PlayStation Vita

De Nikkeypedia

O PlayStation Vita (プレイステーション・ヴィータ Pureisutēshon Vīta, abreviado oficialmente como PS Vita) é um console portátil fabricado e comercializado pela Sony Computer Entertainment. É o sucessor do PlayStation Portable como parte da marca PlayStation de dispositivos para jogos. Foi lançado no Japão e em partes da Ásia em 17 de dezembro ,na Austrália em 23 de fevereiro de 2012 e no Brasil em 2 de março de 2012. Uma edição limitada foi lançada na América Latina em 22 de fevereiro de 2012, e que incluía o jogo ModNation Racers: Road Trip (localizado em Português do Brasil), um cartão de memória de 4 GB e um estojo para armazenamento. O console portátil inclui duas alavancas analógicas, uma tela OLED sensível ao toque multitoque capacitiva de 5 polegadas e suporta Bluetooth, Wi-Fi e 3G opcional. Internamente, o dispositivo apresente um processador ARM Cortex-A9 MPCore de quatro núcleos e uma unidade de processamento gráfico SGX543MP4+ de quatro núcleos, assim como o software LiveArea como sua interface usuário primária, a qual sucede o XrossMediaBar.

Conteúdo

[editar] História

[editar] Pré-anúncio

Rumores de um verdadeiro sucessor do PlayStation Portable apareceram em 7 de julho de 2009, quando o site Eurogamer relatou que a Sony estava trabalhando em tal dispositivo, que utilizaria o processador PowerVR SGX543MP e teria desempenho similar ao Xbox original.

[editar] Pós-anúncio

Em 6 de junho de 2011 durante a E3 2011, a Sony anunciou o nome do dispositivo seria PlayStation Vita, juntamente com informações de lançamento e preço. O nome foi escolhido porque "Vita" significa "Vida" em latim. O portátil em si permite uma combinação de jogos de realidade aumentada e conectividade social, juntamente com os serviços "Near" e "Party".

[editar] Hardware

O dispositivo apresenta um formato "super oval", semelhante ao design do PlayStation Portable original, com um tela OLED capacitiva sensível ao toque de 5 polegadas em seu centro.Possui duas alavancas analógicas (ao contrário do PlayStation Portable, que possui apenas uma "alavanca" analógica), teclas direcionais digitais, um conjunto de botões padrão do PlayStation , dois botões de ombro (L e R), um botão PlayStation e botões START e SELECT. Internamente, o dispositivo apresente um processador ARM Cortex-A9 MPCore de quatro núcleos (três dos quatro núcleos são utilizáveis para aplicações) e uma GPU SGX543MP4+ de quatro núcleos. O dispositivo também possui um touchpad traseiro, duas câmeras (uma frontal e uma traseira), alto-falantes estéreo, microfone, sistema de reconhecimento de movimento de seis eixos (giroscópio de três eixos e acelerômetro de três eixos), bússola eletrônica de três eixos, receptor GPS integrado (apenas na versão 3G), assim como Wi-Fi, 3G e conectividade Bluetooth 2.1+EDR. As duas câmeras possuem o recurso de detecção de rosto e detecção e rastreamento de cabeça. Ele também permite a customização e personalização. O PlayStation Vita possui 512 MB de memória RAM e 128 MB de VRAM.] A quantidade de RAM permite que seja utilizada conversação cross-game no sistema.

[editar] Cartão de memória PlayStation Vita

O PlayStation Vita é incompatível com cartões de memória padrão, como cartões SD, e, ao invés disso, armazena dados em cartões de memória proprietários PS Vita mais caros, os quais estão disponíveis em tamanhos de 4 GB até 32 GB.

Ferramentas pessoais