Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

De Nikkeypedia

Revisão de 14:28, 11 Março 2011; Suely (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)
Sede do Bunkyo.
Sede do Bunkyo.

Conteúdo

[editar] A História

Para os imigrantes japoneses, as associações foram importantes referências de atuação. Elas cuidavam das atividades econômicas, da educação, dos eventos sociais, das campanhas preventivas de saúde, da política, do relacionamento com o Japão, enfim, dos momentos cotidianos e especiais da comunidade.

Com a Segunda Guerra Mundial, por força das leis proibitivas, as entidades mantidas por estrangeiros foram dissolvidas. E, entre os nipo-brasileiros, a possibilidade de reorganização ocorreu em 1954, quando se montou uma comissão organizadora para participar das comemorações do 4º Centenário da cidade de São Paulo.

Em 1955, passada a festa, ao invés da dissolução, foi decidida a manutenção da comissão organizadora, visando as festividades do 50º aniversário da imigração japonesa em 1958.

Nascia, então, em 17 de dezembro de 1955, a Sociedade Paulista de Cultura Japonesa. Em 1968, devido à abrangência de sua atuação, passou a se chamar Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. E em 2006, com essa mesma finalidade, mudou para Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

Localizado no bairro da Liberdade, o Bunkyo (abreviatura do nome japonês) é mantido graças às mensalidades pagas pelos associados (pessoas físicas e jurídicas), doações e aluguéis dos auditórios, salas e salões.

Atualmente, as atividades do Bunkyo são mantidas por 35 Comissões temáticas formadas por associados-voluntários, focadas para variadas frentes: organização dos eventos anuais e especiais, recepção a autoridades e administração das instalações culturais (Museu Histórico da Imigração Japonesa, Pavilhão Japonês, Biblioteca e (Centro Kokushikan Daigaku).

Entre as comissões, destaque para a Comissão de Música e Dança Folclórica Japonesa*[1], responsável pelo maior e mais importante festival brasileiro de música e dança japonesa; Comissão do Coral, que se apresenta em várias solenidades e organiza eventos musicais; Comissão de Jovens, que promove encontro de jovens, atividades esportivas, palestras e atua voluntariamente em eventos de diferentes entidades.

Na entidade também são organizadas recepções e/ou homenagens às autoridades japonesas, promovidos encontros com representantes de diversos setores do governo ou da iniciativa privada do Japão.

Nos últimos anos, várias comissões foram criadas para reforçar as novas frentes de trabalho: Assistência Social, Bunkyonet, Modernização do Edifício e de Relacionamento com as Entidades. Através desta última comissão, visando consolidar as ações de abrangência nacional, foi promovido, em dezembro de 2007, o "I Fórum de Integração Bunkyo" que reuniu representantes de 21 regiões do país.

Além das comissões, a estrutura da entidade também conta com a participação de 25 regionais, em geral representadas pelos presidentes das entidades locais. Essas regionais, ao lado da diretoria, contribuem para a expansão das atividades do Bunkyo a nível nacional.

O Bunkyo também tem atuado na promoção de eventos especiais como ocorreu com as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. Em setembro de 2003, a entidade foi fundadora, juntamente com outras dezenas de associações, da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil para poder organizar ativamente as festividades.

A nossa meta para os próximos anos é a de constituir uma nova frente de trabalho, iniciada com a comemoração do Centenário em 2008 e revigorada pela visita do Príncipe Herdeiro do Japão Naruhito ao Brasil.

Estes são alguns dos aspectos que envolvem o Bunkyo, entidade que tem como missão: "Representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão, bem como incentivar e apoiar as iniciativas voltadas a esta finalidade".

[editar] Breve histórico

1954 Construção do Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera, em São Paulo, após intensa campanha da comunidade nipo-brasileira.

O Pavilhão Japonês foi por conta das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, e envolveu o governo japonês e a Comissão Colaboradora da Colônia Japonesa Pró-IV Centenário de São Paulo. A repercussão dessa força mobilizadora entre os nipo-brasileiros resultou na fundação, em 1955, da atual Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo.

1958 O Bunkyo organiza as comemorações do Cinquentenário da imigração janponesa no Brasil. Início da construção do Edifício Bunkyo.

1967 Visita ao Brasil de Sua Alteza Príncipe Herdeiro Akihito (atual Imperador do Japão). Planejamento para construção do Grande Auditório do Bunkyo, que seria inaugurado em 3 de setembro de 1970, sob denominação de "Auditório Comemorativo da Visita de Sua Alteza Imperial ao Brasil".

1978 Comemorando os 70 anos da imigração, inauguração do Museu Histórico da Imigração no Edifício Bunkyo.

1988 Comemorando os 80 anos da imigração, o Bunkyo apóia a construção do Hospital Nipo-Brasileiro.

2008 Comemoração dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, que contou com a visita de Sua Alteza Príncipe Naruhito às instalações do Pavilhão Japonês e do Bunkyo.

[editar] Missão

"Representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão, bem como incentivar e apoiar as iniciativas voltadas a esta finalidade"

[editar] Objetivos

   * promover atividades filantrópicas e beneficentes de assistência social;
   * preservar e divulgar a cultura japonesa no Brasil, em suas várias formas de expressão, contribuindo para o enriquecimento da cultura brasileira;
   * promover, estimular e apoiar ações no sentido de proteger a família, a infância, a adolescência e a velhice;
   * preservar e valorizar a história, cultura e a contribuição do imigrante japonês e seus descendentes no Brasil;
   * promover, estimular e apoiar ações destinadas a proteger o meio ambiente;
   * divulgar a cultura brasileira dentro e fora do país, em especial no Japão, e promover o intercâmbio social e cultural entre os dois países, visando o fortalecimento dos laços de amizade entre eles;
   * estimular e apoiar a prática do esporte, em suas diversas modalidades;
   * promover estudos e debates sobre questões sociais, econômicas e políticas de interesse geral, buscando soluções;
   * realizar e apoiar atividades que promovam a ética, a cidadania e a justiça social;
   * promover e incentivar a integração das entidades congêneres entre si, e com o Bunkyo;
   * promover e incentivar atividades culturais em geral.


[editar] Predefinição:Videos

[editar] Predefinição:Veja Mais

Ferramentas pessoais