Futebol

De Nikkeypedia

O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo. É disputado num campo retangular por duas equipas, de onze jogadores cada lado, que têm como objetivo colocar a bola dentro das balizas adversária, não é permitido o uso das mãos, exceto pelos goleiros e nas cobranças dos arremessos laterais, (onde o jogador deve lançar a bola para dentro do campo com as duas mãos). Esse objetivo é chamado de gol (Brasil) ou golo (Portugal) - ambos os termos derivam da palavra inglesa "goal".

A meta, baliza, gol é um retângulo formado por duas traves ou postes verticais, fincados no solo, uma trave ou travessão paralela ao solo e uma faixa branca posicionada no gramado exatamente abaixo do travessão. Ali fica posicionado o goleiro, ou guarda-redes,o goleiro só pode usar as mãos dentro da sua área, defendendo o gol. Uma partida de futebol é vencida pela equipa que marcar um maior número de gols. O torneio mais prestigiado do futebol é a Copa/Campeonato do Mundo FIFA, os maiores vencedores são Brasil (1958, 1962, 1970, 1994, 2002), Itália (1934, 1938, 1982, 2006) e Alemanha (1954, 1974, 1990).

Conteúdo

[editar] A Criação da Football Association

Foto
Foto


Em 26 de outubro de 1863 em uma reunião entre os representantes de 21 clubes na Great Queen Street, em Londres na Inglaterra é criado a Football Association implantando regras ao futebol baseadas principalmente nas regras da Universidade de Cambridge e com algumas influências das regras utilizadas pelos times do norte da Inglaterra as chamadas Regras de Sheffield. O principal idealista da criação da Football Association foi Ebenezer Cobb Morley, a qual foi presidente da entidade entre 1867 a 1874.

[editar] Divergências e criação da Rugby Football Union

A primeira revisão das regras do jogo foi feita em uma série de 6 encontros. Ao final da série de encontros Francis Maude Campbell o primeiro tesoureiro da FA e representante do clube Blackheath retirou-se da federação após a retirada de 2 regras do esporte que eram baseadas nas regras da Rugby School (uma tiraria a possibilidade de utilizar as mãos e a outra tiraria a possibilidade de derrubar o jogador que portasse a bola com as mãos), outros clubes futuramente passariam a seguir o Blackheath que depois fundaram a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do rugby no mundo. Devido a uma grande quantidade de mudanças nas regras o futebol e o rugby se distanciaram e passaram a ser dois esportes distintos.

[editar] Primeiras partidas Internacionais

A primeira partida internacional de futebol foi entre as seleções Inglesa e Escocesa no Hamilton Park, em Glasgow na Escócia, o placar final foi de 0-0. No ano seguinte a Inglaterra vencera a Escócia por 4-2.


[editar] Criação da FIFA

O futebol já estava começando a ser praticado em países da Europa fora da Grã-Bretanha e esses países sentiram a necessidade de criar uma organização reguladora do esporte, inicialmente a Grã-Bretanha foi contra, pois não aceitava outra entidade reguladora do esporte que não fosse a Football Association. Em 1904 numa união entre as associações de futebol da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça em Paris era criada a Fédération Internationale de Football Association. Ao longo do tempo a FIFA começou a espandir a sua influência pelo mundo, em 1909 a África do Sul se tornou a primeira nação não européia a se juntar a FIFA, Argentina e Chile entraram em 1912, e Estados Unidos e Canadá entraram em 1913.

Partida de Futebol
Partida de Futebol


[editar] O Jogo

O desporto é praticado de acordo com algumas regras, resumidas aqui:

As duas equipas de onze jogadores cada, disputam pela posse de bola para fazer um golo no adversário. A equipa que fizer mais golos vence a partida; no caso do jogo ser finalizado com o mesmo número de golos ele termina empatado (a não ser que o jogo seja de "eliminação"). Para conduzir a bola os jogadores não podem tocar na mesma com as mãos, braços ou antebraços. Qualquer outra parte do corpo é permitida para se dominar a bola e conduzi-la. A única exceção são os goleiros (ou guarda-redes em Portugal) e no caso de arremessos laterais. Os goleiros são jogadores únicos que ficam embaixo da trave e cujo objetivo é defender a baliza dos chutes adversários, podendo para tal usar qualquer parte do corpo, desde que esteja dentro de um espaço delimitado por linhas chamado de área (ou grande área).

