Terra do Sol Nascente

De Nikkeypedia

“No mar da China há uma ilha, de pessoas brancas, esbeltas, de rostos finos e bonitos e de modos refinados. São pagãos, adoram ídolos com cabeças de animais e têm os seus templos e palácios cobertos de ouro da espessura de dois dedos. A quantidade de riquezas que esta terra possui é imensa.Este povo come carne humana, que considera o mais requintado de todos os alimentos.” Marco Pólo em 1298

Assim aparece pela primeira vez na Europa uma referência escrita ao Japão. Esta descrição de Marco Polo a uma ilha de ouro foi um dos grandes impulsos ao maior movimento de descoberta que o Homem alguma vez fez. O destino que Colombo confessa no seu diário de bordo querer alcançar é a ilha do ouro. O impulso da conquista espanhola das Américas foi de facto a lenda das cidades de ouro, os “El Dorados”, que conquistadores como Cortéz e Pizarro perseguiam e que levaram ao fim de civilizações como os Aztecas, os Maias, e os Incas.

Portugal foi no entanto a primeira nação europeia a entrar em contacto directo com o Japão e com os japoneses. Segundo a “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto, foi em 1543 que chegou a Tanegashima com mais dois compatriotas.

Estes aventureiros portugueses levavam consigo inovações que mudaram irremediavelmente a história do Japão. As armas de fogo, o cristianismo, e a medicina ocidental foram apenas algumas das mais importantes.

O Japão é um país que fomenta paixões. A maioria das pessoas entra em contacto quase diariamente com artes vindas do Japão. Sejam as mais conhecidas como o Judo ou o Karate, o Bonsai, o Shiatsu ou o Reiki, ou outras ainda por descobrir, mas que já se encontram entre nós. A cultura japonesa é uma das mais bonitas e refinadas do mundo, como já referia Marco Polo no Séc. XIII. De facto, goste-se ou não, o Japão é provavelmente uma das poucas nações a que ninguém consegue ficar indiferente.


[editar] História do Japão

O Japão (em japonês 日本 Nippon ou Nihon, literalmente "origem do sol" ou "terra do sol nascente") é um país insular do Extremo Oriente, formado por um arquipélago situado ao largo da costa nordeste da Ásia, cuja capital é a cidade de Tóquio.

É formado por quatro grandes ilhas, Honshu,Shikoku, Kyushu e Hokkaido, e seu arquipélago é formado por mais de três mil ilhas localizadas entre o mar de Okhotsk a norte, o Oceano Pacífico a leste e a sul e o Mar da China Oriental e o mar do Japão a oeste. Através do mar do Japão e do Mar de Okhotsk, contacta com a Rússia, o Estreito da Coreia, a sudoeste, fornece ligação à Coreia do Sul, e na extremidade sul das ilhas Riukyu aproxima-se de ilha de Taiwan. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões.

O povoamento do Japão remonta ao Paleolítico. A influência de outros povos seguidos por períodos de isolamento caracteriza a história do Japão o que tornou sua cultura uma mistura de influências externas e criações autóctones. Desde a promulgação de sua Constituição em 1947 o Japão manteve uma monarquia constitucional com um imperador e um parlamento eleito, a Dieta.

Com uma população de pouco mais de 127 milhões de pessoas, o Japão é o décimo país mais populoso do mundo. A Região Metropolitana de Tóquio, que inclui Tóquio (a capital do país) e várias cidades vizinhas, é a maior concentração urbana do mundo com cerca de 30 milhões de habitantes. O país tem a segunda maior economia do mundo por PIB nominal, é o quarto maior exportador mundial e sexto maior importador com o quarto maior orçamento de defesa. É membro das Nações Unidas e de vários grupos internacionais como o G8, G4 e APEC.



[editar] Predefinição:Ligações externas

Ferramentas pessoais