Karen Ito

De Nikkeypedia

KAREN ITO, desde muito pequena envolvida com arte, iniciou dançando músicas típicas japonesas (Nihon Buyo), seguindo para a arte do canto aos 8 anos de idade.


Já nesta idade começou a participar de programas de televisão, sendo eleita a cantora de preferência do público do programa Japan Pop Show.


Aos 13 anos elegeu-se campeã do Primeiro Concurso Nacional de Karaokê (ABRAC). Neste mesmo ano obteve o título de campeã do quadro “Uta no Champion” do programa de televisão Imagens do Japão.


Sua experiência internacional iniciou-se quando foi eleita representante do Brasil para participar do concurso “Nihon Amatiya Kayo Sai” da televisão japonesa, onde foi eleita a Melhor Intérprete Estrangeira. A partir daí iniciou sua carreira profissional fazendo shows em todo Brasil.





Em 1989 conheceu a cantora coreana Kim Yonja, bastante conhecida no Japão, em turnê pelo Brasil. Participou como convidada especial em uma de suas apresentações no Palladium. Aceitando um convite da própria Kim Yonja foi ao Japão estudar canto.


Lá participou de vários shows junto com a cantora Kim. Nesta época um compositor bastante conhecido no Japão, chamado Gen Tetsuya, gostando muito de sua voz orientou-a por um ano, e compôs duas músicas especialmente para seu primeiro CD Single Tokyo Namorado e Eki (Estações).


Apesar do sucesso na terra de seu avós, preferiu voltar ao Brasil para mudar seu estilo de canto mais voltado ao estilo brasileiro. Desde lá tem cantado todos os estilos de música em português.


Em 1998, novamente foi convidada para participar de uma turnê de seis meses em Osaka no Japão. Desta vez procurou mostrar músicas brasileiras cantando inclusive, Axé e Samba, na terra do sol nascente.


Nos últimos anos procurando amadurecer seu estilo musical, voltou-se mais ao estilo romântico, tendo se inspirado muito em cantoras como Celine Dion, Whitney Houston, Elis Regina, entre outras.


No ano de 2000, fez uma pequena aparição na novela “Laços de Família”, da Rede Globo. Sentindo-se bastante preparada e experiente, seu próximo objetivo foi lançar-se ao mercado fonográfico brasileiro.


Em Maio de 2001 lançou seu primeiro CD demo, trabalhando com versões de músicas, como a que lançou no Japão, da música Eki e apresentando em português como Busca, e uma música da dupla Sandy e Júnior Olha o que o amor me faz, em japonês como Aino Itazura, de sua própria autoria.


Assim, fazendo shows por todo Brasil, visitando inclusive várias entidades filantrópicas, das quais participa ativamente.

E em Setembro de 2001, participou no quadro “Quem sabe canta, quem não sabe dança “, do Programa Raul Gil da TV Record.


Em Junho de 2002, lança um outro CD demo, dessa vez trabalhando mais com músicas japonesas, e em especial uma versão em português da música Kampai.


No ano de 2004, lança um outro CD duplo de versões com músicas muito consagradas, como Fascinação, Sozinho, Um Anjo Veio Me Falar e todas versadas por ela mesma em japonês.


Em 2007, gravou um CD com vários sucessos de cantores masculinos, homenageando também a cantora Misora Hibari, e incluindo uma música para o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, gravou a música Hyakunen no Ai (Cem anos de Amor).


Em homenagem ao ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, lançou seu primeiro DVD, em um show realizado em São Paulo no Espaço de Eventos Hakka, localizado no bairro da Liberdade, com a participação de várias atrações, como grupos de taiko, danças típicas japonesas, de salão, street dance e músicas instrumentais.


E agora no ano de 2010, completando 20 anos de carreira, lançou o CD “Karen Ito 20 anos – A carreira”.



[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais