Mibun

De Nikkeypedia

Mibun (身分) é uma palavra japonesa que possui significados que diferem um pouco, dependendo da situação ou contexto em que é empregada. A palavra é composta por dois ideogramas, sendo o primeiro, (身)que é lido como "mi" (embora, em algumas palavras assuma a leitura chinesa "shin") e significa, entre outras coiss, "pessoa"; o segundo ideograma (分), que nesta palavra é lido como "bun" e significa "parte", "porção", em outras palavras pode assumir a leitura "fun" ou "pun". Em geral, a palavra refere-se de alguma forma mais ou menos específica à hierarquia social.

Um dos significados da palavra "mibun" é "posição", no sentido da posição hierárquica dentro de um grupo ou de uma organização. Ex: "会社での身分が高い人" - "Pessoa de alta posição na empresa."

Semelhante a essa acepção, temos a palavra "mibun" no contexto da sociedade feudal, que era usada para apontar os diferentes graus hierarquicos sociais. Ex: "身分の違いを考える" - Pensar na diferença hierárquica"

A palavra "mibun" pode também vir a significar "circunstância". Nesse caso, é comum que a palavra seja usada com um pouco de ironia. "まったく気楽な御身分だ" - "Uma circunstância "super" tranquila"

No Código Civil, por sua vez, a palavra "mibun" refere-se a uma posição específica assumidas pelas pessoas em instituições como o casamento, a família, etc. Como a posição do pai ou a mãe dentro de uma família.

No Japão, a palavra (身分証明書)"Mibun-shoumei-sho" refere-se ao documento de identificação pessoal, um documento semelhante à nossa cédula de identidade ou RG.

[editar] Referência

Ferramentas pessoais