Kozo Ebina

De Nikkeypedia


Kozo Ebina natural de Aomori, veio ao Brasil, como filho do casal Misaho, sua irmã, com Kesao Umeki, que na época não tinham filhos, para formar o trio, que era o formato mínimo, que caracterizava uma família imigrante.

Chegaram no navio Santos-Maru em 1929 aos 25 anos e começou sua vida trabalhando na agrimensura, na região de Sete Barras.

Já em 1930 foi professor de japones em Registro, onde além do idioma ensinou as técnicas da prática espotiva, principalmente do atletismo e beisebol.

Tendo tido, no Japão, uma formação pouco mais que o colegial da época, vindo para cá estimulou e incentivou o pessoal daqui a estudar.

Em 1934, foi convidado para mudar para Vargem Grande, onde viveu o resto de seus dias, para ser o primeiro professor e fundador do Nihon Go Gakko, que foi uma das primeiras Escolas de Língua Japonesa da região Sudoeste.

Permaneceu, oficialmente, como professor até dezembro de 1941, quando em virtude do envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, foi proibido o ensino da língua japonesa em nosso país.

Mesmo com a proibição, entretanto, o ensino da língua japonesa continuava através de professores itinerantes que reuniam alunos em locais reservados para ministrarem suas aulas.

O Nihon Go Gakko transformou-se em uma Escola Mista, e foi oficializada como escola pública(Grupo Escolar) em 1948, e que após o falecimento do professor, passou a se chamar Escola Municipal de Ensino Fundamental "Kozo Ebina".

Casou se em Vargem Grande Paulista com Shizuko, natural de Hiroshima, tiveram tres filhos Koshiro, Mitsuru e Matsuo.

Ele foi, o líder fundador da UDS (União Desportiva Sudoeste) que, em 29 de junho de 1949, reuniu representantes de 8 entidades localizadas na região Sudoeste da capital de São Paulo: Capão Bonito, Ibiuna, Juquiá, Piedade, Registro, Sorocaba, Tapiraí e Vargem Grande.

A Entidade foi criada para incentivar a educação dos jovens, imigrantes e filhos de imigrantes japoneses radicados na região, através da sadia prática de esportes, e o senhor Kozo foi escolhido como seu primeiro Presidente e continuou até 1967.

Foi um brilhante e rigoroso educador e um grande incentivador do esporte na região,

Ferramentas pessoais