Kanto

A região de Kanto (関東地方 Kantō-chihō) é uma área geográfica da ilha de Honshu – a maior ilha do Japão. Os seus limites territoriais são praticamente os mesmos da Planície de Kanto.
O nome refere-se, geralmente à região leste (東)do posto de controlo de Hakone (関所). (O nome Kanto significa literalmente "Leste da Barreira," e refere-se aos postos de controlo (barreiras) que foram erigidas durante o Período Tokugawa na estrada Tokaido que ligava Edo a Quioto.
A região consiste em sete províncias: Gunma, Tochigi, Ibaraki, Saitama, Tóquio, Chiba, e Kanagawa.
A Planície
A Planície de Kanto é uma região sensivelmente plana onde se insere a cidade de Tóquio. É a maior planície do Japão e já foi, durante o período Edo a região agrícola mais próspera do país. Durante essa época, os senhores feudais desta planície detinham um poder considerável graças à fertilidade da terra.
A proposta de invasão do Japão pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, e que ficou conhecida por Operação Coronet, inserida na Operação Downfall, previa que planície de Kanto fosse o local de desembarque das tropas.
A maior parte das bases militares norte-americanas na ilha de Honshu situam-se nesta planície. Entre elas encontram-se a Base aérea de Yokota, a Base naval de Yokosuka, o Acampamento de Zama e a base aeronaval de Atsugi.