Quando a bola sai pela linha de lado do campo, o jogo é interrompido e o time adversário àquele que pertence o jogador que tocou na bola por último deve devolver a bola ao campo; neste caso, para recolocá-la em jogo é necessário usar as duas mãos. E os escanteios ocorrem quando a bola sai pela linha de fundo do campo, tendo sido tocada por último por um jogador do time que está na defesa. O escanteio é cobrado sempre pelo time atacante. E neste caso deve ser recolocada em jogo com os pés. Quando a bola sai pela linha de fundo tendo sido tocada por último por um jogador do time atacante, deve ser cobrado o tiro de meta, que é executado pelo time da defesa. O tiro de meta é na maioria das vezes cobrado pelo goleiro, mas pode ser cobrado por qualquer jogador do time.

Num nível profissional poucos gols são marcados por partidas. Na temporada 2004-2005 da Premier League (Liga de Futebol Inglesa) uma média de 2,57 gols por jogo foram marcados, e 88% terminaram com não mais que quatro gols. Porém, só 8% terminaram sem gols.


Esquema Tático de uma partida de Futebol
Esquema Tático de uma partida de Futebol

[editar] Esquema Tático

As regras do futebol não determinam especificamente outras posições além do guarda-redes. Porém, com o desenvolvimento do jogo, um certo número de posições especializadas foi criada. As posições principais no futebol são:

  • O guarda-redes ou goleiro é quem protege a baliza. É o único jogador que pode usar as mãos, e mesmo assim só pode usá-las dentro da área. A sua função é impedir que a bola passe pelas traves.
  • Os centrais ou zagueiros têm a função de ajudar o guarda-redes a proteger a baliza, tentando desarmar os atacantes adversários.
  • Os laterais ocupam as laterais do campo. Também ajudam o guarda-redes a proteger a baliza e normalmente são os responsáveis de repor a bola em jogo quando esta sai pelas linhas laterais do campo.
  • Os médios, meias, meio campista têm basicamente a função de fazer a ligação entre a defesa e o ataque da equipe, atuando tanto na marcação como nas jogadas ofensivas.
  • O avançado ou atacante tem a função fundamental de fazer o golo.

As posições definem a área do campo de atuação de um jogador, mas não o prendem a ela. Jogadores podem trocar de posições, sendo isso bem frequente. Os goleiros têm uma mobilidade menos versátil por sua função, mas também podem participar de cobranças de faltas e escanteios.

O número de jogadores em cada posição define o esquema tático do time, sendo os mais comuns na atualidade o 4-4-2, o 3-5-2 e o 4-5-1. A seleção italiana, no entanto, foi campeã da Copa do Mundo Fifa 2006 utilizando o esquema tático 4-4-1-1. Os números indicam a ordem sequencial de jogadores nas posições: o 4-4-1-1, por exemplo, significa que a Itália jogava com 4 jogadores mais defensivos( incluindo defesas centrais e laterais, que podem ser mais ofensivos, sendo aí chamados no Brasil de alas), 4 médios, 1 medio ofensivo e 1 avançado ou ponta-de-lança.


As Regras do Futebol
As Regras do Futebol

[editar] As Regras

Cada equipe é composta de 11 jogadores (excluindo os reservas que são 12), no qual um deve ser o goleiro. O mínimo de jogadores permitido numa partida em andamento é de sete jogadores. Se uma equipe ultrapassar esse número (por expulsão ou impossibilidade de troca) o jogo é terminado com o placar com que foi finalizado.

O equipamento básico necessário são calções, uma camisa, meiões, um calçado (chuteira) e uma caneleira. Os jogadores são proibidos de usarem qualquer objeto que possa machucar outros jogadores, como jóias e relógios.

