tinha atingido zensho Yusho desde 1996, ainda Asashoryu passou a adicionar mais três títulos como depois de 2004, para um total de carreira cinco. Apenas Taihō, com oito, e Chiyonofuji e Kitanoumi com sete anos, gravou mais 15-0 pontuações.A invencibilidade dele continuou nos primeiros cinco dias de Maio de 2004 do torneio, dando-lhe uma série de vitórias de 35 lutas no total, a mais longa desde Chiyonofuji's 53 em 1988. Embora ele foi, então, perturbado por maegashira Hokutōriki, ele ganhou a vingança ao derrotar Hokutōriki em um playoff, no último dia para reivindicar o campeonato. Em 27 de novembro de 2004, Asashoryu se tornou o primeiro lutador a ganhar cinco torneios em um ano desde que Chiyonofuji conseguiu a façanha em 1986, e ganhou a nona Copa do Imperador dele. abaixo de Asashoryu média 9-6 no basho Outono de 2004, a única que não ganhou, foi atribuído, em parte, a cerimónia oficial de seu casamento, que foi realizada em agosto de 2004 (embora ele tivesse realmente se casaram em dezembro de 2002). A ronda social agitada que inevitavelmente segue casamentos japoneses afetados preparativos pré-torneio de Deus, como ela o impediu de fazer qualquer formação.

[editar] 2005

Asashoryu recebe prêmio do primeiro-ministro para ganhar o torneio de maio 2005 Ele continuou a dominar o sumo em 2005, tornando-se o primeiro lutador a vencer todos os seis honbasho (torneios de sumô) no mesmo ano. O grande yokozuna Taihō conseguiu a façanha de seis vitórias consecutivas do torneio duas vezes, mas nunca em um ano calendário. Asashoryu perdeu apenas seis ataques durante todo o ano (0-1-0-2-2-1). Um desses prejuízos raro veio em 11 de setembro de 2005, no início do Basho Aki quando ele largou a Shonichi primeiro (dia 1) bout durante seu mandato como Yokozuna. Em 26 de novembro de 2005, um emocional Asashoryu visivelmente chorou depois de ganhar seu terceiro turno de oitenta do ano (superando Kitanoumis record 'set em 1978), conquistando o torneio, ao mesmo tempo. Os seis campeonatos de 2005 ( incluindo mais duas vitórias 15-0 em Janeiro e Maio), combinada com a vitória do torneio final de 2004, significou Asashoryu se tornou o primeiro homem na história do sumô para ganhar sete títulos consecutivos do torneio.

[editar] 2006

consecutivo da raia basho Asashoryu chegou ao fim em janeiro de 2006, quando ozeki Tochiazuma se sagrou campeão do torneio início do ano. Asashoryu de desempenho em janeiro foi um pobre 04/11 surpreendente, mas ele se recuperou com sucesso, ganhando o torneio de março. No entanto, seus seis derrotas nos torneios combinados sua total perda para o ano de 2005. No torneio de Maio, que sofreu uma lesão nos ligamentos do cotovelo no segundo dia de queda do dohyo uma perda surpresa Wakanosato e estava visivelmente lento a subir a partir do solo. Ele estava ausente do torneio no dia seguinte e depois divulgou um comunicado confirmando que ele foi retirado do torneio. Os médicos disseram que ele não seria capaz de competir durante dois meses, o que significava que iria perder o torneio de julho também. No entanto, foi Asashoryu pronto até o início do torneio de Julho e venceu com um recorde de 14-1. No torneio seguinte, Asashoryu ganhou seu décimo oitavo título na carreira com um registro de 13-2. Ele também venceu o torneio final de 2006 para o seu título na carreira XIX, o quinto, ele ganhou com um recorde de 15-0 perfeito.

[editar] 2007

Em janeiro de 2007, Asashoryu afixou um registro 14-1, em linha reta seu quarto campeonato desde que voltou de lesão, e se tornou o quinto homem a ganhar vinte campeonatos carreira. Em março, ele deixou suas duas primeiras lutas, mas depois ganhou treze de linha para uma pontuação 13-2. No entanto, isso não foi suficiente para conquistar o título, ele perdeu um playoff, pela primeira vez em sua carreira, com a colega mongol Hakuho. Em maio, ele girou em um registro abaixo do par 05/10, perdendo para os quatro Ozeki e maegashira Aminishiki (embora ele parecia estar carregando uma lesão). Hakuho ganhou este torneio tão bem e foi promovido a Yokozuna imediatamente depois. Asashoryu tinha sido o único yokozuna para um total de 21 torneios desde a aposentadoria de Musashimaru em novembro de 2003 - o maior período de tempo na história do sumô. Em julho, ele perdeu para Aminishiki novamente no dia da abertura, mas reuniram-se para vencer os próximos quatorze episódios, tendo seu título de 21 com um recorde de 14-1.Ele foi suspenso pela Associação de Sumo os próximos dois torneios (ver abaixo ).

