Bunraku

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O '''''bunraku''''', ou [[teatro]] de [[boneca|bonecos]] [[japonês]], é uma herança da [[cultura do Japão|cultura]] popular e serve para contar as histórias do Japão antigo. Com movimentos quase [[humano]]s e vestidos com [[quimono]]s, os bonecos se transformam em verdadeiros [[ator]]es no palco. Ao fundo, o som do ''[[shamisen]]'' marca o compasso da narrativa e o movimento dos bonecos dá a impressão de que têm vida própria. O '''''bunraku''''', ou [[teatro]] de [[boneca|bonecos]] [[japonês]], é uma herança da [[cultura do Japão|cultura]] popular e serve para contar as histórias do Japão antigo. Com movimentos quase [[humano]]s e vestidos com [[quimono]]s, os bonecos se transformam em verdadeiros [[ator]]es no palco. Ao fundo, o som do ''[[shamisen]]'' marca o compasso da narrativa e o movimento dos bonecos dá a impressão de que têm vida própria.
== História == == História ==
-O '''bunraku''' é derivado de [[bunrakuza]], nome do teatro famoso em [[Osaka]] por apresentar peças do gênero. Não se sabe exatamente a data do seu início mas nos séculos VII e VIII havia uma forma rudimentar de teatro na qual os bonecos eram manipulados numa caixa suspensa ao pescoço pelo titereiro. Com o passar do tempo, a técnica foi sendo melhorada gradativamente. Porém foi a partir do século XVII que começou a se tornar popular pois em 1684 [[Takemoto Gidayu]] decidiu ter seu próprio teatro em Osaka onde encenaria as peças que escolhesse. Para esta empreitada chamou [[Chikamatsu Monzaemon]], um dos maiores escritores teatrais da era Edo e também Takeda Izumo, proprietário de um teatro e com experiência na área administrativa. +[[Image:Bunraku10.jpg|left|frame|bunraku.]]
 +O '''bunraku''' é derivado de [[bunrakuza]], nome do teatro famoso em [[Osaka]] por apresentar peças do gênero. Não se sabe exatamente a data do seu início mas nos séculos VII e VIII havia uma forma rudimentar de teatro na qual os bonecos eram manipulados numa caixa suspensa ao pescoço pelo titereiro. Com o passar do tempo, a técnica foi sendo melhorada gradativamente. Porém foi a partir do século XVII que começou a se tornar popular pois em 1684 [[Takemoto Gidayu]] decidiu ter seu próprio teatro em [[Osaka]] onde encenaria as peças que escolhesse. Para esta empreitada chamou [[Chikamatsu Monzaemon]], um dos maiores escritores teatrais da [[era Edo]] e também '''Takeda Izumo''', proprietário de um teatro e com experiência na área administrativa.
Como Monzaemon já havia escrito peças para o [[Kabuki]], ele conseguiu transportar elementos humanos às histórias que seriam representadas por bonecos, dando ênfase aos debates sobre códigos morais e éticos. Também introduziu uma inovação ao abordar sobre sewamono, ou seja, textos que falavam do modo de vida dos comerciantes, pois anteriormente se falava apenas sobre a corte. Porém sua maior façanha foi redigir sobre o [[shinju]], o suicídio provocado pelo amor e tragédias que alcançaram enorme sucesso. Izumo fez sua parte angariando [[dinheiro]] para as montagens. E a união dos três marcou uma fase de expansão, [[criatividade]] e profissionalização. Como Monzaemon já havia escrito peças para o [[Kabuki]], ele conseguiu transportar elementos humanos às histórias que seriam representadas por bonecos, dando ênfase aos debates sobre códigos morais e éticos. Também introduziu uma inovação ao abordar sobre sewamono, ou seja, textos que falavam do modo de vida dos comerciantes, pois anteriormente se falava apenas sobre a corte. Porém sua maior façanha foi redigir sobre o [[shinju]], o suicídio provocado pelo amor e tragédias que alcançaram enorme sucesso. Izumo fez sua parte angariando [[dinheiro]] para as montagens. E a união dos três marcou uma fase de expansão, [[criatividade]] e profissionalização.
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== Características == == Características ==
 +[[Image:Bunraku20.jpg|right|frame|Bunraku.]]
