Ozooni

De Nikkeypedia

A sopa Ozooni servida no Ano Novo japonês.
A sopa Ozooni servida no Ano Novo japonês.

Ozooni (お雑煮)é uma espécie de sopa tradicionalmente servida no Ano Novo e caracteriza-se por conter alguns legumes, ervas e o mochi, bolinho feito de arroz. O arranjo do prato, o tempero, assim como a forma do mochi, podem variar de acordo com as regiões no Japão.

Originalmente o Ozooni não era um prato exclusivo das comemorações de Ano Novo, mas a partir da época da sociedade samurai do Período Muromachi, a sopa passou a ser servida como um prato festivo e, assim, acabou tornando-se um prato típico do Ano Novo. Na noite do dia 31 de dezembro, os alimentos conseguidos em montanhas, mares e rios da região são oferecidos aos deuses, e em seguida compartilhados entre os membros da família.

Porém, existem registros que apontam para o fato de que no Período Edo, o Ozooni não era consumido apenas na celebração de Ano Novo, o que sugere que após o Período Muromachi essa refeição não era necessariamente exclusiva do Ano Novo. No período da sociedade samurai o Ozooni era chamado de Hoozoo (烹雑), uma vez que o "hoo"(烹)de (烹雑) tinha o mesmo significado do verbo "Niru" (煮る)ou cozer. Neste prato, vegetais, legumes e o mochi são cozidos até o ponto em que todos os ingredientes fiquem macios, o que, por sua vez, acabou nomeando o prato. O "Hoozoo" também era chamado de "Nimaze"(煮雑), que após ter sua ordem de escrita invertida transformou-se em Ozooni, como o conhecemos atualmente. É geralmente servido junto ao Otóso, um sake com vários sabores do Ano Novo.

[editar] Referência

Gogen-allguide (em japonês)

Ferramentas pessoais