[editar] 2008

Asashoryu em Janeiro de 2008 Asashoryu voltou aos torneios em janeiro de 2008. No dia da final, ele enfrentou Hakuho em uma batalha de 13-1 Yokozunas, mas foi derrotado, dando-lhe um registro final de 13-2. Em março, o Yokozuna dois se enfrentaram pelo título novamente no último dia, apenas a marcação quinto tempo no últimos 30 anos que dois Yokozuna ter impugnado o campeonato no último dia dois torneios consecutivos. Neste revanche, Asashoryu foi o grande vencedor, conquistando o título 22, atingindo Takanohanas haul "de campeonatos torneio. No torneio de Maio perdeu para Kisenosato no dia da abertura. Ele machucou as costas neste jogo e perdas posteriores à Kotooshu (o vencedor do torneio) e Chiyotaikai colocá-lo fora da disputa. Asashoryu teve um mau começo no torneio, perdendo para julho Toyonoshima no primeiro dia. Depois de uma segunda derrota para maegashira Tochinonada no quinto dia, ele puxou para fora do torneio no sexto dia, citando a dor em seu cotovelo.Em setembro O torneio desenrolou em uma pobre forma semelhante. Depois de compilar um registro de 5-4 sem brio com os primeiros nove dias, Asashoryu perdeu seu décimo dia coincidir com a maegashira Gōeidō e retirou-se. Ele tinha dor de cotovelo, e apresentou um atestado médico. Voltou para a Mongólia em outubro de 2008, permanecendo até pouco antes do torneio, em Kyushu, em novembro, que ele não entra. Ele afirmou que não iria retirar a meio de uma terceira vez, através de um torneio, e sugeriu que ele iria se aposentar se o seu regresso não foi bem sucedida.

[editar] 2009

Asashoryu no dia de abertura do torneio maio 2009 De janeiro de 2009 honbasho, em primeiro lugar do torneio completa Asashoryu desde maio de 2008, foi um sucesso notável. Ele ganhou seu primeiro quatorze partidas, perdendo apenas no último dia de Hakuho. Ele então ganhou o playoff resultante para ganhar o seu campeonato de 23 e passar Takanohana sobre a lista de todos os tempos, para se tornar o quarto lutador nunca ter vencido 23 torneios(as outras três sendo Taihō, Kitanoumi e Chiyonofuji). Sua vitória veio exatamente vinte anos após yokozuna Hokutoumi também voltou de três torneios para ganhar o campeonato com um recorde de 14-1. Sumo cabeça Associação Musashigawa descrito do retorno Asashoryu como "incrível". As vendas de ingressos e audiência da televisão mostraram um aumento marcado como sua série de vitórias continuou. Após sua vitória playoff Asashoryu anunciou à multidão, "todos, muito obrigado. realmente. estou de volta."] No torneio seguinte em março, ele foi invicto durante os primeiros nove dias, mas depois perdeu três dos cinco ozeki ao longo dos próximos cinco dias, colocá-lo fora da disputa pelo campeonato. Ele também perdeu sua partida para Hakuho último dia para terminar em 04/11. No torneio de Maio perdeu cedo para Aminishiki, em seguida, ganhou dez em uma linha antes de cair para Harumafuji no dia 14. Ele voltou a perder a Hakuho no dia final, terminando em 03/12. Asashoryu retornou à Mongólia, após o torneio de maio, para receber tratamento para uma ferida no peito sofrido na derrota para Harumafuji. Em junho, ele recebeu o Prêmio de Herói do Trabalho da saída da Mongólia presidente Nambaryn Enkhbayar, a mais alta condecoração do governo da Mongólia e equivalente aos japoneses People's Honour Award. Ele atuou mal no torneio de Julho, com um recorde de 10-5, seu pior terminar em pouco mais de dois anos. Ele lesão nos ligamentos do joelho direito durante uma turnê regional de Akita , em agosto de 2009 (a primeira vez que ele lesionou o joelho), o que dificulta sua preparação para o torneio de Setembro. Apesar disso, ele ganhou seus 14 primeiros jogos, antes de finalmente perdendo a Hakuho, deixando ambos os lutadores em 14-1. Asashoryu ganharia o playoff resultante para ganhar seu 24 Yusho, amarrando-o com Kitanoumi para terceiros, de todos os tempos Yusho lista. O triunfo aconteceu em seu 29o aniversário. Ele terminou em 04/11 no torneio de Kyushu, em novembro de perder seus últimos quatro jogos.

[editar] 2010

No torneio Asashoryu janeiro de 2010 conquistou seu 25 Yusho no dia 14 depois de bater Harumafuji ir 13-1, duas vitórias à frente do Hakuho em 03/11.Ele foi, porém, derrotado por Hakuho no último dia para a reta sétima vez na regulação partidas, e terminou em 13-2.

Ferramentas pessoais