Final Fantasy V

De Nikkeypedia

Final Fantasy V é um jogo RPG que a Square (atual Square-Enix) desenvolveu em 1992.

Indo contra a onda de mais personagens, o quinto jogo apresenta seus quatro protagonista logo no início do jogo como no primeiro capítulo da série.

O jogo teve uma das maiores inovações de sistema para habilidade dos personagens intitulada "job" e, um dos pontos mais forte de Final Fantasy V é o sistema de experiência. Com 22 profissões contidas em cristais mágicos ( o jogo lembra bastante a história de FF1, e FF3), o jogador tem a chance de personalizar cada guerreiro com as perícias desejadas. O sistema foi tão apreciado que pedaços dele estão presentes nos episódios VI, VII, IX e X, além de ser reproduzido na íntegra em Final Fantasy Tactics.

Originalmente, esse jogo estava com lançamento previsto para os EUA na forma de Final Fantasy III. Existem muitos boatos sobre a razão do cancelamento, mas a mais provável é que o sexto jogo da série estava quase pronto - ou seja, tanto a equipe de produção estava ocupada e não podia ajudar os tradutores, mas também fazia mais sentido colocar os tradutores na complexa missão de localizar o próximo jogo da série.

A SquareSoft tentou relançar o jogo como Final Fantasy Extreme em 1995, mas a empresa acabou falindo antes disso. E em 1997 a Eidos se prontificou na produção de um porte para PC, que foi cancelado por motivos desconhecidos. Somente em 1999 a Electronic Arts lançaria um pacote com o remake do jogo para PlayStation, juntamente com o remake de Final Fantasy VI no pacote chamada Final Fantasy Anthology. Algumas alterações foram a adição de algumas CGs na abertura e no final do jogo e nos nomes, como exemplo a Lenna que ficou como Reina. Foi a primeira versão original em inglês a ser lançada nos EUA. Este pacote saiu em um tempo em que as pessoas estavam curiosas no que a Square havia feito lá fora, e neste momento muitas pessoas estavam jogando o Final Fantasy VII para o playstation e não sabiam como foram os jogos anteriores a esse.

Além do Anthology, tivemos o lançamento do Final Fantasy V, juntamente com o IV e o VI no Japão em um CD denominado 'Final Fantasy Collection. Também foi lançado um OVA (desenho animado) Final Fantasy: Legend of the Crystals, lançado no Japão depois do jogo Final Fantasy V. O desenho traz a mesmo tema do jogo 5, ligando a história do jogo com à do desenho, 150 anos depois.

Conteúdo

[editar] Personagens

Butz (Nome original, pode ser alterado)

Personagem principal da série. Butz perdeu seus pais quando ainda era criança, numa época de guerra contra Exdeath (vilão da série). Seu pai e mais três amigos protetores dos cristais derrotaram Exdeath e o selaram numa caverna (localizada na primeira parte do jogo). Seu pai morreu no soterramento dessa caverna, mas seus amigos se salvaram. A mãe de Butz ficou com depressão, pegou uma forte gripe e morreu alguns dias depois. Depois do acontecimento Butz foi criado por um vizinho e anos depois partiu em sua jornada.

Lenna

Faris (Sarissa);

Irmã mais velha de Lenna, Faris (Sarissa) - quando era criança - foi passear com seu pai e sua irmã - um bebê - em cima de um Hyriu (dragão de estimação da série), se desequilibrou e caiu no mar, um animal aquático chamdo Hydra viu e a levou a uma praia. Faris perdeu a memória com o impacto da queda. Alguns anos depois, foi para cidades. Quando completou maioridade, recrutou piratas, sempre disfarçada de homem porque acreditava que iria sofrer com preconceito, pensava que os outros acreditavam que mulher não servia para ser capitão de uma frota de piratas. Faris provou que seria forte e, seus piratas sempre souberam que ela era mulher.

Galuf; Cara.

[editar] Remakes

[editar] PlayStation

O jogo foi lançado para PlayStation mantendo os gráficos do SNES, mas foram adicionados CG com cenas do enredo do jogo.

[editar] GameBoy Advance

Versão 2D para GBA com algumas modificações.

Ferramentas pessoais