Lichia

De Nikkeypedia

Lichia
Lichia

A Lichia é o único membro do gênero botânico Lichia, pertencente à família Sapindaceae. É uma fruta tropical que é encontrada principalmente na China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e do México. É uma fruta de gosto doce. Mas, sabe um bocado a perfume. É possivel que alguns cabeças de porco não gostem.

É uma árvore de tamanho médio, atingindo 15-20 m de altura, com folhas alternadas, cada folha 15-25 cm de comprimento, com 2-8 folíolos laterais 5-10 cm de comprimento; o terminal folheto está ausente. As novas folhas jovens são um vermelho brilhante de cobre, em primeiro lugar, antes de se tornar verde como expandir a sua plena dimensão. As flores são pequenas, verde-branco-amarelado ou branco.

Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de uva itália e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compostas e ainda para a passa.

A lichia contém alto índice de vitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio. O primeiro local de cultivo desse fruto no Brasil foi na fazenda São José, Avaí, interior do estado de São Paulo, por Bodo Niewerth. Alemão, veio ao Brasil em 1944 com o intuito de fugir da Segunda Guerra Mundial.

Ferramentas pessoais