Os bonecos geralmente têm de 3 a 4 e meio pés de altura e seu peso pode chegar de 6 até 20 quilos. Eles dão a impressão de que têm [[vida]] própria porque cada boneco é manipulado por três homens (titereiros), em sincronia perfeita. Inclusive para manipular os bonecos são necessários cerca de 10 anos de aprendizado em cada estágio. Os bonecos geralmente têm de 3 a 4 e meio pés de altura e seu peso pode chegar de 6 até 20 quilos. Eles dão a impressão de que têm [[vida]] própria porque cada boneco é manipulado por três homens (titereiros), em sincronia perfeita. Inclusive para manipular os bonecos são necessários cerca de 10 anos de aprendizado em cada estágio.
-O titereiro principal se chama omo-zukai e ele insere sua [[mão]] esquerda no orifício do quadril e segura a haste do pescoço entre o polegar e o indicador. Enquanto sustenta o peso do boneco, utiliza os 3 dedos restantes da mão para manipular os fios que movem os olhos, a boca, e a sobrancelha. Sua mão direita é utilizada para mover o braço direito do boneco.+O titereiro principal se chama '''omo-zukai''' e ele insere sua [[mão]] esquerda no orifício do quadril e segura a haste do pescoço entre o polegar e o indicador. Enquanto sustenta o peso do boneco, utiliza os 3 dedos restantes da mão para manipular os fios que movem os olhos, a boca, e a sobrancelha. Sua mão direita é utilizada para mover o braço direito do boneco.
-O braço esquerdo do boneco é manipulado pelo hidari-zukai que desempenha o papel de assistente. Precisa trabalhar em sintonia com o omo-zukai observando a direção da [[cabeça]] do boneco e determinando a posição do [[braço]] esquerdo de acordo com essa direção.+O braço esquerdo do boneco é manipulado pelo '''hidari-zukai''' que desempenha o papel de assistente. Precisa trabalhar em sintonia com o '''omo-zukai''' observando a direção da [[cabeça]] do boneco e determinando a posição do [[braço]] esquerdo de acordo com essa direção.
-As pernas do boneco são manipuladas pelo ashi-zukai, que move os ganchos em forma de L, instalados atrás dos calcanhares para trás e para frente, para esquerda e para direita a fim de imitar os movimentos das pernas. Este [[trabalho]] é cansativo porque durante a [[apresentação]] é obrigado a se manter oculto da [[platéia]], pois assume uma [[postura]] inclinada. Para todos os movimentos há regras detalhadas e formas a serem seguidas e nenhum manipulador pode improvisar. +As pernas do boneco são manipuladas pelo '''ashi-zukai''', que move os ganchos em forma de L, instalados atrás dos calcanhares para trás e para frente, para esquerda e para direita a fim de imitar os movimentos das pernas. Este [[trabalho]] é cansativo porque durante a [[apresentação]] é obrigado a se manter oculto da [[platéia]], pois assume uma [[postura]] inclinada. Para todos os movimentos há regras detalhadas e formas a serem seguidas e nenhum manipulador pode improvisar.
 +[[Image:Bonecos_cabecas.jpg|left|frame|Cabeças dos bonecos.]]
 +Uma apresentação também tem a participação do [[Tayu]], que recita o [[Joruri]] que é uma forma poética semelhante a um drama épico e o [[músico]] do [[Shamisen]] que, com um instrumento de 03 cordas fornece acompanhamento musical para recitação e [[manipulação]] dos bonecos. De uma forma simples pode-se dizer que a história narrada pelo '''Tayu''' é um [[poema]] [[épico]] escrito numa forma dramática e o [[Shamisen]] acompanha a [[narrativa]] criando uma [[atmosfera]] musical para que os bonecos atuem conforme a melodia produzindo um efeito combinado, semelhante a uma apresentação de ópera.
-Uma apresentação também tem a participação do [[Tayu]], que recita o [[Joruri]] que é uma forma poética semelhante a um drama épico e o [[músico]] do [[Shamisen]] que, com um instrumento de 03 cordas fornece acompanhamento musical para recitação e [[manipulação]] dos bonecos. De uma forma simples pode-se dizer que a história narrada pelo Tayu é um [[poema]] [[épico]] escrito numa forma dramática e o Shamisen acompanha a [[narrativa]] criando uma [[atmosfera]] musical para que os [[boneco]]s atuem conforme a [[melodia]] produzindo um [[efeito]] combinado, semelhante a uma apresentação de [[ópera]]. +O [[Joruri]] não é apenas um canção com melodia e ritmo pois ela explica através da música, o desenrolar do espetáculo. Nesta tarefa, o '''Tayu''' utiliza diferentes tons de voz para distinguir papéis masculinos e femininos ou para mostrar sentimentos e emoções. E a interpretação do [[Joruri]] é que pode diferenciar a apresentação das peças.
-O Joruri não é apenas um [[canção]] com melodia e [[ritmo]] pois ela explica através da [[música]], o desenrolar do [[espetáculo]]. Nesta [[tarefa]], o Tayu utiliza diferentes tons de [[voz]] para distinguir papéis [[masculino]]s e [[feminino]]s ou para mostrar [[sentimento]]s e emoções. E a [[interpretação]] do Joruri é que pode diferenciar a apresentação das peças. 
-<!-- escondendo conteúdo retirado de outro artigo para posterior aproveitamento neste aqui 
-O Bunraku exige uma grande preocupação com as possibilidades expressivas dos bonecos e a necessidade de fazê-los réplicas fiéis de seres humanos. Assim são desenvolvidos os bonecos animados simultaneamente por três atores, com movimentos incrivelmente precisos, ensaiados pelo mesmo grupo de manipuladores durante anos seguidos. O mais experiente é o responsável pela animação da cabeça e do braço esquerdo do personagem, um segundo operador movimenta a mão direita, e o terceiro, os pés do boneco. Estes bonecos serão utilizados nas representações do Bunraku. Enquanto o narrador conta uma história, em uma maneira peculiar de narrativa denominada "Jôruri", é acompanhado pelo som de instrumentos típicos, entre eles o "Shamisem" (instrumento de cordas), e dos bonecos, que representam e ilustram a cena em uma área ao lado. O Bunraku é hoje considerado patrimônio cultural do Japão, onde existem teatros especializadas apenas neste gênero. Seus atores iniciam-se muito cedo neste ofício. Ainda crianças aprendem a movimentar os pés do boneco. Anos mais tarde passarão pela mão esquerda até chegar à manipulação da cabeça, quando serão considerados verdadeiros mestres.+O '''Bunraku''' exige uma grande preocupação com as possibilidades expressivas dos bonecos e a necessidade de fazê-los réplicas fiéis de seres humanos. Assim são desenvolvidos os bonecos animados simultaneamente por três atores, com movimentos incrivelmente precisos, ensaiados pelo mesmo grupo de manipuladores durante anos seguidos. O mais experiente é o responsável pela animação da cabeça e do braço esquerdo do personagem, um segundo operador movimenta a mão direita, e o terceiro, os pés do boneco.
--->+[[Image:Bonecos_marionetes250.jpg|right|frame|A marionete e o seu manipulador.]]
 +Estes bonecos serão utilizados nas representações do '''Bunraku'''. Enquanto o narrador conta uma história, em uma maneira peculiar de narrativa denominada "Jôruri", é acompanhado pelo som de instrumentos típicos, entre eles o "[[Shamisen]]" (instrumento de cordas), e dos bonecos, que representam e ilustram a cena em uma área ao lado. O '''Bunraku''' é hoje considerado patrimônio cultural do [[Japão]], onde existem teatros especializadas apenas neste gênero. Seus atores iniciam-se muito cedo neste ofício. Ainda crianças aprendem a movimentar os pés do boneco. Anos mais tarde passarão pela mão esquerda até chegar à manipulação da cabeça, quando serão considerados verdadeiros mestres.
-== Ver também ==+== {{Vídeos}} ==
-* [[Marionete]]+ 
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=UV938f46Wpg Japanese Bunraku puppets ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=X17UdXz_Aew&feature=related Bunraku - Classical Japanese puppet art ]
 +*[http://www.youtube.com/watch?v=NQEy3xFYnNE&feature=related "Bunraku" Japanese puppet performance ]
-== Ligações externas == 
-* [http://www.culturajaponesa.com.br/htm/bunraku.html Cultura japonesa] 
-[[Categoria:Teatro de bonecos]] 
-[[Categoria:Bonecos]] 
=={{ Veja }} == =={{ Veja }} ==
*[http://www.nihonline.com.br Niho on Line] *[http://www.nihonline.com.br Niho on Line]
*[http://www.wikipedia.org Wikipédia] *[http://www.wikipedia.org Wikipédia]
 +*[http://www.culturajaponesa.com.br/htm/bunraku.html Cultura japonesa]
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 +[[Categoria:Teatro de bonecos]]
 +[[Categoria:Cultura japonesa]]

