Batata doce

De Nikkeypedia

Batata-doce
Batata-doce

A batata-doce é a raiz tuberculosa da espécie Ipomoea batatas, uma planta da família das convolvuláceas, ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas, etc.).

Conteúdo

[editar] Hortaliça de raízes

Possui diversas variedades cultiváveis divididas em de mesa, ou mercado, e as forrageiras ambas podendo ser encontradas nas cores externas amarela, branca e roxa. No entanto o número de variedades não se restringe à essas caraterísticas. Elas podem ser classificadas de acordo com o formato, tamanho, cor interna, dulçor, precocidade, cor das folhas e até pela coloração das flores, entre outras.

É a quarta hortaliça mais cultivada no Brasil e a com o maior índice de produtividade Kcal/ha/dia.


[editar] Hortaliça de folhas

As folhas e brotações da batata-doce são comestíveis após breve cozimento, saborosas e nutritivas, constituindo verdura de produção facílima e abundante. A batata-doce (Ipomoea batatas) é parente muito próxima de Ipomoea aquatica Forssk., verdura muito utilizada na Ásia e cultivada no Brasil por imigrantes japoneses (http://en.wikipedia.org/wiki/Ipomoea_aquatica).


[editar] Planta ornamental

A batata-doce tem sido utilizada no Brasil como planta ornamental, em jardineiras de apartamentos, vasos suspensos e cestas. Em Gramado (Rio Grande do Sul) é utilizada em jardineiras variedade de folhas verde-claras, muito atraente."


[editar] Planta invasora

Ocasionalmente a batata-doce pode ser encontrada no Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul) como planta invasora de sistemas naturais, mas apenas em ambientes úmidos muito sujeitos a perturbações e próximos a habitações humanas ativas ou inativas (taperas).

ja:サツマイモ

Ferramentas pessoais