Cultura do Japão

De Nikkeypedia

Deuses japoneses Fujin e Raijin em pintura do século XVII por Tawaraya Sotatsu.
Deuses japoneses Fujin e Raijin em pintura do século XVII por Tawaraya Sotatsu.
A cultura do Japão evoluiu enormemente com o tempo, da cultura do país original Jomon para sua cultura híbrida contemporânea, que combina influências da Asia, Europa e América do Norte. Depois de várias ondas de imigração do continente e Ilhas do Pacífico (veja História do Japão), os habitantes do Japão experimentaram um longo período de relativo isolamento do resto do mundo sob o Xogunato Tokugawa até a chegada dos Navios negros da Era Meiji. Como resultado, uma cultura distintivamente diferente do resto da Ásia desenvolveu-se, e resquícios disso ainda existem no Japão contemporâneo.

No último século, a cultura japonesa foi também influenciada pela Europa e pela América.

Apesar dessas influências, o Japão gerou um complexo único de artes (ikebana, origami, ukiyo-e), técnicas artesanais (bonecas, objetos lacados, cerâmica), espetáculo (dança, kabuki, noh, raku-go, Yosakoi Soran, Bunraku), música (Sankyoku, Joruri e Taiko) e tradições (jogos, onsen, sento, cerimónia do chá), além de uma culinária única.

O Japão moderno é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime), História em quadrinhos (mangá), filmes, a cultura pop japonesa - Japop, literatura e música (J-pop) japoneses conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.

Conteúdo

[editar] Língua japonesa

A língua japonesa sempre ocupou importante espaço na cultura japonesa. Falada principalmente no Japão, mas também em algumas comunidades de emigrantes japoneses pelo mundo, é uma linguagem aglutinante e a gama de fonemas japoneses é relativamente pequena mas tem um sistema de acento tonal lexicalmente distinto. Japonês é escrito como uma combinação de três diferentes tipos de escrita: caracteres chineses Kanji, e dois alfabetos silábicos, Hiragana e Katakana. O alfabeto latino, romaji, é também usado no japonês moderno, especialmente para nomes de companhias e logos, anúncios. O sistema númerico indo-arábico é geralmente usado para números, mas os numerais tradicionais sino-japoneses são também comuns.

[editar] Artes visuais

[editar] Pintura

Pintura, foi uma arte em por um longo tempo: o pincel é uma ferramenta tradicional de escrita, e sua extensão de uso como uma ferramenta artística era provavelmente natural. Técnicas de pintura japonesa ainda estão em uso nos dias de hoje, bem como técnicas adotadas da Ásia continental e do Oeste.

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

Fonte:www.wikipedia.org

Predefinição:Japão/Tópicos Predefinição:Cultura da Ásiaja:日本の文化

Ferramentas pessoais