Um certo número de substituições pode ser feita durante o jogo. Em competições oficiais são permitidas no máximo três substituições. O número, entretanto, pode variar, sendo isso normalmente em amistosos. O jogador substituido não pode voltar a campo em uma mesma partida.

[editar] Árbitro

A partida é controlada por um árbitro, que terá "autoridade total para fazer cumprir as regras de jogo", sendo que "suas decisões sobre os fatos do jogo são definitivas". (Regra 5)

O árbitro é auxiliado por dois assistentes (os bandeirinhas), que ficam nas linhas laterais do campo ajudando na marcação de faltas e impedimentos. Na maioria dos jogos oficiais há também um quarto árbitro, no caso de precisar substituir o árbitro que controla a partida.

Campo de jogo com as medidas oficiais
Campo de jogo com as medidas oficiais

[editar] Campo de Jogo

O comprimento do campo de jogo numa partida oficial deve ser de 90-120 metros e a largura de 45-90 metros.

As duas linhas de marcação denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas são as linhas de meta. A bola, ao sair das linhas laterais, deve ser recolocada em jogo pelas mãos. Já nas linhas de metas há duas possibilidades: se o último toque na bola antes de sair foi feito pelo time defensor, será dado o escanteio (que é batido com os pés, nos cantos do campo) para o time atacante. Do contrário a bola é do goleiro do time defensor (tiro de meta).

O gol deve ter 7,32 m de largura e a distância entre o travessão (a trave superior) e o chão deve ser de 2,44 m. As redes não são obrigatórias, apesar serem utilizadas em todos os torneios; elas só podem ser colocadas se estiverem presas de forma que não atrapalhe o goleiro.

Na frente de cada gol há a área penal (a grande área), que consiste em duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 16,5 m de cada poste. Essas linhas se unem com uma linha de 40,3 m paralela à linha de meta. Toda essa área delimitada é a área penal.

Em cada área penal a 11m do ponto médio entre as traves há o ponto penal, onde a bola é colocada no caso de um pênalti.

O campo tem outras medidas além das descritas; vide a Regra 1.

[editar] Duração

As partidas oficiais são compostas de dois tempos iguais de 45 (quarenta e cinco) minutos cada um. Entre esses tempos há um intervalo, que não poderá exceder 15 (quinze) minutos. O árbitro da partida pode acrescentar alguns minutos ao final de cada tempo.

[editar] Acréscimos

Como o tempo de jogo é contínuo, ou seja, não pára devido às saídas de bola, faltas, golos e outros acontecimentos que possam parar o jogo, o juiz pode acrescentar alguns minutos a mais a cada final de um tempo. Este acréscimo serve para compensar situações específicas. O tempo de acrescimo é definido pelo árbitro e sinalizado pelo quarto árbitro através de uma placa eletrônica. Durante os acrescimos - caso julgar necessário - o árbitro pode acrescentar mais 1 minuto, também sinalizado através da placa eletrônica. Dificilmente ultrapassa três minutos.

[editar] Tempo Extra

Em algumas competições, se a partida terminar empatada, é concedido dois tempos extras de 15 minutos cada um. Se o jogo continuar empatado, mesmo após o tempo extra, é levada para uma decisão de pênalti.

Cartão Amarelo
Cartão Amarelo
Cartão Vermelho
Cartão Vermelho


[editar] Faltas e conduta anti-desportiva

Os jogadores são punidos com um cartão amarelo, e expulsos do jogo com o vermelho. Os jogadores são punidos com um cartão amarelo, e expulsos do jogo com o vermelho. Os jogadores são punidos com um cartão amarelo, e expulsos do jogo com o vermelho.

Uma falta se dá quando um jogador comete uma das ações listadas na Regra 12, entre as quais incluem pontapés sobre o adversário, rasteiras, puxões, empurrões etc. O árbitro marca a falta e o time que sofreu a infração deverá cobrá-la no local onde ocorreu. Esta cobrança pode ser feita por tiro livre direto ou tiro livre indireto, dependendo da natureza da infração.

Nos tiros livres diretos, o jogador pode chutar a bola diretamente para o gol e nos indiretos, ele tem que tocar para outro jogador.

