Kuririn

De Nikkeypedia

Kuririn
Kuririn

Kuririn (クリリン) é um dos personagens principais da franquia Dragon Ball, criada por Akira Toriyama. Kuririn foi criado para prolongar a história e Akira Toriyama pretendia descartá-lo rapidamente, mas sua popularidade cresceu e ele foi mantido; se tornando o segundo personagem com o maior número de aparições no final do mangá.

No universo de Dragon Ball, Kuririn é um lutador e melhor amigo do protagonista Son Goku, reconhecido por ser baixinho e careca na maior parte da história. É um humano e por isso sofre com uma enorme desvantagem em suas lutas, já que seus oponentes possuem habilidades especiais que sua raça não possui. Ele se importa muito com seus amigos e tenta sempre ajudá-los do seu modo. Em sua vida adulta, Kuririn desenvolve uma grande vontade de se casar e ela permanece até o último arco da história, onde ele se aposenta das lutas e se casa com a Andróide 18.

Diversas publicações de mangás, animes e video-games fizeram críticas e comentários à respeito de Kuririn. Algumas costumam apontar a fraqueza do personagem em relação aos outros, mas quase todas elogiam seus valores e comentam sobre sua persistência em continuar lutando contra inimigos mais poderosos. Sua participação na série é tamanha que Kuririn se tornou um dos maiores ajudantes no mundo dos animangás.

[editar] Criação

Quando Akira Toriyama recebeu críticas dizendo que a história de Dragon Ball estava muito calma, ele introduziu diversos lutadores para poder criar uma espécie de torneio entre eles. Um desses lutadores era Kuririn. Inicialmente, o personagem deveria aparecer somente no arco do Torneio de Artes Marciais, mas com o aumento da popularidade do mangá sua participação foi mantida.

[editar] Aparência

A aparência de Kuririn permanece relativamente a mesma por maior parte da série. Ele é baixo, musculoso e foi careca até a Saga Boo, momentou em que parou de raspar o cabelo para agradar sua esposa. Na sua testa estão cicatrizados seis pontos de uma moxabustão. Kuririn não possui nariz por que, de acordo com Akira Toriyama, ele tem uma idiossincrasia que o permite respirar através dos poros em sua pele. Na sua primeira aparição ele vestia um quimono amarelo, típico do templo onde ele morava. Durante o treinamento com o Mestre Kame, Kuririn recebeu o uniforme da tartaruga, composto por um quimono laranja, uma faixa preta e depois azul na cintura, sapatos azuis e munhequeiras da mesma cor. Mais tarde, na Saga Cell, adiciona uma camisa azul por baixo do quimono e troca os sapatos por botas. O uniforme da tartaruga é baseado no uniforme Shaolin chinês. Durante um período da Saga Freeza, Kuririn utilizou uma armadura de batalha alienígena feita de um material elástico porém resistente a muitos ataques. Por fim, na Saga Boo, tendo iniciado sua vida familiar, Kuririn veste uma camisa vermelha com uma calça marrom claro. No filler Dragon Ball GT, Kuririn começou a envelhecer. Ele possui um bigode acizentado, assim como seu cabelo. No filme Dragon Ball Z: O Retorno do Guerreiro, Kuririn aparece com as roupas de Piccolo.

[editar] Poderes e habilidades

Kuririn é um dos três humanos mais poderosos da série, junto de Yamcha e Tenshinhan, mas costuma perder muitas lutas já que seus oponentes geralmente são aliens, andróides e seres paranormais. Ainda assim ele possui superforça e supervelocidade, além de agilidade e resistência diversas vezes maiores que as de um humano comum. Também é um ótimo estrategista e utiliza sua inteligência para compensar a falta de força física. Pode voar com a técnica do Bukū-jutsu (舞空術).

Assim como outros lutadores, a forma básica de ataque de Kuririn é através da sua energia Ki. Seu primeiro golpe foi o Kamehameha (かめはめ波 lit. Onda Destrutiva da Tartaruga), que ele aprendeu durante seu treinamento com o Mestre Kame, e consiste em um raio azul de energia. Uma técnica similar é o Duplo Tsuihikidan (ダブル気砲), dois raios incandescentes que perseguem o inimigo. A partir dessa técnica Kuririn desenvolveu o Kakusandan (弾丸の分散), um enorme laser amarelo que depois sobe ao céu e é partido em múltiplos projéteis. Contudo, sua técnica característica e mais poderosa é o Kienzan (気円斬), que ele mesmo inventou. O Kienzan é um disco giratório cortante cuja única fraqueza é não ser controlável. Kuririn também é capaz de criar um Kienzan gigante que se parte em outros menores. Outro golpe que Kuririn consegue realizar é o Taiyoken (太陽拳), onde ele redireciona a luz do Sol para cegar o oponente momentaneamente.

Ferramentas pessoais