Soroban - Manejo

De Nikkeypedia

[editar] Manejo

Ainda que possível ser autodidata com auxílio de livros ou guias eletrônicos, no começo é preciosa a orientação de um professor ou pelo menos de um praticante experiente.

Há por assim dizer uma ergonomia do soroban: uma postura adequada importa para garantir velocidade e precisão, bem como para prevenir o cansaço. Assim, é aconselhável sentar-se com o corpo reto, de preferência sem cruzar as pernas, nem apoiar antebraços ou cotovelos.

Ao utilizar o instrumento, o educando posiciona-o sobre uma base plana, com a parte maior, ou seja, a das quatro contas, voltada para o seu corpo. Segurando o aparelho com a mão esquerda para o fixar e não o permitir deslizar, manuseia-o com a mão direita, utilizando apenas o polegar e o indicador, contraídos os demais dedos; o indicador para baixar as contas unitárias e levantar e baixar a conta quinária, o polegar para levantar as contas unitárias; a regra vale tanto para os destros quanto para os canhotos.

Um dos segredos para a rápida operação consiste em manter os dedos próximos das contas, de modo que toquem de leve as arestas delas, não os deixando muito ao alto nem muito baixo entre conta e conta.

O funcionamento baseia-se nos chamados números complementares, especificamente nos complementos de 5 e de 10.


[editar] Veja Mais

Ferramentas pessoais