Dan
De Nikkeypedia
Dan é uma graduação utilizada em artes marciais japonesas. Atingir o nível de dan significa ultrapassar o nível de kyu; a partir daí o praticante geralmente usa a Faixa Preta, e em algumas artes marciais pode tornar-se instrutor.
Oficialmente, as Faixas Pretas, com as classificações de Dan, foram usadas pela primeira vez em 1883, no Kodokan, pelo Professor Jigoro Kano, criador do judô, que dividiu seus alunos em graduados e não graduados. A partir do judô, outras artes marciais japonesas começaram a adotar a classificação de Dan, bem como, o uso de Faixas Pretas.
No aikido, alcançar a graduação de Dan, é o momento a partir do qual é permitido o uso de hakama para os homens (mulheres tradicionalmente já podem usá-lo a partir do 2ºkyu).
Há diferentes níveis de Dan, usualmente progredindo de primeiro até nono ou décimo dan. Os níveis mais baixos normalmente podem ser atingidos através de exames ou competições; os mais altos, entretanto, requerem décadas de experiência e contribuição para a arte, através de atividades de instrução, pesquisa ou a publicação de trabalhos escritos. Essas graduações só podem ser conferidas pelos representantes hierarquicamente mais elevados de um determinado dojô ou organização.
O nível mais alto, de décimo Dan, é às vezes reservado para o fundador de uma arte, e só ele pode conferir outros décimos dans. Por causa disso, em algumas artes marciais, este nível se torna extinto após a morte do seu fundador.
No judô, os graduados de primeiro a quinto Dan, utilizam a Faixa Preta. Entre sexto e oitavo Dan, os judocas utilizam uma Faixa Vermelha e Branca, e recebem o nome de Kodansha. No nono e décimo Dan, os Mestres utilizam uma faixa toda Vermelha.
Em japonês, os graus são chamados:
- 1º Shodan
- 2º Nidan
- 3º Sandan
- 4º Yondan
- 5º Godan
- 6º Rokudan
- 7º Shichidan (ou Nanadan)
- 8º Hachidan
- 9º Kyudan
- 10º Judan