Kaiju

De Nikkeypedia

Kaiju (怪獣 kaijū) é uma palavra japonesa que significa "besta estranha", "animal incomum", mas que costuma ser traduzida como "monstro". Especificamente, é usada para se referir a um gênero de tokusatsu.

Termos relacionados incluem "kaiju eiga (怪獣映画 ? filme de monstro)", um filme com kaiju, "kaijin" (referindo-se a monstros vagamente humanóides) e daikaijū (大怪獣? monstro grande), especificamente se referindo a uma variação maior de monstros.

O kaiju mais famoso é Godzilla, e entre outros bastante conhecidos estão Mothra, King Kong, Gamera e King Ghidorah. Apesar de kaiju e kaijin quase sempre terem sua aparência inspirada em animais convencionais, insetos ou criaturas mitológicas, há exemplos mais exóticos, apresentados inicialmente nas franquias televisivas Super Sentai e Kamen Rider. Por exemplo, Choujin Sentai Jetman apresentava monstros baseados em pacotes de pipoca, semáforos e tomates. Kamen Rider Super-1 contava com um exército de monstros baseados em objetos do cotidiano, como guarda-chuvas e escadas.

Apesar de o termo kaiju ser usado no ocidente para descrever monstros de tokusatsu e do folclore japonês, criaturas como vampiros, lobisomens, o monstro de Frankenstein, múmias e zumbis também podem se encaixar nesta categoria no Japão. De fato, o monstro de Frankenstein foi uma vez apresentado como um daikaiju no filme "Frankenstein contra Baragon, o monstro subterrâneo" (フランケンシュタイン対地底怪獣バラゴン, Furankenshutain Tai Chitei Kaijū Baragon, Japão, 1965), criado pela companhia Toho.

[editar] Ligações Externas

*Daikaiju! Giant Monster Tales, livro editado por Robert Hood e Robin Pen, publicado em 2005 pela editora Agog! Press.
  • Galeria de Kaiju*Kaiju Big Battel Um show de luta-livre com lutadores vestidos de kaiju.
  • Kaijuphile*Toho Kingdom
  • Twisted Kaiju Theatre
Ferramentas pessoais