Lyoto Machida

De Nikkeypedia

Lyoto Machida
Lyoto Machida
Lyoto Carvalho Machida (Salvador, 30 de maio de 1978) é um lutador brasileiro de MMA e karatê, filho de pai japonês e de mãe brasileira. Apesar de ter nascido na capital baiana, Lyoto é radicado em Belém, capital do Pará. É um ex-campeão dos meio-pesados do UFC e, desde Quinton Jackson, foi o único campeão a conseguir defender seu cinturão com sucesso na categoria. Lyoto estava invicto no MMA até a segunda luta com Maurício Shogun Rua e detinha o melhor cartel de qualquer lutador atuando profissionalmente, com 16 vitórias e nenhuma derrota. Lyoto possui notáveis vitórias sobre diversos atletas respeitados no esporte: Stephan Bonnar, Thiago Silva, Tito Ortiz, Rich Franklin, BJ Penn, Rashad Evans e Maurício Rua. Lyoto é conhecido como "The Dragon" e é considerado, pelo respeitado website Sherdog, o quarto melhor lutador de MMA dentre todas as categorias. Machida utiliza um estilo diferenciado de Karatê, apelidado de Karatê Machida, que implementa uma posição larga Shotokan e uma estratégia de esquiva. Trata-se de uma ramificação (ou filtro) do amplo estilo Shotokan voltado para Mixed Martial Arts (MMA). Em 23 de maio de 2009, Machida ganhou o cinturão dos meio-pesados do UFC, do até então invicto Rashad Evans, com um nocaute no segundo round.


Conteúdo

[editar] Biografia

Machida é filho do mestre em Karatê Yoshizo Machida. Aos três anos de idade Lyoto iniciou seus treinamentos com seu pai, que adaptou o estilo do Karatê Shotokan criando uma metodologia de treino, hoje apelidada de Karate Machida. Aos 13 anos Lyoto se tornou faixa preta. Também começou a treinar sumô aos 12 anos e Brazilian Jiu-Jitsu aos 15 anos. Ganhou um número de torneios amadores de Karatê, incluindo o torneio de Karatê Pan-Americano de 2001.

Foi o vice no campeonato Brasileiro de Sumô de 2000 na divisão de 115 kg. Já adulto, Lyoto foi bicampeão brasileiro e vice-campeão no Campeonato Sul-americano. Além de seu sumô e realizações de karatê, ele tem um diploma universitário de Educação Física. O irmão de Lyoto, Chinzo Machida foi vice-campeão mundial de Karatê Shotokan (Austrália 2006), perdendo apenas para o número do ranking o mestre Koji Ogata.
Lyoto Machida
Lyoto Machida
Lyoto e Chinzo lutaram em uma final Karatê há 10 anos em que Lyoto deu a Chinzo uma cicatriz no rosto que ainda hoje é visível. O mestre Yoshizo, pai do Lyoto, diz que a rivalidade entre os dois irmãos foi determinate para o sucesso dos dois. Seus outros irmãos são: Kenzo Machida, um jornalista de TV de uma das maiores estações de TV do Brasil, Take Machida e Francisco Machida.

Atualmente Lyoto integra a equipe Black House ao lado de Antônio Rodrigo Nogueira, Antônio Rogério Nogueira, Anderson Silva, Paulo Filho, Ronaldo "Jacaré" Souza, Brunão THug, dentre outros.





[editar] Carreira no MMA

Na faculdade, Lyoto Machida conheceu o japonês e empresário Antonio Inoki. Após ver o potencial do Lyoto, Inoki o levou para o Japão como um protegido dizendo que da maneira certa Lyoto se tornaria uma estrela. Machida começou a aprender, Muay Thai tailandês na Tailândia e wrestling na New Japan Pro Wrestling Dojo em Tóquio. A mídia japonesa logo o apelidaram de "O segundo Inoki". Machida fez sua estréia no MMA no evento New Japan Pro Wrestling: Ultimate Crush em 2 de maio de 2003, onde ele derrotou o lutador do Pancrase Kengo Watanabe por decisão unânime.
Lyoto Machida
Lyoto Machida

Ele parecia mais avontade na sua segunda luta contra o futuro vice-campeão do The Ultimate Fighter 1 Stephan Bonnar, a quem derrotou por paralisação devido a um corte, no primeiro evento do Jungle Fight. Em sua terceira luta, ele enfrentou o invicto com 12 vitórias e futuro Campeão dos Pesos Médios do UFC, Rich Franklin como um azarão no Inoki Bom-Ba-Ye 2003. Machida nocauteado Franklin usando ground-pound no início do segundo round.


