Festival do Japão

De Nikkeypedia

Revisão de 00:48, 25 Março 2011; Erika Yamauti (Discussão | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão actual (dif) | Versão posterior → (dif)

O Festival do Japão foi realizado pela primeira vez em 1998, comemorando os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, tendo o objetivo de divulgar a cultura japonesa e manter essas tradições e conhecimentos para as novas gerações.

O evento tem a preocupação de apresentar ao público atividades culturais antigas e modernas, educacionais, gastronômicas, tecnológicas e de saúde e bem-estar. Com este propósito, participam diversas entidades e empresas públicas e privadas do Brasil e do Japão, que além de dar um colorido especial à mostra, permitem a integração e o intercâmbio de informações e desenvolvimento e incentivo do comércio exterior.

Já são 14 anos de festivais ininterruptos, com sucesso cada vez maior, enorme repercussão na mídia e reconhecimento geral da população e órgãos internacionais, federais, estaduais e municipais. Nos quatro primeiros anos do evento, o Festival foi realizado no Parque do Ibirapuera, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, e nos três anos seguintes, no pátio do estacionamento da Assembleia Legislativa. A partir da 8ª edição, em busca de maiores instalações, o Festival do Japão foi transferido para o Centro de Exposições Imigrantes, em 2005.

Comemorando o Ano do Centenário da Imigração Japonesa, o evento recebeu 160 mil visitantes nos três dias do Festival em 2008. Em 2010, o Festival do Japão realizou sua 13ª edição mostrando a arte das províncias japonesas e estabelecendo um novo recorde de público, com 190 mil visitantes.

A 14ª edição do Festival do Japão será realizada nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, com o tema “ALIMENTAÇÃO E LONGEVIDADE”. A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - Kenren, que realiza o evento, mantém o espírito inicial que norteou a criação do Festival: a divulgação da cultura e tradições japonesas e o apoio às entidades assistenciais que auxiliam os mais necessitados, mantendo o caráter de evento sem fins lucrativos.

Site oficial: [1]

Ferramentas pessoais