Ainda há uma falta especial, o pênalti (penalidade máxima). Ele ocorre quando uma falta é cometida dentro da área penal. Nesse caso a bola é colocada no ponto penal, e os dois times (com exceção do cobrador e do goleiro que irá defender a cobrança) devem ficar fora da linha da área penal, só podendo entrar nela quando a cobrança for feita. O goleiro deverá ficar na sua linha de meta, só podendo se deslocar para os lados, nunca para a frente. Qualquer contravenção a essas regras será punida com a repetição da cobrança.

Faltas mais violentas, que de acordo com a regra sejam típicas de uma conduta anti-desportiva, são punidas com um cartão amarelo. Se o jogador receber dois cartões amarelos na mesma partida, será expulso de campo, sendo-lhe apresentado o cartão vermelho .

O cartão vermelho é também usado em casos de faltas extremas, quando expulsa automaticamente o jogador do jogo.

[editar] Vantagem

No caso de uma falta ter sido cometida mas na continuação da jogada a bola continuar com a posse do time que sofreu a falta o árbitro pode dar vantagem, ou seja, não parar o jogo para marcar a falta.

[editar] Foras-de-Jogo

O impedimento é uma regra para impedir a chamada banheira (gíria do futebol para os jogadores que ficam só dentro da área penal adversária esperando pela bola). Ela caracteriza-se quando um jogador que poderia receber um passe, no momento em que este é executado, não tem entre si e a linha de fundo adversária pelo menos dois jogadores do outro time. Quando um jogador não está em posição de impedimento, diz-se que há jogadores adversários dando condições a ele. Os jogadores a "dar condições" ao atacante podem ser um goleiro e um jogador de linha ou dois jogadores de linha. As exceções a regra do impedimento são unicamente os casos de lançamentos diretos de tiros de meta, arremessos laterais, escanteio; e situações específicas: quando o jogador a receber o passe encontra-se no campo de defesa ou quando está atrás da linha da bola.

[editar] O Futuro do Futebol

[editar] Difusão

O futebol vem cada vez mais se tornando um esporte popular em vários países sem muita tradição neste jogo. Esta é uma tendência mundial. Especialmente porque para se jogar futebol precisa-se de poucos recursos e equipamentos, uma bola e uma área plana (ou nem isso). Países pobres assim como países mais desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul, vem descobrindo esta modalidade.


[editar] Tecnologia

As inovações tecnológicas vem cada vez mais interferindo nas partidas. Muitas vezes, é possivel perceber imprecisões nas decisões do árbitro. A televisão, e os recursos de alta resolução de vídeo demostram para o telespectador todas as nuances de uma partida em tempo real. Assim é possível visualizar diversos ângulos de uma jogada, que muitas vezes a equipe de arbitragem, os jogadores, e os torcedores em campo não poderiam ver.

Recentemente na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha foram dispostos telões de grandes dimensões nos estádios. As imagens televisivas permitem à torcida rever detalhes ampliados das jogadas. Porém, os lances polêmicos não são mostrados em replays nos telões dos estádios. Também, os árbitros estão usando um discreto sistema rádio-comunicador durante a jogo que permite a troca de informações entre a equipe de arbitragem.

Outro aspecto importante no esporte e por conseguinte no futebol vem sendo o emprego de tecnologia para a análise dos jogos através da utilização de scouts. O antes utilizado scout com papel e caneta já vem sendo substituído pelo emprego de sistemas computadorizados que são capazes até de fornecer dados em tempo real para técnicos, imprensa e torcedores. Exemplo disso pode ser observado no site http://www.scoutonline.com.br, onde os jogos da copa do mundo estão todos análisados a partir do viés da análise tática e quantitativa dos jogos.


[editar] Outras Variedades do Futebol

O futebol possui diversos esportes derivados de suas regras, em sua maioria versões modificadas das regras para determinado piso (areia, quadra) ou ao tamanho ou característica destas (paredes ao invés de laterais, campos gramados menores).


