Roujin

De Nikkeypedia

No dia 15 de setembro comemoramos o "Dia do Idoso".


[editar] O dia do idoso

Esta data ficou determinada desde que uma certa vila da Província de Hyiogo resolveu, em 1947, recorrer à sabedoria dos idosos para levantar a vila, e para tanto, fixou uma data fora da época das colheitas. Posteriormente, o costume se expandiu para todo o país e em 1966 passou a ser feriado nacional. A intenção é "expressar" o amor e o respeito ao idoso que se dedicou por longos anos à sociedade, e orar pela sua longevidade, e elevar o interesse pelo bem estar do idoso. Há também quem diga que trata-se da data de construção de Hiden-in (casa de idosos e doentes) no templo de " Shiteno em Osaka, pelo príncipe Shotoku no século VIII.

[editar] A sociedade com grande número de idosos

A população atual é de 127 milhões de pessoas. Do número acima, 18.01 mil são crianças com idades entre 1 e 14 anos, representando 14,1% da população; 82,34 mil são adultos em idade produtiva, com 15 a 64 anos (64,5%)e 28,9 mil são idosos com idade igual ou superior a 65 anos, dentre os quais, mais de 40 mil têm idade igual ou superior a 100 anos. Segundo pesquisa realizada em 2010, a média de vida masculina no mundo é de 79.59 anos e a feminina de 86.44 anos (primeira do mundo), sendo que a probabilidade de viver até 65 anos de idade é de 86,7% para homens e 93,6 % para mulheres, e até 90 anos é de 22,2% para homens e de 46,4% para mulheres As províncias mais longevas com idosos de 100 anos ou mais são a de Okinawa (1º lugar), seguida de Shimane e Kochi. Em 2008 também se confirmou a redução da natalidade, com 1,10 mil nascimentos, número inferior ao de óbitos, 1,14 mil. As razões que podemos apontar seria o matrimônio tardio, nascimento tardio de filhos, a elevação dos custos para se criar um filho, o celibato, etc, e também o baixo índice de natalidade com 1,38% nascimentos para cada 1 mil habitantes/ano.


[editar] Declaração dos Direitos do Idoso

A Onu apresentou os "Cinco princípios referentes ao idoso" que tem como chaves a "autonomia" a "autorrealização", a "participação", os "cuidados e a "dignidade". O papel social dos idosos na sociedade formada por grande número de idosos é importante e imprescindível, participando as atividades sociais afim de buscar a "autonomia" e "autorrealização" e com isso ganhar "cuidados" e "dignidade. Assim, há um esforço visando a possibilidade de os idodos poderem conviver com todas as demais gerações. Para tanto, é necessário que se tenha como base uma sociedade pacífica.

Ferramentas pessoais