Seijin Shiki

De Nikkeypedia

Kimono de longas abas para solteiras.
Kimono de longas abas para solteiras.

Seijin Shiki (Cerimônia da Maioridade) nos primeiros dias do mês de janeiro. As jovens vestem o tradicional furisode, o quimono de longas abas para solteiras e os rapazes, com menos indumentárias, vestem o hakama ou um terno escuro. Todos aproveitam para tirar fotografias e reencontrar antigos colegas de escola.


Os rapazes com menos indumentárias, vestem o hakama, ou.
Os rapazes com menos indumentárias, vestem o hakama, ou.
Os rapazes terno escuro .
Os rapazes terno escuro .

Durante a cerimônia, o orador principal geralmente recomenda aos novos adultos para não se excederem nas bebidas alcóolicas e no cigarro. Por completarem hatachi (20 anos de idade) todos devem se comportar com responsabilidade. Ao chegar à maioridade, a legislação do Japão permite aos jovens tomar bebida alcóolica, fumar e votar.

A celebração da maioridade tem origem no ano 714, quando um jovem príncipe vestiu novas roupas e refez o penteado para marcar sua passagem para a vida adulta. Oficialmente, o Dia da Maioridade foi estabelecido em 1948, para ser comemorado anualmente no dia 15 de janeiro. A partir de 2000 a cerimônia passou a ser realizada na segunda segunda-feira de janeiro, porém sofrendo variações.











[editar] Maioridade na comunidade

Entre novembro e dezembro, as prefeituras se encarregam de enviar um hagaki (cartão postal) às pessoas que completam 20 anos de idade e possuem registro de residência no município. No hagaki constam as informações sobre o local, horário e data da cerimônia.

Aos estrangeiros, da mesma forma, serão enviados hagaki em japonês aos que possuem resgistro de estrangeiro no município.

Em Hamamatsu (Shizuoka) a cerimônia será realizada em 41 locais. No dia 2 de janeiro (domingo) será no bairro de Sakuma. No dia 3 de janeiro (segunda-feira) haverá outra cerimônia nos bairros de Misakubo e Tatsuyama. E no dia 9 de janeiro (domingo) a cerimônia acontece em outros 38 bairros do município. Não haverá intérpetres nos locais.

A prefeitura de Hamamatsu tem informado que as pessoas que não possuem o registro de estrangeiro no município, caso queiram participar e receber o postal com as informações, favor entrar em contato com a Divisão de Educação Permanente do Departamento de Assuntos Públicos e Culturais de Hamamatsu (053-457-2413) ou nas subprefeituras regionais do local onde reside.

Em Iwata (Shizuoka) a cerimônia será realizada no dia 9 de janeiro no Shimin Bunka Kaikan, Fukude Chuugakkou Taikukan, Ryuyou Kominkan (Naginoki Kaikan), Amuse Toyoda e Toyooka Sougou Center Kenshu Kaikan. Mesmo quem não possui registro no município, pode participar. Entrar em contato com a prefeitura.

A prefeitura de Kakegawa (Shizuoka) informa que se por algum motivo a pessoa não receber o postal, mesmo assim poderá participar da cerimônia. A organização promete disponibilizar comunicadores de língua gestual nos locais.

Em Kakegawa a cerimônia será realizada no dia 9 de janeiro, no Shogai Gakushu Center, no Bunka Kaikan Shione (Daito) e Osuka Chuo Kominkan (Osuka).

Para mais informações, entre em contado com as respectivas divisões das prefeituras municipais:

Hamamatsu (Shizuoka): Shougai Gakushu-ka: 053-457-2413.

Toyohashi (Aichi): Shakai Kyouiku-ka 0532-51-2851.

Toyokawa (Aichi): Shogai Gakushu-ka 0533-88-8035.

Iwata (Shizuoka): Shougai Gakushu-ka 0538-37-4886.

Kakegawa (Shizuoka): Shakai Kyoiku-ka 0537-21-1157.

Daito e Osuka (Shizuoka): Nambu Shakai Kyouiku Kakari 0537-72-1121.

Kosai (Shizuoka): Shoogai Gakushu-ka 053-576-479.

[editar] Predefinição:Veja

Ferramentas pessoais