[editar] K-1

Após três vitórias. Lyoto começou a lutar no K-1's quando ainda era evento de MMA, Lyoto conseguiu duas boas vitórias contra dois altamente qualificados Kickboxers, Michael McDonald e Sam Greco. Em sua última luta pelo K-1, no K-1 Hero's 1, ele enfrentou o ex-Campeão dos Pesos Leves do UFC B.J. Penn, a luta era de peso livre onde Machida lutou pesando 102 kg, enquanto Penn pesava 86,5 kg. Machida massacrou Penn e venceu por decisão unânime, mas não obteve muito reconhecimento pela vitória. Após se separar definitivamente de Inoki, Machida assinou com um recém-revitalizado World Fighting Alliance, e começou a competir nos Estados Unidos. Em sua estréia, Machida derrotou Vernon White por decisão unânime no WFA: King of the Streets em Inglewood, Califórnia. Após a luta Lyoto saiu do evento, e assinou com o UFC.

[editar] UFC

[editar] A Ascenção

Machida fez sua estréia no UFC no card preliminar do UFC 67 contra Sam Hoger e venceu por decisão unânime. Após a vitória Lyoto conseguiu estrear no card principal no UFC 70, e ganhou por decisão unânime contra David Heath. Em seguida, ele enfrentou o praticante de judô e veterano Campeão do Pride Kazuhiro Nakamura no UFC 76. Machida ganhou por decisão unânime, e Nakamura, mais tarde, teve um teste positivo para maconha. No UFC 79, Lyoto enfrentou o altamente elogiado Rameau Thierry Sokoudjou, um praticante de judô que estava fazendo sua estréia no UFC após duas vitórias rápida de virada sobre veteranos do Pride Rogério "Minotouro" Nogueira e Ricardo Arona. A vitória marcou a sua primeira finalização no UFC submetendo Sokoudjou katagatame no segundo round. Próxima luta de Machida foi no UFC 84, contra o ex-campeão dos Meio-Pesados do UFC Tito Ortiz no que seria a ultima aparição de Ortiz antes de uma longa disputa com Dana White, que levou Ortiz a ficar mais de um ano fora do UFC. Machida deixou Ortiz completamente frustrado com sua movimentação lateral e com contra-ataques perfeitos, além de evitar todas tentativas de quedas do ex-campeão. No último minuto do primeiro round Ortiz e Machida começaram uma trocação, mas Machida conseguiu acerta um golpe que derrubou Ortiz, Lyoto rapidamente conseguiu uma posição de crucifixo e começou a dar socos no rosto desprotegido de Ortiz. O round terminou antes, da paralisação. Nos segundos finais do terceiro round, Machida acertou uma joelhada voadora no corpo de Ortiz que o derrubou. Machida partiu para terminar a luta, Ortiz tentou um triângulo com estrangulamento antes de fazer a transição para uma tentativa de armlock. Machida conseguiu escapar e ganhar a luta por decisão unânime, e os três juízes marcou a luta 30-27 a seu favor. Machida estava inicialmente programado para lutar contra o colega brasileiro invicto Thiago Silva no UFC 89 em Birmingham, Inglaterra, entretanto, a luta foi adiada devido a uma lesão nas costas de Silva. A luta finalmente aconteceu no UFC 94. A luta ficou marcada mundialmente, por uma nova tecnica de contra-ataque desenvolvida por Lyoto, o "direto e rasteira", sempre que o Thiago Silva tentava um chute ou uma joelhada, Lyoto contra-atacava com um direto no rosto e uma rasteira típica de Karatê, que levava o Silva para o chão completamente desguarnecido. Depois de marcar vários knockdowns e rasteiras, Machida conseguiu nocautear o Silva no segundo final do primeiro round com um soco superman. Esse foi o primeiro nocaute do Lyoto no UFC que o rendeu o prêmio de nocaute da noite e um bônus de US$ 65.000. Após duas vitória sensacionais não tinha como segurar Lyoto, então o presidente do UFC, Dana White, credenciou Lyoto o primeiro desafiante do Campeão dos Meio-Pesados do UFC, Rashad Evans.


[editar] O Cinturão dos Meio-Pesados no UFC

O confronto entre Lyoto "The Dragon" Machida contra Rashad "Sugar" Evans seria a primeira disputa pelo cinturão do UFC por dois lutadores invictos, no UFC 98.A luta começou morna com Lyoto dominando o octogono e esperando um contra-ataque enquanto Evans fazia uma movimentação lateral esperando um contra-ataque, mas que os dois partiram para o ataque, Machida teve um knockdown, enquanto, Evans se esforçou para fazer qualquer progresso. No segundo round, Evans partiu para cima mas experimentou uma enxurrada de socos precisos e contra-ataques certeiros de Machida, quando os dois foram para o clinch, Lyoto começou a acerta Evans que sorria, até levar um forte soco na ponta do queixo, que o desmaiou. Machida posteriormente foi coroado o novo Campeão dos Meio-Pesados do UFC, seu desempenho lhe valeu o prêmio de nocaute da noite pela segunda vez consecutiva e um bônus de 60.000 dólares. A vitória de Lyoto percorreu o mundo todo, a partir desse dia Lyoto se tornou o Meio-Pesado mais temido do MMA, até a lenda, o Capitão América Randy "The Natural" Couture disse-se impressionado com o desempenho de Machida, e disse que antes de se aposentar de vez fará uma luta contra Lyoto.