[editar] Variações FIFA

  • Futsal: Jogado em quadras similares a de Basquete e Handebol, com 5 jogadores de cada lado.
  • Futebol de Areia: Também conhecido pelo seu nome em inglês, Beach Soccer, é jogado em campos de areia fofa e também é praticado com 5 jogadores de cada lado.


[editar] Futebol Paraolímpico

  • Futebol-de-Sete: Projetado para atletas que sofram de Paralisia Cerebral.
  • Futebol-de-Cinco: Projetado para desportistas com Deficiência Visual (total ou parcial). Para igualar o grau de deficiência são usadas vendas nos olhos.


[editar] Variações Independentes

  • Futebol Society: Variação jogada em campos gramados (ou artificiais) menores, com pelo menos sete metros de cada lado. Já existem campeonatos amadores na América do Sul.
  • Indoor Soccer: Popular nos Estados Unidos e ganhando atenção na América do Sul (Onde é conhecido como Showbol) é parecido com o Futsal, mas nas laterais e linhas de fundo se tem paredes como no Hóquei no gelo.
  • Futebol de Salão: Muitíssimo parecido com o Futsal, é decorrente de uma rixa entre a FIFA e a FIFUSA que era a única federação internacional de futebol de salão, As regras são consideradas mais clássicas, tendo a bola um pouco menor e mais pesada, entre outras diferenças.
  • Rush goalie: Praticado na Europa, Basicamente é um futebol Society onde a posição de guarda-redes não é definida podendo ser desempenhada por qualquer um dos jogadores mas não ao mesmo tempo. Em algumas variedades o guarda-redes temporário tem de avisar com um grito que está assumindo a posição

Órgãos organizadores Mundial

O orgão que cuida do futebol no mundo (assim como o futsal e o futebol de areia) é a FIFA ,cuja sede está localizada em Zurique, Suiça.


Continentais

Há seis confederações continentais associadas a FIFA, sendo elas:

  • Ásia: Confederação Asiática de Futebol (AFC)
  • África: Confederação Africana de Futebol (CAF)
  • América Central/América do Norte e Caribe: Confederation of North, Central American and Caribbean Association Football (CONCACAF)
  • Europa: Union of European Football Associations (UEFA)
  • Oceania: Confederação de Futebol da Oceania (OFC)
  • América do Sul: Confederacíon Sudamericana de Fútbol (CONMEBOL)


Nacionais

Cada confederação continental esta constituida por confederações nacionais, como a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).


Regionais

Cada confederação nacional pode englobar federações regionais, como as federações estaduais no Brasil, onde organizam competições como o Campeonato Paulista de Futebol, no Estado de São Paulo ou o Campeonato Carioca de Futebol, no Estado de Rio de Janeiro, ou o Campeonato Mineiro de Futebol, no Estado de Minas Gerais.e por aí vai..


Principais competições internacionais

  • Mundo (FIFA): Copa do Mundo (seleções), Copa das Confederações (Seleções) e Mundial de Clubes (clubes)
  • Europa (UEFA): Eurocopa (seleções), Liga dos Campeões da UEFA e Copa da UEFA (clubes)
  • América do Sul (CONMEBOL): Copa América (seleções), Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana (clubes)
  • América do Norte e Central (CONCACAF): Copa Ouro (seleções) e Copa dos Campeões da CONCACAF (clubes)
  • Ásia (AFC): Copa da Ásia (seleções) e Liga dos Campeões da AFC (clubes)
  • África (CAF): Taça das Nações Africanas (seleções) e Liga dos Campeões da CAF (clubes)
  • Oceania (OFC): Copa da Oceania (seleções) e Campeonato de Clubes da OFC (clubes)


Violência no Futebol

A violência no futebol não é um fenômeno intrínseco ao esporte, muito embora não sejam raros os exemplos de manifestações violentas em partidas nos campeonatos ao redor do globo. No Brasil, onde são comuns conflitos entre torcidas de equipes rivais, uma pesquisa realizada em 1994 constatou que 15% dos integrantes das torcidas organizadas brasileiras tinham antecedentes criminais.


[editar] Predefinição:Ligações externas

[editar] Veja também

Ferramentas pessoais