Ryoso Osoegawa

De Nikkeypedia

Conteúdo

[editar] História

Chefe Ryoso Osoegawa foi um dos fundadores do Grupo Escoteiro Caramuru e ocupou o cargo de Chefe do Grupo e Chefe de Tropa desde o início das atividades, em 1953.
Manter o Grupo durante tanto tempo, com atividade ininterrupta e dentro de um elevado padrão de Escotismo não foi fácil e exigiu harmonia, alto espírito de compreensão e dedicação de todos: chefia, Comissão Executiva e demais Comissões, tendo à frente alguém de grande carisma e competência.
Por isso o Grupo foi crescendo, removendo todas as dificuldades e obstáculos surgidos desde o início, e como resultado o número de lobinhos, escoteiros, seniores, guias e pioneiros só foi aumentando.
Através de um trabalho consciente, sério e honesto, pensando unicamente na formação da nossa juventude e no fortalecimento do Movimento Escoteiro, o Chefão conseguiu ver e colher os frutos daquela semente plantada em 1953. Hoje, muitos daqueles antigos escoteiros tornaram-se, de acordo com o ideal de Baden Powell, bons cidadãos, conscientes de suas responsabilidades e perfeitamente integrados na comunidade, colaborando com o progresso da nação.
Os filhos desses antigos escoteiros são lobinhos e lobinhas, pois seus pais acreditam que o ideal escoteiro que vivenciaram na adolescência foi e, provavelmente será bom também para eles.

[editar] Participação no Escotismo

Tudo que estava relacionado ao Escotismo empolgava o Chefão. Participou de corpo e alma de incontáveis cursos em todo o Brasil, dirigindo ou auxiliando. Tendo sido cursante do "Training the Team Course", chegou a Diretor do Curso de Insígnia da Madeira.
Participou dos seguintes Eventos Mundiais:

  • 1954: AIP – Interlagos - São Paulo
  • 1957: Jubilee Jamboree - Inglaterra
  • 1967: Jamboree Panamericano - Rio de Janeiro
  • 1971: 13º Jamboree Mundial - Japão
  • 1975: 14º Jamboree Mundial - Noruega
  • 1983: 15º Jamboree Mundial - Canadá
  • 1988: 16º Jamboree Mundial - Austrália
  • 1989: Jamboree Panamericano - Chile
  • 1991: 17º Jamboree Mundial - Coréia
  • 1995: 18º Jamboree Mundial - Holanda

[editar] Condecorações recebidas

Pela sua extraordinária dedicação ao Movimento Escoteiro, ao longo de 42 anos, Chefe Ryoso recebeu várias condecorações, em épocas bem distintas.
Em 2 de agosto de 1978 recebeu credencial de membro do 1º Grupo de Gilwell de São Paulo na "Operação Chill".
Em 14 de outubro de 1978, durante a sessão solene comemorativa dos 25 anos da Fundação do Grupo Escoteiro Caramuru, na Câmara Municipal de São Paulo, recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo.
Em novembro de 1981, recebeu a Medalha Tiradentes na Câmara Municipal de São Paulo, com a presença de autoridades escoteiras e de membros do Grupo Escoteiro Caramuru.
Em 15 de dezembro de 1991, no Campo Escola de Juquitiba, o Chefe Ryoso recebeu a mais alta condecoração do Movimento Escoteiro Brasileiro, a Medalha Tapir de Prata.
Em 1.o de dezembro de 1993, comemorativo dos 40 anos do Grupo Escoteiro Caramuru, em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo foi ourtogado o título de Cidadão Paulistano.
Foi homenageado pela UEB com o título de Adestrador Emérito.

Recebeu ainda outras condecorações:

  • Ordem do Condor - Chile
  • Cruz de São Jorge - UEB
  • Comenda Marechal Rondon - Instituto Histórico e Geográfico
  • Falcão de Prata - a de mais alto nível da "Boy Scouts of Nippon" - Japão
  • Ordem do Sol Nascente - Raios de Prata "Kunrokuto Tanko Kiyokujitsusho" - 6o grau do Imperador do Japão

[editar] O merecido reconhecimento

Pelo exemplo de fé no Escotismo, granjeou o reconhecimento da comunidade. Amado por todas as gerações de escoteiros que o consideravam um segundo pai, e pelos inúmeros Chefes, alunos de seus cursos de adestramento, o Chefão partiu para o acampamento celestial tendo deixado este mundo melhor do que o encontrou.
Após a construção do prédio, foi destacado um local no 2.o andar: a "sala do Chefão". Lá colocou todos os mimos ganhos, seus objetos mais queridos, fotos e tudo que se relacionasse com o Movimento Escoteiro. Era com orgulho e imensa alegria que convidava as autoridades e os amigos para que visitassem esse espaço, relatando o significado de cada objeto ou foto.
Anos mais tarde foi construído um memorial com a famosa capa vermelha do Chefão decorada com uma infinidade de logotipos, "bottoms", medalhas, emblemas nacionais e internacionais, usados por ele nas noites de Fogo de Conselho. As condecorações, os certificados e diplomas, o cajado, as fotos e objetos pessoais fazem parte desse acervo, o "Memorial Ryozo Osoegawa - Chefão".
Quando havia eventos em Juquitiba, a felicidade que transparecia em suas feições era algo imensurável e representava a satisfação e o orgulho de poder proporcionar aos escoteiros as condições de viver em contato com a natureza e dela usufruir o máximo em aprendizado.

[editar] Mensagem aos Chefes

"Nós, os chefes, temos uma missão muito importante e uma obrigação a cumprir perante os escoteiros e seus familiares.".
"Acima de tudo, dar o máximo de nós para educar e orientar os escoteiros para que eles, quando adultos, possam se integrar harmoniosamente à sociedade, e colaborar com o desenvolvimento do nosso País."
"Para cumprir sua missão, vocês precisam ter muita fé, que eu chamo 'As Quatro Crenças de um Chefe':"

  1. Confiar e ter fé no jovem
  2. Ter fé no Movimento Escoteiro
  3. Ter fé em si mesmo, como Chefe
  4. Ter fé em Deus

"Que Deus os ajude a proceder assim."

Ferramentas pessoais