[editar] UFC 104: Machida vs Shogun

A primeira defesa de Lyoto Machida seria contra Quinton "Rampage" Jackson, mas o Rampage optou ser treinador na décima temporada do reality show "The Ultimate Fighter" que teria a presença de seu ídolo Kimbo Slice, o outro treinador seria Rashad Evans. Então foi decidido que Lyoto enfrentaria o ex-Campeão do Torneio dos Pesos Médios do Pride Mauricio "Shogun" Rua. A luta aconteceu no UFC 104, em Outubro de 2009. Machida chegou a luta invicto sem nunca ter perdido um round no UFC, enquanto Shogun vinha de dois nocautes sobre dois membros do Hall da Fama do UFC. Após uma luta muito disputada, os três juízes marcaram 48 a 47 para Machida que permaneceu sendo o campeão, o público presente que no início da luta gritava o nome do Lyoto apoiando ele claramente, acabou vaiando o Lyoto pois esperavam mais do campeão, Lyoto se defendeu como pode e disse a Joe Rogan que tinham três árbitros especializados e se os três marcaram a mesma coisa, ele era sem dúvida o campeão. Ao ser entrevistado, Shogun, decepcionado, disse que não entendeu a marcação dos juízes. Por um lado, Machida disse posteriormente que havia chegado mais perto de ter nocauteado no terceiro round e então o resultado para ele era justo, mas por outro lado, Shogun se defendeu dizendo que acertou mais golpes que o Machida no total da luta e consequentemente pontuando mais. Os dois concordaram com uma revanche. A decisão controvérsa incluiu muitos espectadores, incluindo o presidente do UFC Dana White, Lorenzzo Fertitta (Um dos donos do UFC),o amigo fiel de Shogun Wanderlei Silva, Quinton Jackson, Frank Trigg, Jon Jones, Rashad Evans e até a lenda, o Capitão América Randy Couture, afirmaram que Shogun havia ganhado a luta. Muitos sites desportivos também alegaram a vitória do Shogun. Nos Estados Unidos, uma revista de nome "CompuStrike" lançou uma matéria logo após o combate, mostrando que o Shogun desferiu mais do que o dobro de golpes que o Machida pontuando muito mais, o que foi rebatido por alguns blog's, comentaristas e telespectadores que fizeram uma contagem dos golpes efetivos de cada um e alegaram que o Lyoto tinha sido mais efetivo. Um dos juízes do UFC 104 alegou que o Shogun havia ganhado o 4° round da luta após ter dado o round para o Lyoto. Um dos juizes, o Cecil Peoples, alegou que a vitória do Lyoto foi justa, pois para avaliar uma luta é preciso buscar vários critérios técnicos, e que na maioria dos critérios o Lyoto levou vantagem. Os companheiros de treinamento do Machida, Anderson Silva, os irmãos Nogueira (Minotauro e Minotouro), o veterano de MMA Pedro Rizzo, e o ex-Campeão dos pesos médios do UFC Murilo Bustamante, acharam que o Lyoto realmente teria ganhado, alegando que o Shogun fez muito pouco para um lutador que queria ganhar o cinturão.

[editar] UFC 113: Machida vs Shogun 2

A maior revanche do MMA, segundo Dana White, aconteceria no UFC 113, no dia 8 de maio de 2010. Por fim, Machida perdeu a sua invencibilidade, sendo nocauteado aos 3 minutos e 35 segundos do primeiro assalto. Lyoto até conseguiu algumas quedas (takedowns), mas Shogun conseguiu uma montada após encaixar um cruzado que pegou em cheio em sua nuca, Lyoto caiu e na sequencia Shogun desferiu vários socos em seu rosto, o que deixou Lyoto inconsciente. Assim, Shogun nocauteou Lyoto, tornando-se o novo campeão dos meio-pesados.


[editar] Vida Pessoal

Lyoto é casado com Fabyola Machida. O casal tem um filho chamado Taiyo que nasceu em setembro de 2008. Lyoto Machida foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.


[editar] Predefinição:Links Externos

[editar] Predefinição:Vídeos

Ferramentas pessoais