Kazuhiko Kobayashi

De Nikkeypedia

Filho de Shigeo Kobayashi, Kazuhiko Kobayashi é nascido no Japão, na província de Kanagawa. Em 1950, veio ao Brasil pela primeira vez, chegando com os pais na cidade paulista de Santos, onde o pai havia planejado ficar um período de 6 anos trabalhando na indústria pesqueira. Como ainda era uma criança, Kazuhiko acabou sendo alfabetizado em língua portuguesa e, desde então foi criando laços fortes com o Brasil.

Em 1962, os pais decidem, como haviam previsto, voltar ao Japão. Kazuhiko volta para a terra do sol nascente com o desejo de um dia voltar a morar no Brasil.

Em 1974 graduou-se em engenharia mecânica pela Universidade de Touin, na província de Kanagawa e logo começou a trabalhar na Honda, integrando uma equipe responsável por desenvolver uma motocicleta barata e de fácil manutenção, com o objetivo de atender aos países em desenvolvimento. Surge, então, em 1976 o modelo CG Honda, que teria uma grande aceitação em todo o Brasil.

Em 1987 surge a aguardada oportunidade de voltar ao Brasil, e, desta vez, para trabalhar na área de assistência técnica de uma filial da empresa em São Paulo. E desta vez, Kazuhiko viera com a esposa Kanako e seus dois filhos. O terceiro filho nasceria já em terras brasileiras.

Em 1988, com a idéia de mostrar a cidade de São Paulo, Kazuhiko decidiu enviar cartas faladas aos pais. Foi quando ele saiu com uma câmera para captar imagens, em um trajeto contínuo pela Capital paulista. O trajeto iniciava no bairro dos Jardins, onde morava com a família, passando pela av. Nove de Julho, depois retornando pela av. 23 de Maio, seguindo até o bairro da Liberdade, e depois seguindo até o Aeroporto de Congonhas, ponto final do percurso. Kazuhiko enviava as fotas de VHS pelo correio ao Japão, desejando que seus pais vissem as mudanças na cidade que eles haviam conhecido três décadas atrás. Nos anos 90, Kazuhiko saiu da Honda e abriu um negócio próprio de conserto rápido para funilaria. Mudou-se para a Vila Mariana e continuou trabalhando em uma oficina própria no bairro de Moema.

Em 2005 voltou ao Japão, estabelecendo-se naquele país como vendedor de bicicletas elétricas. Nesse período de estadia em Tóquio acabou se deparando com as fitas de VHS enviadas para os pais na década de 80. A partir de então, buscando uma finalidade para aquelas imagens de arquivo, Kazuhiko teve a idéia de colocar todo o conteúdo das fitas no Youtube, juntamente com alguns vídeos explicativos sobre funilaria express.

Desde então Kazuhiko passou a ser tão requisitado por conta da funilaria, que em agosto de 2012 voltou ao Brasil para se dedicar a esse serviço. No mês de março foi convidado para administrar a funilaria de uma concessionária Toyota em São Caetano. Desde que voltou ao Brasil, Kazuhiko divide-se entre Tóquio, cidade onde a esposa optou por morar, e São Paulo, onde vivem seus três filhos.

Ferramentas pessoais