Chugoku

A região Chugoku (中国地方 Chūgoku-chihō) localiza-se na parte ocidental da maior ilha do Japão (Honshu) e fica relativamente afastada dos grandes centros.
O seu nome significa, literalmente, "País do meio", vestígio etimológico da divisão histórica do Japão em "Países Próximos" (近国 Kingoku), "Países médios" e "Países longínquos" (遠国 Ongoku), usando como critério a proximidade da então capital, Quioto. Em termos estritos, contudo, Chugoku não abrange toda essa área histórica mas apenas a parte que ladeava as estradas de San'indo e San'yodo.
É constituída pelas seguintes províncias: Hiroshima, Yamaguchi, Shimane, Tottori. Okayama pode, ou não, ser incluída nesta região, já que apenas três das suas subprovíncias (Mimasaka, Bizen e Bitchu) eram considerados “Países do Meio”.
Em japonês, os caracteres 中国 e a sua leitura, Chūgoku são também usados para significar "China". (Os mesmos caracteres são usados na lingual chinesa, mas são pronunciados Zhongguo.) Contudo, como o nome da região de Chugoku vem, geralmente, acompanhado do qualificativo "-chihō" e como a República Popular da China e a República da China podem ser designados pelos seus nomes completos, há pouco lugar a confusões.
História
Geografia
A região Chugoku (中国地方 Chūgoku-chihō) localiza-se na parte ocidental da maior ilha do Japão (Honshu) e fica relativamente afastada dos grandes centros.
Províncias
É constituída pelas seguintes províncias: Hiroshima, Yamaguchi, Shimane, Tottori e Okayama .
Economia
A economia dessa área é essencialmente agrícola e atrasada; a parte central, porém, possui agricultura moderna e indústria desenvolvida. O centro regional é Hiroshima.
Demografia
Cultura
Turismo
Símbolos provinciais
Predefinição:Links externos
Predefinição:Ver também
Predefinição:Links externos
Predefinição:Esboço-geo Predefinição:Japão ja:中国地方