Revisão atual

Bunraku.
Bunraku.


O bunraku, ou teatro de bonecos japonês, é uma herança da cultura popular e serve para contar as histórias do Japão antigo. Com movimentos quase humanos e vestidos com quimonos, os bonecos se transformam em verdadeiros atores no palco. Ao fundo, o som do shamisen marca o compasso da narrativa e o movimento dos bonecos dá a impressão de que têm vida própria.

Conteúdo

[editar] História

bunraku.
bunraku.

O bunraku é derivado de bunrakuza, nome do teatro famoso em Osaka por apresentar peças do gênero. Não se sabe exatamente a data do seu início mas nos séculos VII e VIII havia uma forma rudimentar de teatro na qual os bonecos eram manipulados numa caixa suspensa ao pescoço pelo titereiro. Com o passar do tempo, a técnica foi sendo melhorada gradativamente. Porém foi a partir do século XVII que começou a se tornar popular pois em 1684 Takemoto Gidayu decidiu ter seu próprio teatro em Osaka onde encenaria as peças que escolhesse. Para esta empreitada chamou Chikamatsu Monzaemon, um dos maiores escritores teatrais da era Edo e também Takeda Izumo, proprietário de um teatro e com experiência na área administrativa.

Como Monzaemon já havia escrito peças para o Kabuki, ele conseguiu transportar elementos humanos às histórias que seriam representadas por bonecos, dando ênfase aos debates sobre códigos morais e éticos. Também introduziu uma inovação ao abordar sobre sewamono, ou seja, textos que falavam do modo de vida dos comerciantes, pois anteriormente se falava apenas sobre a corte. Porém sua maior façanha foi redigir sobre o shinju, o suicídio provocado pelo amor e tragédias que alcançaram enorme sucesso. Izumo fez sua parte angariando dinheiro para as montagens. E a união dos três marcou uma fase de expansão, criatividade e profissionalização.

Após a fase áurea, a partir da metade do século XVIII, o bunraku entrou em declínio pois houve a introdução de novas técnicas ocidentais de teatro de bonecos.

[editar] Características

Bunraku.
Bunraku.

Os bonecos geralmente têm de 3 a 4 e meio pés de altura e seu peso pode chegar de 6 até 20 quilos. Eles dão a impressão de que têm vida própria porque cada boneco é manipulado por três homens (titereiros), em sincronia perfeita. Inclusive para manipular os bonecos são necessários cerca de 10 anos de aprendizado em cada estágio.

O titereiro principal se chama omo-zukai e ele insere sua mão esquerda no orifício do quadril e segura a haste do pescoço entre o polegar e o indicador. Enquanto sustenta o peso do boneco, utiliza os 3 dedos restantes da mão para manipular os fios que movem os olhos, a boca, e a sobrancelha. Sua mão direita é utilizada para mover o braço direito do boneco.

O braço esquerdo do boneco é manipulado pelo hidari-zukai que desempenha o papel de assistente. Precisa trabalhar em sintonia com o omo-zukai observando a direção da cabeça do boneco e determinando a posição do braço esquerdo de acordo com essa direção.

As pernas do boneco são manipuladas pelo ashi-zukai, que move os ganchos em forma de L, instalados atrás dos calcanhares para trás e para frente, para esquerda e para direita a fim de imitar os movimentos das pernas. Este trabalho é cansativo porque durante a apresentação é obrigado a se manter oculto da platéia, pois assume uma postura inclinada. Para todos os movimentos há regras detalhadas e formas a serem seguidas e nenhum manipulador pode improvisar.

Cabeças dos bonecos.
Cabeças dos bonecos.

Uma apresentação também tem a participação do Tayu, que recita o Joruri que é uma forma poética semelhante a um drama épico e o músico do Shamisen que, com um instrumento de 03 cordas fornece acompanhamento musical para recitação e manipulação dos bonecos. De uma forma simples pode-se dizer que a história narrada pelo Tayu é um poema épico escrito numa forma dramática e o Shamisen acompanha a narrativa criando uma atmosfera musical para que os bonecos atuem conforme a melodia produzindo um efeito combinado, semelhante a uma apresentação de ópera.

O Joruri não é apenas um canção com melodia e ritmo pois ela explica através da música, o desenrolar do espetáculo. Nesta tarefa, o Tayu utiliza diferentes tons de voz para distinguir papéis masculinos e femininos ou para mostrar sentimentos e emoções. E a interpretação do Joruri é que pode diferenciar a apresentação das peças.


O Bunraku exige uma grande preocupação com as possibilidades expressivas dos bonecos e a necessidade de fazê-los réplicas fiéis de seres humanos. Assim são desenvolvidos os bonecos animados simultaneamente por três atores, com movimentos incrivelmente precisos, ensaiados pelo mesmo grupo de manipuladores durante anos seguidos. O mais experiente é o responsável pela animação da cabeça e do braço esquerdo do personagem, um segundo operador movimenta a mão direita, e o terceiro, os pés do boneco.

A marionete e o seu manipulador.
A marionete e o seu manipulador.

Estes bonecos serão utilizados nas representações do Bunraku. Enquanto o narrador conta uma história, em uma maneira peculiar de narrativa denominada "Jôruri", é acompanhado pelo som de instrumentos típicos, entre eles o "Shamisen" (instrumento de cordas), e dos bonecos, que representam e ilustram a cena em uma área ao lado. O Bunraku é hoje considerado patrimônio cultural do Japão, onde existem teatros especializadas apenas neste gênero. Seus atores iniciam-se muito cedo neste ofício. Ainda crianças aprendem a movimentar os pés do boneco. Anos mais tarde passarão pela mão esquerda até chegar à manipulação da cabeça, quando serão considerados verdadeiros mestres.

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