Angela Aki

De Nikkeypedia

Angela Aki (アンジェラ・アキ Anjera Aki, Itano, Tokushima, 15 de Setembro de 1977), filha de pai japonês e mãe italo-americana, é uma cantora e compositora japonesa. Seu nome em japonês é 安芸 聖世美 (Aki Kiyomi).[1][2] Angela Aki é fluente em japonês e inglês e foi criada no Japão, mas se mudou para o Hawaiicom 15 anos. Depois se formou na Iolani School. De lá foi para a George Washington University, aonde se formaram grandes músicos e políticos.[1] Lançou primeiro um álbum indie nos EUA em 2000, chamado These Words,[3] que recebeu muitos elogios da crítica especializada. Em 2005, no Japão, lançou um mini-álbum indie chamado ONE[3] pela Virgo Music. Depois assinou um contrato com a Sony Japan. A voz de Angela chamou a atenção do compositor Nobuo Uematsu que a recomendou como cantora da música-tema do jogo Final Fantasy, da Square-Enix. Em 2005 foi apresentada como a cantora da música-tema de Final Fantasy XII, "Kiss Me Good-Bye",[3] conseguindo assim alcançar uma audiência internacional. Em maio de 2006 Angela assinou contrato com a Tofu Records para lançar álbuns e singlesem inglês nos EUA. Seu primeiro lançamento com a Tofu foi "Kiss Me Good-Bye". Em 2009 Angela Aki lançou o álbum Answer que alcançou a primeira posição no ranking semanal da Oricon, onde permaneceu na primeira posição por uma semana.[4]

Angela Aki (アンジェラ・アキ Anjera Aki, Itano, Tokushima, 15 de Setembro de 1977), filha de pai japonês e mãe italo-americana, é uma cantora e compositora japonesa. Seu nome em japonês é 安芸 聖世美 (Aki Kiyomi).[1][2]

Conteúdo

[editar] Biografia

Angela Aki nasceu em Itano, cidade pequena de aproximadamente 14.600 habitantes, região mais rural da ilha de Shikoku. Filha de pai japonês e mãe ítalo-americana, Angela cresceu fluente em inglês e japonês. Seu pai, Kiyoshi Aki é dono e co-fundador da Aeon Corporation, uma grande rede de escolas de inglês no Japão.

Aki começoe a fazer aulas de piano aos três anos de idade, viveu em Tokushima e Okayama durante seus anos de ensino fundamental. Ela admite que ter crescido como mestiça numa região rural do Japão não foi nada fácil e, que dedicava-se ao piano como um escape da isolação que ela sentia. Cresceu ouvindo uma mistura de Enka (canção romântica japonesa), the Carpenters e The Bee Gees.

Aki mudou-se aos 15 anos de idade para o Havaí, onde graduou-se na escola Lolani e, num período de quatro anos dedicou-se profundamente à música. No ensino superior, graduou-se em Ciências Políticas na Universidade George Washigton, em Washington D.C..

Seu primeiro casamento foi com o engenheiro e produtor Tony Alany, que co-produziu seu primeiro álbum “these Words” na cidade de Vienna, no estado da Virgínia, Estados Unidos. Em 9 de Março de 2007, Aki anunciou ter se casado com o japonês Taro Hamano, diretor e editor da A&R, colocando em público o fato de ter sido casada e divorciada. Revelou também estar grávida. Aki é muito amiga da também cantora Yuna Ito. Ambas frequentavam a mesma escola de língua japonesa. Tem também como amiga e mentora a cantora e compositora americana Janis Ian.

[editar] Carreira

Início da carreira Em 1997, ainda com vinte anos de idade, Angela foi a um Show da cantora Sarah McLachlan e, desde então, decidiu que queria entrar no mundo da música, tornando-se uma cantora e compositora. Então no ano 2000 ela lança um álbum independente nos Estados Unidos, intitulado “These Words” (“Essas Palavras”). Após sua graduação na universidade, consegue um emprego na capital Washington D.C. como secretária, trabalho que manteve até 2001. Trabalhou também como garçonete durante o dia e, à noite, objetivando o sonho de ser cantora, tocava em bares e casas noturnas da cidade. Aki casou-se com o produtor de seu primeiro álbum, porém o casamento teve um curto tempo de duração. Em 2002, ela compôs duas canções para o álbum “Let it Fall” da cantora pop Dianne Eclar, das Filipinas.

[editar] Estreia no Japão

Após produzir diversas canções comerciais para inúmeras empresas japonesas, incluindo um “jingle” para a Yakult, que foi cantada pelo cantor de Jazz norte-americano Jimmy Scott, Angela decide voltar a morar no Japão. Em 27 de setembro de 2003, após assistir âo Show da cantora Shiina Ringo no Nippon Budokan Hall, ela promete para si mesma que se apresentaria naquela mesma casa de shows em três anos. Naquele período, Aki ainda não tinha lançado um álbum japonês e era uma completa desconhecida para o grande público nipônico. Nesse período, enquanto trabalhava como garçonete em um restaurante chinês durante o dia, continuava buscando seu sonho de tornar-se uma cantora, tendo composto mais de 100 canções, gravado vários CD´s demo, e se apresentando em bares e pequenas casas de show em Tokyo.

Em 2005 ela lança um mini-álbum independente pela gravadora Virgo Music, intitulado “One”, que atingiu a posição número 1, entre os álbuns independentes mais vendidos de 2005. Este fato despertou o interesse de Nobuo Uematsu para sua música, e então ele pediu que ela compusesse a letra e cantasse a canção tema do jogo Final Fantasy XII, “Kiss me Good-Bye”.

Angela assina contrato com a Epic Records e faz sua estreia com o single “Home” em setembro de 2005. O álbum, de mesmo nome, vendeu mais de meio milhão de cópias e atingiu o segundo lugar no ranking da Oricon.

Em 26 de dezembro de 2006 ela finalmente se apresenta no Nippon Budokan Hall, deixando seu nome marcado na história da casa de shows como a primeira cantora a se apresentar solo, tendo apenas seu piano como acompanhamento. Em maio de 2006, Angela assina um contrato com a Tofu Records a fim de lançar singles e álbuns em inglês. Seu primeiro lançamento com essa gravadora foi a versão inglesa de “Kiss Me Good-Bye”, que chegou ao mercado norte-americano como um single digital. No fim do mesmo mês ela se apresenta no “PLAY! A Video Game Symphony”, concerto dedicado à músicas de vídeo games, cantando o tema de Final Fantasy XII em inglês. Aki cantou também uma versão cover da música “Eyes on Me” da cantora chinesa Faye Wong que havia sido tema do Final Fantasy VIII. Em 2007 Angela lança seu segundo grande álbum japonês, intitulado “Today”, que atinge número 1 nas paradas da Oricon.

Em fevereiro de 2009, ela lança seu terceiro álbum “Answer”, primeiro álbum inteiramente produzido por ela mesma. Aki foi selecionada para cantar “Knockin´on Heaven´s Door” de Bob Dylan com a letra em japonês escrita por ela para o filme “Heaven´s Door”. Ainda no mesmo ano é selecionada para cantar “Ai no Kisetsu”, tema da novela “Tsubasa” do canal NHK.

Em setembro de 2010, Aki lança o quarto álbum japonês, intitulado “Life” e, então em setembro de 2011 lanla seu quinto álbum “White” “Songbook”, álbum de regravações é lançado em janeiro de 2012 e, em 11 de julho do mesmo ano, Angela lança seu sétimo álbum “BLUE”, juntamente com o lançamento do single “Confession”(告白) .

[editar] Referência

Ferramentas pessoais